Início / TB Responde / Gadgets /

Controle do PS5 fica piscando azul? Veja como resolver

Problema faz o DualSense ficar piscando o LED na cor azul, sem executar comandos no PlayStation 5; aparentemente, é só um bug de software

Lucas Lima

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Um dia desses, liguei o PS5 para assistir alguma série antes de ir dormir e não consegui fazer nada: o controle DualSense não respondia a nenhum comando e ficava piscando o LED na cor azul. Após algum tempo, ele desligava, repetindo o processo se eu tentasse ligá-lo, de novo, pelo botão PS. A solução foi reiniciar o PlayStation 5. Aparentemente, foi só um bug de software.

Controle do PlayStation 5
Controle do DualSense do PlayStation 5 (Imagem: Tamara Bitter/Unsplash)

Quando o problema da luz azul (da morte) aconteceu, eu achei que o controle tinha perdido o pareamento com o PS5. Por isso, tentei conectá-lo via cabo ao console: sem resultado, continuava piscando. Depois, testei resetar o acessório pelo botão traseiro (como é feito com o controle do PS4), também não surtiu efeito. Com minhas opções esgotadas, recorri ao Google e encontrei o tópico do usuário sofakng no Reddit.

Captura de tela do tópico no Reddit sobre o problema do controle do PS5
Tópico do Reddit sobre o controle do PS5 piscando azul (Imagem: Reprodução/Reddit)

Reiniciar o PS5 resolve problema

O problema foi resolvido assim que reiniciei o PlayStation 5 — segurando o botão liga/desliga na frente do console até aparecer a mensagem de desligamento. Também pode funcionar se colocar em repouso e despertá-lo em seguida (se for o caso de estar com algum progresso não salvo em um jogo).

Perguntei aos colegas aqui do Tecnoblog se passaram pelo problema, porém fui o único da equipe que tive esse incômodo. Até achei que tinha sido decorrente de alguma atualização recente ou das quedas recentes de energia, que poderiam ter feito o console perder o pareamento, mas não.

Considerando a data da publicação do problema do controle no Reddit (em novembro de 2020), notei que não era algo novo e, pelo jeito, ainda não foi resolvido pela Sony. Felizmente tem uma solução indolor.

Ter um segundo controle também ajuda a resolver, para auxiliar no desligamento do console, se ele não estiver passando pelo mesmo problema do LED azul piscando.