Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como usar coordenadas no Google Earth

Saiba como usar coordenadas geográficas no Google Earth para encontrar locais específicos em nosso planeta

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google Earth oferece algumas ferramentas de pesquisa para ajudar a encontrar locais espalhados pela Terra. O método mais simples consiste em digitar o nome do local desejado, mas também é possível usar coordenadas geográficas para localizar um ponto específico. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.

Terra (Imagem: NASA/Unsplash)
Terra (Imagem: NASA/Unsplash)

O que são coordenadas geográficas?

Antes de mais nada, é importante entender o que são e como funcionam as coordenadas geográficas. De maneira resumida, as coordenadas geográficas são pontos imaginários na superfície da Terra, definidos pela intersecção de linhas também imaginárias (longitudinais e transversais) em relação ao eixo de rotação do planeta.

As linhas longitudinais são chamadas de “meridianos” e têm como referência o Meridiano de Greenwich. Já as linhas transversais são denominadas “paralelos” e têm como referência a Linha do Equador. Os pontos são exibidos em graus e suas subdivisões em minutos e segundos, que são as medidas do afastamento de um ponto em relação às suas respectivas linhas de referência.

Graças a essa rede de linhas imaginárias e suas intersecções, é possível localizar com precisão qualquer lugar na superfície da Terra. A identificação dos pontos é feita por uma longitude (leste ou oeste) e uma latitude (norte ou sul).

Como usar coordenadas no Google Earth

Tempo necessário: 3 minutos.

  1. Entre no site do Google Earth:

    Abra o navegador e acesse earth.google.com;

  2. Use a ferramenta de pesquisa:

    Clique no ícone de lupa no canto superior esquerdo para abrir a barra de busca;

  3. Digite as coordenadas desejadas:

    Os dados geográficos precisam está em “graus, minutos e segundos” (DMS), “graus e minutos decimais” (DMM) ou “graus decimais” (DD) — no formato DMS, os números devem ser acompanhados do símbolo “°”;Campo para inserir coordenadas no Google Earth (Imagem: Reprodução/Google Earth)

  4. Aperte a tecla “Enter” para pesquisar:

    A plataforma exibirá uma animação de deslocamento e mostrará o local exato das coordenadas em alguns segundos.

Como encontrar coordenadas no Google Earth

O Google Earth também informa os dados referentes a localização de qualquer lugar, algo que pode ajudar na hora de saber as coordenadas de uma rua, por exemplo.

  1. Abra o navegador e acesse earth.google.com;
  2. Quando a interface carregar, passe o mouse sobre o local que deseja saber as coordenadas — os números estarão no canto inferior direito da tela.

Pronto, agora você já sabe como usar coordenadas no Google Earth.