Como redimensionar imagens em massa [Windows e Mac]

Saiba como redimensionar várias imagens de uma vez usando recursos do Windows ou do macOS e sem baixar nada

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Resize Photo / Background / Beverage Blank / Pexels

Houve uma época, quando eu trabalhava com fotografia, que eu costumava enviar milhares de fotos todos os dias para um servidor FTP. O fato é que, se eu enviasse todas elas no tamanho original, não ia conseguir passar (quiçá chegar) da metade dos arquivos. Ainda mais considerando o rapidíssimo link Speedy com 64kbps de upload que a firma tinha na época.

A solução era simples, eu só precisava redimensionar todas as imagens, para um tamanho que não comprometesse a qualidade da revelação e os arquivos ficariam mais compactos. Agora, só faltava arrumar uma forma prática de fazer isso, que não envolvesse abrir o Adobe Photoshop, e configurar uma ação no Automate.

Redimensionar imagens em Batch no Windows

No começo de 2006, a Microsoft lançou um pacote chamado PowerToys. Uma série de add-ons que turbinavam um pouco mais o Sistema Operacional. No meio desses aplicativos, está o Image Resizer, um software extremamente leve, que é acionado através do menu de contexto.

O Image Resizer é bem simples, e fácil de usar. Uma vez instalado, você só precisa selecionar as imagens, clicar com o botão direito nelas, selecionar a opção “Resize Images”, e colocar o tamanho desejado em píxels.

Como redimensionar imagens em massa no Windows

Infelizmente, na época, o aplicativo era só compatível com o Windows XP, e a Microsoft não tinha liberado uma versão do pacote para o Windows Vista. Contudo, existem alternativas gratuitas, e equivalentes ao Image Resizer, como é o caso do VSO Free Image Resizer. Tenho que dizer que não cheguei a testá-lo. Mas, de acordo com o que eu li em alguns fóruns, o funcionamento é exatamente o mesmo, e ele é quase tão leve quanto o original.

Redimensionar imagens em Batch no macOS

automator_512

Certamente, deve existir alguma aplicação para Mac que faça isso também, mas o fato é que, nele, não é necessário instalar nenhum aplicativo de terceiro. Isso porque o macOS possui um automatizador de tarefas chamado Automator, que é nativo do sistema operacional da Apple.

Uma das várias coisas legais que você consegue fazer com o Automator, é criar um script que redimensione suas imagens para um determinado tamanho. O primeiro passo é criar um script.

Como redimensionar imagens em massa no Mac

Para isso, siga esses passos:

  1. Abra o Automator.app (está dentro da pasta Aplicativos);
  2. No Wizard, selecione o ícone Personalizar e clique em Escolher;
  3. Selecione o ícone Foto;
  4. Clique e arraste o item Ajustar Imagens para o painel da direita;
  5. Feche a caixa Copiar Itens do Finder;
  6. Configure o tamanho desejado para suas imagens na caixa Ajustar Imagens. O tamanho configurado nesta caixa, será aplicado maior lado da imagem;
automator

  1. Por último, clique em Arquivo > Salvar como Plug-in, e dê um nome descritivo ao mesmo (ex. Resizer 1500px).

Para redimensionar as suas imagens agora, selecione todas elas, clique com o botão direito do mouse (control + click) > Mais > Automator.

Todos os plugins que você criar no Automator, estarão sempre acessíveis através deste menu. Neste caso, basta clicar neste que acabamos de criar, e ele irá redimensionar todas as suas imagens para o tamanho configurado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados