Como usar as sessões de foco no Windows 11

Saiba como usar as sessões de foco do Windows 11, as principais dicas e como o recurso pode te ajudar na produtividade diária

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Sessões de foco do Windows 11
Sessões de foco do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Victor Toledo)

Uma das novidades disponíveis aos usuários do Windows 11 são as sessões de foco. A ferramenta permite que você defina períodos específicos do seu dia para realizar atividades e o sistema operacional te ajuda a aumentar a produtividade, seja silenciando notificações ou fazendo controle de metas. Veja, a seguir, como usar as sessões de foco no Windows 11.

Defina sessões personalizadas

Para usar as sessões de foco no seu dispositivo é bem simples: basta procurar pelo aplicativo Relógio no seu menu iniciar. Assim que abrir o app, será possível ver o recurso que oferece ao usuário a possibilidade de definir sessões que visam aumentar a produtividade. É possível configurar uma sessão de foco com, no mínimo, 15 minutos de duração e, no máximo, quatro horas.

Nesse período, o Windows silenciará todas as suas notificações para que você faça suas tarefas planejadas para o dia em questão. Além disso, quanto maior o tempo, maior o número de pausas que você pode ter. Esse recurso é interessante para quem possui uma grande quantidade de tarefas diárias e pode acabar gerenciando seu tempo de maneira equivocada.

Sessões de foco do Windows 11
Defina períodos para aumentar a produtividade (Imagem: Reprodução/Victor Toledo)

Acompanhe suas metas diárias

Outro recurso disponível no aplicativo é o de acompanhar seu desempenho em relação às suas metas. O sistema te informa quantos minutos você foi produtivo baseado no início e no fim das suas sessões de foco. Além disso, você pode editar e personalizar suas metas da maneira que achar melhor e mais fiel à sua rotina de trabalho.

Sincronize com Microsoft To Do e Spotify

Assim como a grande maioria das ferramentas disponíveis no Windows, as sessões de foco também são compatíveis com o Microsoft To Do, o software de produtividade da Microsoft. Ao fazer login no app, é possível acompanhar todas as suas tarefas pelo próprio aplicativo Relógio, criar tarefas e definir quais delas serão feiras no período definido por você.

Aliás, se você é daqueles que gosta de ouvir música enquanto trabalha também é possível sincronizar sua conta do Spotify e controlar o app sem interromper sua sessão de foco.

Configure o Assistente de Foco do Windows

Sessões de foco do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Victor Toledo)
Assistente de Foco (Imagem: Reprodução/Victor Toledo)

Outra dica de como usar as sessões de foco no Windows 11 é configurando o Assistente disponível no sistema operacional. Para isso, acesse as configurações do seu dispositivo, vá até “Sistema” e, na sequência, clique em “Assistente de Foco”.

Dessa forma, você pode ajustar os horários nos quais não deseja receber notificações e definir uma lista de prioridade para os aplicativos mais importante para você. Assim, é possível que você recebe mensagens do trabalho, por exemplo, mesmo dando início a uma sessão de foco.

Com informações: The Verge

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados