Como jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB

Aprenda como salvar e rodar do jogos do PS4 no PlayStation 5 para economizar e gerenciar melhor o espaço do SSD do seu console

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB
DualSense (Imagem: André Leonardo / Tecnoblog)

O PlayStation 5 é o representante da Sony na nova geração de consoles. Uma de suas características de mais destaque é a velocidade da sua unidade de armazenamento SSD. Porém, isso tem o custo. O espaço de armazenamento reduzido. Por isso, veja como economizar espaço e jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB.

PlayStation 5 e a unidade SSD

O PlayStation 5 tem uma unidade de armazenamento SSD (Solid State Drive). Essas unidades são mais velozes do que o HDs tradicionais e com o PS5 não é diferente. Contudo, apesar de veloz, seu espaço livre de 825 GB pode incomodar quem gosta ou precisa ter vários jogos instalados no console.

Uma solução é baixar seus jogos de PlayStation 4 e salvá-los em um dispositivo USB de maior capacidade e rodá-los direto deste dispositivo conectado ao PlayStation 5.

Qual dispositivo USB utilizar no PlayStation 5

Os dispositivos precisam ter as seguintes especificações técnicas definidas pela Sony:

  • USB SuperSpeed de 5 Gbps ou mais rápido – USB 3.0 ou posterior
  • Mínimo de 250 GB, capacidade máxima de 8 TB

É possível que alguns dispositivos não funcionem, mesmo que suas especificações técnicas sejam as mesmas indicadas pela Sony.

Fica também um aviso aos espertos de plantão, pois não adianta conectar mais de um dispositivo estendido no aparelho, porque o PlayStation 5 lerá apenas um.

Como rodar os jogos de PS4 no PlayStation 5

Após conseguir um dispositivo compatível, você precisa formatá-lo como “Dispositivo Estendido do PlayStation 5”. O processo é simples, faça o seguinte:

  1. Conecte o dispositivo ao PS5;
  2. Vá em “Configurações”;
  3. Depois “Armazenamento”;
    Como jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB
  4. Formatar como dispositivo estendido.

Fique atento, porque ao ser formatado como “Dispositivo estendido” todos os dados salvos serão apagados. Lembre-se de fazer um backup se houver algo importante salvo no dispositivo.

Se você utiliza algum HD ou outro dispositivo estendido do PlayStation 4, não será necessário formatar o dispositivo novamente.

Após formatar um HD como dispositivo estendido, você deve conectá-lo em uma das portas USB-A, presentes na parte traseira do PS5. Essas portas são de alta velocidade e você conseguirá reproduzir jogos somente por elas.

Como instalar games de PS4 em dispositivo estendido

Para evitar gastar espaço do SSD do PlayStation 5 com games de Playstation 4, você pode configurar o console para sempre instalar jogos do PS4 no dispositivo estendido. Para isso faça o seguinte:

  1. Acesse o menu de configurações;
  2. Dispositivos de armazenamento;
  3. Dispositivo estendido;
    Como jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB
  4. Sempre instalar jogos de PS4 no dispositivo estendido.

Dessa forma você deve sofrer um pouco menos para gerenciar o espaço de armazenamento no seu PlayStation 5.

Com informações: Digital Trends

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Playstation na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados