Desenvolvedor não identificado? Veja como instalar qualquer aplicativo no Mac

Por razões de segurança, o macOS proíbe a abertura de aplicativos cujos desenvolvedores não têm registro com a Apple; veja como abrir o arquivo mesmo assim

Janaína Dantas
Por

Se você foi instalar um aplicativo legal fora da App Store, mas não conseguiu abrir, não se preocupe. Mesmo que o Mac tenha te notificado sobre um desenvolvedor não identificado, é possível autorizar a abertura do arquivo sem muito esforço.

teclado e monitor Mac
Veja como autorizar o acesso a um arquivo com desenvolvedor não identificado no Mac. (Imagem: Ilya Pavlov/Unsplash)

Tempo necessário: 3 minutos.

Lembrando que você deve ter cuidados com arquivos nocivos. Só abra se o aplicativo for de sua confiança. Com isso em mente, é só seguir o passo a passo abaixo para ter acesso ao arquivo.

  1. Localize o app baixado

    Use o Finder para encontrar o aplicativo que deseja abrir. Atenção: o Launchpad não funcionará, pois ele não permite que você acesse o menu de atalho;

  2. Vá em “Abrir”

    Segure a tecla Control do seu teclado, clique com o botão direito no aplicativo e depois selecione “Abrir”;Arquivo selecionado com o atalho de opções aberto

  3. Abra o app

    Toque em “Abrir” novamente para ter acesso ao aplicativo (essa ação será necessária apenas uma vez; depois, será possível acessar o app normalmente com apenas dois cliques).Selecionando "Abrir" para ter acesso ao arquivo com desenvolvedor não identificado no Mac

Se arrependeu? Saiba como desinstalar apps no Mac

Às vezes o aplicativo não era tudo o que você esperava ou não entregou o que prometeu, mas, apesar do aborrecimento, faz parte da vida!

No entanto, não precisa se preocupar. É possível desinstalar os apps (que inicialmente não eram permitidos pelo Mac), de forma simples e rápida. Basicamente, é só seguir o mesmo caminho que fez para abri-los.

Se o seu problema é um programa nativo, também existe solução. Apesar de ser um pouco mais complicado, você pode remover um programa da própria Apple ajustando algumas configurações.

Usar apps de desenvolvedores não identificados é seguro?

De acordo com a Apple, o uso não é recomendado, pois existe a possibilidade de malware. Mas é claro que nem todo o arquivo está infectado, de fato. Além de buscar fontes confiáveis, use antivírus para o seu MacOs, como o Avast, Avira e Kaspersky, para prevenir problemas maiores.

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados