O que é pharming?
Saiba o que é pharming; entenda também como esse método de roubo de informações funciona e veja como proteger seus dados
Saiba o que é pharming; entenda também como esse método de roubo de informações funciona e veja como proteger seus dados
Há diversos métodos de roubo na internet. Um deles é o pharming, cujo objetivo é ter acesso às informações pessoais e financeiras das vítimas por meio de sites falsos. Abaixo, vou te explicar um pouco mais sobre esse termo e mostrar como se proteger para evitar problemas.
Pharming é um tipo de golpe online criado por cibercriminosos que visa redirecionar os usuários de um site específico para uma página falsa. Esses sites procuram roubar informações pessoais e credenciais de login, como senhas, números de cartão de crédito e contas bancárias, por exemplo. Em alguns casos, eles ainda tentam instalar outros malwares no computador.
Na maioria das vezes, os cibercriminosos procuram copiar sites do setor financeiro, como bancos, plataformas de pagamento on-line ou comércio eletrônico.
O pharming explora o sistema de navegação da internet, ou seja, a sequência de letras que formam o endereço de um site. Para acessar o Google, por exemplo, o domínio “www.google.com” precisa ser convertido em um endereço IP por um servidor DNS para que a conexão seja estabelecida.
Com isso em mente, o pharming pode atacar esse processo de duas formas:
Infelizmente, não há uma maneira de detectar um ataque de pharming até que sua segurança tenha sido comprometida. No entanto, alguns sinais podem indicar uma violação:
Há algumas formas de evitar que seus dados sejam roubados por cibercriminosos que usam pharming. Vejo abaixo:
Apesar de semelhantes, os golpes de pharming e phishing apresentam algumas diferenças: no phishing, os hackers enviam e-mails, aparentemente confiáveis, para levar as vítimas a visitar sites falsos e inserir suas informações pessoais.
Já no pharming, que é uma forma de phishing, não existe esse elemento de “convite”. Após a instalação de códigos maliciosos no computador ou servidor, os hackers conseguem redirecionar o usuário para um site falso automaticamente.
Pronto, agora você já conhece um pouco mais a respeito do termo pharming.
Com informações: Kaspersky.