Como pagar com Pix; 3 formas de enviar o dinheiro

Conheça três formas de pagar com Pix; além das chaves, o serviço criado pelo Banco Central também oferece outros métodos de pagamento

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pagamento via Pix (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pagamento via Pix (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Pix melhorou a forma de fazer pagamentos, seja para outras pessoas ou em sites de vendas online, por exemplo. Esse serviço permite transferir quantias acima de R$ 0,01 em poucos segundos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Para facilitar a utilização, o Banco Central criou algumas formas de pagar com Pix. Abaixo, vou te mostrar três opções.

3. Pagar com QR Code

Normalmente, o pagamento com QR Code acontece em estabelecimentos físicos, como em restaurantes, bares e supermercados, por exemplo. O proprietário pode gerar uma imagem do QR Code em seu banco, imprimi-la e deixá-la à vista para facilitar o recebimento do dinheiro.

Os aplicativos das instituições financeiras que usam o Pix entregam uma opção para ler QR Code. Assim, o cliente precisa apenas apontar a câmera do celular para a imagem e, em seguida, finalizar o pagamento.

Plataformas de vendas online também costumam usar QR Code, mas nesses casos, o escaneamento é feito apontando a câmera para a tela do PC ou de outro celular. Independentemente do método, a transação é concluída em poucos segundos.

2. Pix Copia e Cola

Outra forma de fazer pagamentos via Pix é através do Pix Copia e Cola. Esse método pode ser considerado a versão em texto do QR Code, sendo bastante usado em aplicativos de delivery e em outros serviços espalhados pela internet.

Na hora do pagamento, você precisa apenas colar um código gerado pela empresa/loja no aplicativo do seu banco — normalmente eles já trazem o valor total. Ou seja, o Pix Copia e Cola basicamente converte todos os dados do QR Code em um único código, algo bem útil para quem não consegue (ou não quer) escanear a imagem.

1. Pagamento pela chave

Talvez esse seja o método mais usado. A chave Pix nada mais é do que uma espécie de “endereço” da sua conta. É possível cadastrar seu CPF, número de telefone, e-mail ou criar uma chave aleatória. Assim, quando for preciso receber dinheiro de alguém, você apenas informa uma dessas opções.

Para fazer pagamentos, o processo é muito simples: coloque uma chave no aplicativo do seu banco, digite a quantia que será enviada e conclua a operação — já mostramos como fazer uma transferência pelo Pix.

Vale lembrar que não é preciso ter a chave do destinatário para fazer pagamentos através do Pix. Se a pessoa não cadastrou nenhum tipo de chave, basta informar seus dados pessoais e bancários, assim como acontece em um TED.

Pronto, agora você já conhece três formas de fazer pagamentos pelo Pix.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados