O que é Ginga / Chris Ried / Unsplash

Ginga é uma interface ou middleware brasileira recomendada para aplicação nos sistemas IPTV e Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital Terrestre. Veja em nosso artigo o que é Ginga e como ele atua em nossas televisões digitais.

O que é middleware?

Middleware é um tipo de aplicação que atua entre o código de aplicações e a plataforma de execução, hardware e sistema operacional. Esse tipo de programa age como uma máquina que oferece linguagem e biblioteca de funções, podendo rapidamente ser desenvolvido adaptações para ela.

O que é Ginga?

O trabalho do Ginga pode ser observado ao trocar de canal no sistema de tv digital. As informações que aparecem no visor como: nome do canal, número, nome do programa são controlados pelo ginga. 

Alguns canais de TV aberta ainda incluem o resumo do episódio, ou do programa que está sendo exibido. Existe a possibilidade de fazer enquetes e dar notícias em tempo real com a interatividade do Ginga.

Apesar de obrigatório por lei, que os aparelhos de televisão venham com Ginga, uma briga antiga vem sendo travada entre o governo e as operadoras de telefonia. As operadoras oferecem serviço de internet e preferem o sistema Smart das TVs. A promessa de utilização do Ginga sempre foi não ter a necessidade de internet para acessar a interatividade.

O Ginga é um software livre?

Sim, o Ginga é livre. A ideia de criação do projeto foi visando a necessidade de inclusão social/digital. Para isso foi iniciada a criação como forma de software livre, onde toda uma comunidade poderia ajudar a otimizar e solucionar problemas encontrados na aplicação.

Como faço para ajudar a Comunidade Ginga

O trabalho do software exige diversas funções de trabalho. Podemos citar algumas formas trabalhar com a comunidade.

  • Reportar experiências usando as ferramentas;
  • Indicar bugs encontrados ao utilizar as ferramentas; 
  • Corrigir o código-fonte original, para contornar bugs encontrados;
  • Incluir funcionalidades novas no código do sistema;
  • Desenvolver programas interativos;
  • Ser um multiplicador do conhecimento;
  • Divulgar notícias sobre o Ginga nos meios de comunicação;

Onde conseguir as ferramentas?

Dentro do próprio site da comunidade Ginga. Lá estão todas as ferramentas, com os links para download e as normas necessárias para o desenvolvimento em colaboração. É uma excelente forma de crescer o currículo, com uma aplicação que tem por objetivo a inclusão social na tecnologia.

Mais informações: ginga.org

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Ginga na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados