Como se cadastrar no Meu INSS

Saiba como se cadastrar no Meu INSS, agendar requerimentos de benefícios, além de outros dados previdenciários e trabalhistas

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 9 meses

Sempre teve curiosidade em saber o tempo que falta para a tão sonhada aposentadoria, mas teme o tamanho das filas? Confira como se cadastrar no Meu INSS, uma plataforma digital onde mais de 35 milhões de beneficiários agilizam processos e acessam dados trabalhistas e previdenciários sem precisar sair de casa.

O Meu INSS está disponível para todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, bem como aposentados e pensionistas com benefício permanentes.

Como se cadastrar no Meu INSS

Para consultar o saldo de contas do FGTS, é necessário ter em mãos o sua Carteira de trabalho, Guias ou carnês de contribuição, cédula de identidade (RG) e CPF.

Como se cadastrar no Meu INSS

  1. Acesse o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito, Meu INSS (Android e iOS);
  2. Clique em “Cadastrar senha”;Como se cadastrar no Meu INSS
  3. Clique em “Crie sua conta gov.br”;
  4. Opte por uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;Como se cadastrar no Meu INSS
  5. Informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
  6. Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas as imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.
  7. Assim como para saber o saldo do FGTS, ao fazer o cadastro, confirme alguns dados como nome da mãe, dia e ano do seu nascimento de nascimento.


Opte por receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS (mensagem para o seu celular). Utilize o código recebido pelo celular. Depois, basta criar uma senha para começar a utilizar os diversos serviços do Meu INSS, além de outros serviços públicos.

Dados divergentes

Fazer o cadastro no portal é uma tarefa relativamente simples, mas pode nos causar surpresas em detalhes sutis, como um acento no nome ou um simples clicar na opção errada. Atente-se às perguntas, a fim de evitar erros para não gerar conflito na etapa de confirmação de dados. Caso alguma pergunta seja respondida de forma incorreta, o seu cadastro não se efetuará. Retorne após um prazo de 24 horas.

Não consegui realizar cadastro no Meu INSS e agora?

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi, ou diretamente nas agências de atendimento do INSS

Em caso de dúvidas, ligue 135.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre INSS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Canal Exclusivo

Relacionados