Como usar o Last.fm com o Apple Music
Aprenda a como usar o Last.fm com o Apple Music, e crie um perfil com seus artistas e músicas favoritas na comunidade musical

Aprenda a como usar o Last.fm com o Apple Music, e crie um perfil com seus artistas e músicas favoritas na comunidade musical
O Last.fm é um velho conhecido dos aficionados por música: é uma comunidade que permite compartilhar com outros usuários o que você está ouvindo, ao ser capaz de se conectar com diversos serviços de streaming. Confira nosso passo a passo e aprenda como usar o Last.fm com o Apple Music.
O Last.fm possui um serviço chamado Rastreamento (em inglês, Scrobble), que é capaz de se conectar à conta de um usuário de diversos serviços de streaming de música, e com isso, saber o que você está ouvindo no momento.
Com esses dados, o Last.fm exibe em seu perfil na comunidade as músicas, playlists e podcasts que você escuta, e com eles, montar um perfil de seus artistas favoritos. O acesso é praticamente total em diversos serviços, como Spotify, Deezer e outros.
Já no Apple Music, no entanto, o acesso é parcial. Por motivos não esclarecidos (provavelmente limitações aplicadas pela Apple), o Last.fm não é capaz de rastrear conteúdos ouvidos via streaming (pela web), apenas o que o usuário baixa e mantém localmente em seu dispositivo iOS, como iPhones e iPads.
Antes de começar, é preciso ter contas de usuário tanto no Apple Music, quanto no Last.fm.
Com tudo pronto, faça o seguinte:
E pronto.
Nota: o Last.fm não é capaz de detectar faixas em execução, apenas as que já foram finalizadas.
Lembre-se apenas que no iPhone ou iPad, o recurso de rastreamento (Scrobble) não é capaz de rastrear conteúdos executados via streaming, apenas os salvos localmente na memória do seu dispositivo.
Você pode realizar o rastreamento sempre que desejar, o Last.fm é capaz de acompanhar todas as execuções recentes e detectar as que não foram enviadas ao serviço pelo usuário.