O que é um m-commerce?

Entenda o que é um m-commerce, comércio online voltado para dispositivos móveis, veja exemplos e suas vantagens

Alvaro Teixeira
Por

Hoje você acessa a internet de diferentes formas e cada vez mais aumenta o uso de dispositivos móveis para esse fim. Isso reflete também no comportamento do consumidor, que segue a lógica e acaba por fazer mais compras pelo celular e aparelhos móveis. Te explico agora o que é um m-commerce, o comércio de vendas online voltado para os smartphones e tablets.

O que é m-commerce? (Imagem: Tecnoblog

Talvez você esteja mais familiarizado com o termo e-commerce, que se refere aos mais variados serviços de comércio online. O mobile commerce (m-commerce) pode ser explicado como uma divisão do e-commerce, voltado especificamente para o consumidor que realiza a compra através do smartphone ou tablet.

Vantagens de m-commerce

Imagine que você esteja pesquisando um produto no seu smartphone e encontra um link de um site ou uma loja virtual com o preço interessante. Logo, você clica e é direcionado para a compra e então, começa uma sucessão de situações desagradáveis: não há aplicativo e o site não é responsivo nem preparado para mobile, as etapas para finalizar a compra são muitas e você acaba “deixando para depois”.

As ações com foco em m-commerce são aplicadas justamente para promover uma experiência fluida e uma compra rápida para o consumidor que está usando um dispositivo móvel. Veja algumas:

  • Site responsivo: o site identifica que o usuário está em um dispositivo móvel e se ajusta automaticamente às dimensões de tela;
  • Aplicativo: um app da loja virtual torna a identificação e fidelização do cliente mais fácil, com uso de notificações e promoções e otimiza a experiência;
  • Atalhos para finalizar a compra: o usuário do mobile quer agilidade e rapidez nos processos. Mantendo o nível de segurança adequado, é importante criar um caminho rápido até a compra final;
O m-commerce é quase obrigatório, já que a navegação por dispositivos móveis não para de crescer (Imagem: Tirachardz / Freepik)

Cuidados com o m-commerce

Com as devidas ações, o m-commerce é um ótimo aliado e uma ferramenta necessária para o sucesso de uma loja virtual. Entretanto, são justamente estas ações que podem colocar tudo a perder. Alguns pontos exigem atenção, veja alguns deles:

  • Experiência do consumidor: caso o usuário encontre uma navegação difícil, informação sem clareza, site com lentidão e não responsivo, são grandes as chances de que a compra não seja efetuada e o consumidor não retorne;
  • Segurança: é necessário garantir a segurança dos dados, principalmente pessoais e de pagamento; dispositivos móveis são mais vulneráveis e, ainda, os usuários se sentem um pouco mais inseguros ao realizar transações pelo smartphone;
  • Aplicativo: os apps são uma ótima forma de manter a loja virtual sempre em alta. Porém, é importante que o aplicativo seja seguro, com experiência fluida e prático. Os aplicativos são constantemente avaliados pelos usuários e isso é muito relevante dentro das lojas de cada sistema operacional.

Com a tecnologia móvel avançando, o m-commerce cresce junto e se torna quase obrigatório para qualquer comércio virtual. Entretanto, na mesma velocidade, as expectativas em torno dos recursos crescem e é importante atendê-las para evitar fracassos.

Com informações: TechTarget.

Alvaro Teixeira

Redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech, e escreve no Tecnoblog desde 2020.

Relacionados

Relacionados