Recentemente a Bia Kunze escreveu sobre a crise de atenção que a internet nos proporciona. Entre as dicas da colunista está manter um timer que permita contabilizar os minutos que o usuário ficar descansando depois de uma tarefa com concentração máxima. São palavras dela:

“…intercale 50 minutos de tarefa em concentração máxima com 5 minutos de repouso. Se você é viciado em redes sociais, aproveite. Ou espaireça dando uma caminhada, tomando um café, ouvindo uma música. A cada 3 blocos de 50 minutos, faça uma pausa de 15′. Ligue um timer para não deixar o tempo de descanso estourar.”

Se você é usuário de Mac OS, talvez eu tenha uma pequena ferramenta que ajude a cumprir as recomendações da garota sem fio.

O Timer Utility, como o próprio nome indica, é um excelente utilitário que pode transformar o seu iMac ou MacBook em um timer, a partir do qual você vai poder ter um controle maior do seu tempo. O aplicativo é gratuito, o que – sem dúvida alguma – faz dele a melhor opção para quem quer um timer funcional e prático de usar.

Download e instalação. Para baixar o Timer Utility, clique aqui. O arquivo .DMG é bem pequeno (2MB). Uma vez que ele tenha sido baixado, dê dois cliques e abra a janela do Finder. O próximo passo é clicar e arrastar o ícone do programa para a pasta Applications.

Despertador ou alarme

A função mais bacana do Timer Utility é a de despertador ou alarme. Isso significa que, no horário indicado, o aplicativo vai acionar os autofalantes do Mac e avisar que a hora marcada chegou. Para configurar, basta clicar nas setas para cima e para baixo na área de Hour (hora) e Minute (minuto).

Quando estiver do jeito que você quer, clique em Start e veja se a mensagem Alarm clock is running (alarme está funcionando) está aparecendo. Na área Time to alarm (tempo para alarme) aparecem as horas, minutos e segundos que faltam para o alarme ou despertador entrar em ação.

Contagem regressiva

Você colocou um bolo no forno e precisa conferir se o preparo está correndo bem daqui a uma hora? Moleza. A contagem regressiva (Countdown) do Timer Utility funciona de modo similar ao despertador. Clique nas setas para escolher em quantas horas (Hours), minutos (Minutes) e segundos (Seconds) você vai ser avisado de que o tempo de espera acabou.

Cronômetro e relógio

Timer Utility ainda possui um cronômetro, no qual você pode marcar o tempo que leva para executar alguma tarefa, e um relógio convencional. Sinceramente, não sei por que o aplicativo tem um relógio, visto que todo sistema operacional que se preze também tem um relógio sempre disponível na tela. No entanto, provavelmente tem quem use.

Escolhendo a música que vai tocar

Para ajustar as configurações do Timer Uility, vá na barra de menus e clique em Timer Utility » Preferences (Preferências). Você verá uma janela semelhante a essa:

Entre as inúmeras opções de configuração, em Timer Utility Sounds você pode escolher, por meio de um lista, qual som quer que o alarme use na hora de te acordar. Caso prefira, você ainda pode optar por uma música do seu próprio acervo. Nesse caso, clique em Sound file (arquivo de som) e escolha a música que vai ser tocada. O botão de play ao lado de Close (fechar) permite testar a reprodução de áudio e o volume das caixas de som.

Participe | Caso você conheça outro método para ter um alarme ou despertador no Mac OS, não deixe de nos contar no formulário de comentário.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog e também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com o Jornal Nacional e a GloboNews, entre outros veículos da imprensa. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais.