Levou ban no Pokémon Go? O que é possível fazer

Se receber ban no Pokémon Go e achar que não foi procedente, há algumas poucas coisas que o game te permite fazer para reverter

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Ban Pokémon Go / Felipe Vinha / Reprodução

Ter sua conta banida no Pokémon Go é possível por uma série de fatores. O jogo é bem rígido contra quem pratica trapaças ou usa de falhas para tirar vantagens. Mas levar ban no Pokémon Go também pode ocorrer por motivos considerados “injustos” ou, em casos mais raros, “engano”. Saiba como resolver.

O que pode te dar ban no Pokémon Go?

De acordo com a página oficial da Niantic, produtora do jogo, muitos motivos podem fazer um jogador ter sua conta banida do jogo.

Os principais motivos são:

  • Usar o jogo para promover hostilização contra pessoas ou grupos
  • Falsificar localização com Fake GPS ou ferramentas similares
  • Usar programas não-autorizados para jogar Pokémon Go, como emuladores ou modificações
  • Hackear o software do Pokémon Go para ter acesso ao código

Não é sempre garantido que estas práticas causem o ban. Porém, se detectadas pela Niantic, ou se for denunciado por terceiros, é praticamente certo que ocorra.

O banimento, quando acontece, te deixa fora do jogo e não te permite entrar com a conta. Há, porém, o chamado “shadowban”.

Explicando o shadowban

O shadowban é menos grave. Ele ainda te deixa entrar no jogo, mas limita o acesso a algumas funções. A Niantic não indica, oficialmente, as causas e punições do shadowban, mas ele varia desde a não aparecer Pokémon no mapa ou não poder lutar contra outros jogadores.

Normalmente, o shadowban acontece quando o jogador comete infrações “menos graves”, como jogar enquanto dirige. Além disso, ele é removido automaticamente, após um período de tempo breve.

Fui banido injustamente, e agora?

Se o jogador considera que foi banido injustamente, a forma mais prática é registrar uma reclamação e contestar diretamente com a Niantic.

Para isso, a produtora oferece uma página oficial de Central de Ajuda: Página Oficial de Central de Ajuda de Pokémon Go

Ban Pokémon Go / Felipe Vinha / Reprodução

Neste link o jogador preenche, na ordem:

  1. Nome de usuário
  2. E-mail usado para acessar a conta
  3. Tipo de problema
  4. Descrição detalhada do problema
  5. Anexa arquivos (Opcional)
  6. Idioma de preferência para receber a resposta

O prazo para a resposta varia bastante e é dito pela própria Niantic, ao final do registro.

No caso de shadowban, ou se for um banimento por engano, você sempre pode tentar sair e entrar na conta novamente, deletar e instalar o aplicativo de novo ou até mesmo testar em outro celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados