Início / TB Responde / Gadgets /

O que é True Tone?

O True Tone é um recurso do iPhone, do iPad e do MacBook que ajusta as cores da tela de acordo com a luz ambiente; veja mais detalhes

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Não dá para negar que a gente passa muito tempo em frente a telas. Por isso, pensando em melhorar a experiência do usuário (e manter a saúde dos olhos em dia), a Apple lançou em 2016 o True Tone, recurso que continua sendo usado até hoje pela empresa em alguns de seus dispositivos. Continue comigo e descubra o que está por trás dessa tecnologia.

True Tone é uma tecnologia que a Apple implementa nas telas dos iPhones, iPads e Macs para sempre exibir cores em tons naturais, de acordo com a luz ambiente. Sendo assim, independente de estar sob sol forte ou debaixo de uma lâmpada de LED, as cores não parecerão distorcidas ou “lavadas”.
O que é True Trone? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

True Tone é uma tecnologia que a Apple implementa nas telas dos iPhones, iPads e Macs para sempre exibir cores em tons naturais, de acordo com a luz ambiente, a qualquer horário do dia. Sendo assim, independente de estar sob sol forte ou debaixo de uma lâmpada de LED, as cores não parecerão distorcidas ou “lavadas”. 

O sistema usa quatro sensores de luminosidade acoplados na tela para analisar a quantidade de luz disponível no ambiente; com essas informações, ajusta-se a tonalidade e intensidade das cores no display, para que sempre exiba imagens em tons naturais, sem aberrações cromáticas.

Imagine que você está na rua, debaixo do sol forte e puxa seu iPhone do bolso. A tela irá identificar a quantidade de luz e ajustar as cores para que elas não fiquem estouradas. Ao mesmo tempo, se você estiver em casa à noite, sob uma luz branca fluorescente, o recurso vai configurar as cores de modo que elas não fiquem lavadas.

O True Tone é inteligente ao ponto de oferecer ajustes para diversos tipos de situação (luz direta, lâmpadas fluorescentes, LEDs ou incandescentes, sol, tempo nublado, cores diferentes de luz, etc.) e retornar configurações adequadas, sempre tendo como objetivo a reprodução de cores mais natural possível aos olhos do usuário.

Claro que há contraindicações: para profissionais visuais, como fotógrafos, é recomendado não usar o True Tone durante a edição de imagens para que o recurso não mostre cores que “não existem”, a fim de sempre visualizar as tons naturais de uma fotografia. Para consumo de mídia, entretanto, a função é um bom recurso adicional.