Como usar o modo confidencial do Gmail e enviar e-mails que se autodestroem
Quando você enviar o e-mail no "modo confidencial", o destinatário vai receber junto com ele uma notificação sobre os limites impostos por você
O Google tornou possível enviar e receber e-mails de “modo confidencial” no Gmail. O que isso quer dizer? É possível trocar mensagens e anexos de maneira mais protegida. Para isso, você pode definir uma data de validade para a mensagem expirar e uma senha para abri-la ou, ainda, remover as opções de encaminhamento para terceiros.
Quando você enviar o e-mail no “modo confidencial”, o destinatário vai receber junto com ele uma notificação sobre os limites impostos por você. Essas restrições evitam, por exemplo, que um destinatário compartilhe um e-mail com dados sensíveis acidentalmente. Mas, lembre-se, que pessoas mal-intencionadas ainda podem copiar e fazer o download da mensagem ou dos anexos (prints ou apps) para vazar informações.
Dito isso, você pode enviar e-mails confidenciais na versão web do Gmail e nos aplicativos para Android e iOS (iPhone e iPad). O processo é muito semelhantes.
Como enviar e-mails no modo confidencial do Gmail
- Acesse o Gmail no computador;
- Clique em “Escrever” para criar um novo e-mail;
- No canto inferior direito da janela, clique no cadeado com um relógio;
- Isso vai ativar o “modo confidencial”. Os destinatários não poderão encaminhar, copiar/colar, fazer o download nem imprimir o conteúdo do e-mail recebido.
- Defina uma data de validade para o e-mail expirar;
- Defina se você pretende exigir uma senha para abrir a mensagem;
- Clique em “Salvar”.
Se você escolher “Sem senha por SMS”, os destinatários que usarem o aplicativo do Gmail poderão abrir a mensagem diretamente e os que não usarem receberão a senha por e-mail. Se você escolher “Senha por SMS”, os destinatários receberão uma senha por mensagem de texto. Você deve informar o número de telefone do destinatário, e não o seu. Só é possível adicionar senhas por SMS para números destas regiões:
- América do Norte
- América do Sul
- Europa
- Ásia: Índia e Japão
No Android e no iOS, para ativar o recurso, é preciso tocar, no canto superior direito, em “Mais” (menu de três pontos) e em “Modo confidencial”. Os passos são os mesmos.
Caso tenha escolhido um prazo muito longo para que o e-mail expire, você pode remover o acesso antecipadamente e impedir que o destinatário abra o e-mail antes da nova data de validade (que pode ser logo nos próximos minutos, para “cancelar” o envio).
- Acesse o Gmail no seu computador;
- À esquerda, clique em “Enviados”;
- Abra o e-mail confidencial que já foi enviado;
- Clique em “Remover acesso” para impedir que o destinatário o veja novamente.
Quem recebe e-mails confidenciais pode…
- Ver a mensagem e os anexos até a data de validade;
- Ou até que o remetente remova o acesso aquele e-mail;
- Talvez você precise digitar a senha para abrir o e-mail conforme explicamos.
- Você pode pesquisar mensagens que você enviou, digite I:^irm_outbound;
- Você pode pesquisar mensagens que você recebeu, digite I^irm_inbound.
E não pode copiar, colar, fazer o download, imprimir e encaminhar (são desativados).