O que é RCA?

RCA é uma conexão analógica para áudio e vídeo lançada há quase 80 anos que ainda é usada por diversos dispositivos; saiba mais abaixo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Definição de RCA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O cabo RCA é um tipo de conexão analógica muito antiga, que é usada até hoje para transmitir áudio entre os mais diversos tipos de dispositivos. E, embora não seja mais tão usado, é capaz também de transmitir vídeo. Veja a seguir o que é RCA e a tecnologia funciona.

A conexão RCA foi desenvolvida para conexões de aparelhos de rádio e som, especificamente para reprodutores mono em amplificadores. Com o tempo, a conexão ganhou força pela simplicidade em integrar equipamentos dos mais diversos, como caixas de som, receptores, reprodutores como fonógrafos. Assim, o RCA se tornou padrão para dispositivos de áudio.

A conexão RCA, embora seja analógica, possui alta fidelidade e o cabo, protegido por uma malha isolante e aterrado bloqueia interferências. Por trabalhar com altas e baixas frequências, serve também para transmitir vídeo.

Conexões da Redmi Smart TV A75 (imagem: reprodução/Xiaomi)
Conexões RCA de uma TV (imagem: Reprodução/Xiaomi)

Tipos de conexão e cores

Com o tempo, a indústria padronizou o cabo RCA em cores e conexões distintas:

  1. Vídeo componente: A mais básica, usa conectores amarelo (vídeo), branco (áudio esquerdo estéreo ou áudio mono) e vermelho (áudio direito estéreo);
  2. Vídeo composto: Usa conectores verde (Y, brilho), azul (Pb, diferença entre azul e brilho) e vermelho (Pr, diferença entre vermelho e brilho);
  3. Som surround: Usa conectores verde (som central), azul (surround esquerdo), cinza (surround direito), marrom (surround traseiro esquerdo), bege (surround traseiro direito) e roxo (subwoofer);
  4. S/PFID: cabo para transmissão de áudio digital; nos conectores RCA é identificado pela cor laranja.

Embora os cabos RCA sejam muito usados hoje para soluções de áudio, o conector dedicado para vídeo não é mais tão popular.

Dada a facilidade de uso, é muito mais simples conectar um cabo HDMI a uma TV e caso o usuário possua um equipamento de som de qualidade, reservar as portas RCA apenas para home theaters e similares. Ainda assim, o formato continua sendo bastante confiável, algo atestado por sua longevidade.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Conector RCA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados