O que é Stack Overflow?

Saiba o que é o Stack Overflow, o site de perguntas e respostas favorito de programadores, estudantes e entusiastas da programação

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é Stack Overflow / Clément Hélardot / Unsplash
Stack Overflow é um site para perguntas e respostas sobre programação (Imagem: Clément Hélardot / Unsplash)

Tirar dúvidas e procurar soluções para problemas são parte da rotina de qualquer programador, estudante ou entusiasta da programação. Além do Google, existem outras ferramentas que auxiliam nestas situações. O Stack Overflow é uma delas. Conheça mais sobre a famosa plataforma de perguntas e respostas e como ela pode ajudá-lo a melhorar o seu código.

O que é Stack Overflow?

O Stack Overflow é uma plataforma gratuita de perguntas e respostas para programadores, estudantes e interessados em tecnologia e desenvolvimento. Nele, qualquer usuário pode publicar uma dúvida para ser respondida pelos outros membros do site. As melhores respostas são votadas pela comunidade e exibidas com destaque na página da questão.

Lançado em 2008 pelos desenvolvedores estadunidenses Jeff Altwood e Joel Spolsky, o Stack Overflow é o principal site da rede de perguntas e respostas Stack Exchange, empresa fundada pela dupla. A plataforma também oferece classificados de empregos na área de tecnologia, e uma versão privada paga para empresas. Em 2013, o Stack Overflow ganhou uma versão oficial em português.

O que é Stack Overflow / Reprodução / Stack Overflow
Stack Overflow Imagem: (Reprodução)

Como funciona?

Todo o conteúdo do Stack Overflow é gerenciado pela própria comunidade com um sistema de votação similar ao do Reddit: os usuários votam “para cima” ou “para baixo” nas perguntas e respostas, dando destaque, ou não, para os conteúdos mais relevantes.

As questões são agrupadas em temas, geralmente de acordo com alguma linguagem de programação, como PHP, Javascript, Python e HTML. É possível categorizar a pergunta com uma ou mais tags relacionadas.

O que é Stack Overflow / Reprodução / Stack Overflow
O site também está em português Imagem: (Reprodução)

Os usuários ganham pontos de reputação ao terem suas perguntas ou respostas votadas pela comunidade. Os pontos e as contribuições para a plataforma desbloqueiam medalhas, que são exibidas no perfil e podem liberar mais funcionalidades, como comentar outras respostas e até mesmo editar perguntas de outros usuários.

Não é necessário ser cadastrado para visualizar as perguntas respondidas. O registro é exigido apenas para publicar novas dúvidas ou responder às questões dos outros membros. Segundo levantamento da própria plataforma, o site conta com mais de 21 milhões de perguntas, 30 milhões de respostas, e cerca de 14 milhões de usuários.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Stack Overflow na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados