Como saber se o carregador do iPhone é original

Evitando a compra de um produto falso; confira algumas dicas que podem te ajudar a saber se o carregador do iPhone é original

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 5 meses

Os produtos da Apple não são baratos. Por esse motivo, existem uma série de falsificações disponíveis no mercado, incluindo carregadores de iPhone. Apesar das cópias serem praticamente idênticas aos modelos originais, há maneiras de saber se o acessório foi realmente fabricado ou certificado pela marca. Abaixo, vou te mostrar algumas dicas para facilitar a identificação e evitar a compra de um item falso.

Verifique a embalagem e inscrições

Carregadores certificados pela Apple trazem o logotipo da empresa no corpo e, na embalagem, exibem o selo “Made for iPhone”. Atualmente, existem duas versões do símbolo e, alguns modelos, podem ter a mais antiga:

Made for iPhone (padrão novo acima e antigo abaixo) (Imagem: Divulgação/Apple)
Made for iPhone (padrão novo acima e antigo abaixo) (Imagem: Divulgação/Apple)

Também vale ficar de olho no cabo Lightning, pois o original entrega a inscrição “Designed by Apple in California” ou “Indústria Brasileira”, seguido por um número de série de 12 dígitos. Se ele for importado, você encontrará a gravação “Assembled in China” ou “Assembled in Vietnam”.

Inscrição e número de modelo no cabo Lightning (Imagem: Divulgação/Apple)
Inscrição e número de série no cabo Lightning (Imagem: Divulgação/Apple)

Verifique o conector Lightning

O conector Lightning também pode ajudar na hora de identificar um carregador falso. Segundo a Apple, cabos falsificados tem um encaixe feito de mais de uma peça, acabamento áspero ou inconsistente e pinos de contato quadrados ou tortos. Por outro lado, um modelo original é construído em uma única peça, tem formato arredondado e pinos dourados ou prateados.

Conector Lightning original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)
Conector original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, esse tipo de acessório também apresenta uma diferença de espessura entre a ponta plástica e o plugue, enquanto que o conector original da Apple é consistente em largura e comprimento. O original ainda traz um encaixe cinza/metálico, mas no falso ele é branco ou preto.

Conector Lightning original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)
Conector original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)

Verifique o conector USB

Olhando o conector UBS, você também pode detectar um carregador falso. A Apple revela que cabos falsificados entregam diversas inconsistências na construção desse padrão de conexão. Em modelos paralelos, as travas do USB têm presilhas quadradas e espaçamento irregular. Os conectores internos exibem um revestimento prateado e há ranhuras ou uma peça de retenção na superfície do USB.

Conector USB original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)
Conector USB original à esquerda e falso à direta (Imagem: Divulgação/Apple)

A situação muda completamente quando falamos de cabos originais. No modelo vendido ou certificado pela Apple, as travas do USB são trapezoidais e há um espaçamento igual em relação à borda. Além disso, os contatos internos são banhados em ouro e a superfície do USB é totalmente lisa.

Pronto, agora você já conhece algumas dicas que podem te ajudar a saber se o carregador do iPhone é original.

Com informações: Apple.

Relacionados

Escrito por

Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Temas populares