O que é uma newsletter?

Também conhecida como boletim informativo, a newsletter é um formato que permite compartilhar informações relevantes por e-mail

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é uma newsletter? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Você, provavelmente, já deve ter recebido algum e-mail na sua caixa de entrada com conteúdos informativos. E não, não estou falando aqui do e-mail marketing, formato totalmente comercial e voltado para a venda, mas sim das newsletters – ou boletim informativo. Vem comigo entender melhor o que é uma newsletter e quando é usada. 👇

Uma newsletter, também chamada boletim informativo, é uma forma de compartilhar informações relevantes por e-mail seja com clientes de uma empresa, colaboradores ou assinantes (que se inscrevem para receber aquele conteúdo).

Diferente do e-mail marketing, como já comentado acima, que é voltado para a divulgação de produtos e serviços, a newsletter tem o objetivo de enviar às pessoas conteúdos ricos e envolventes, que vão agregar aos leitores.

Outra característica sua é a periodicidade. Um boletim informativo sempre tem uma frequência, seja diária, quinzenal ou mensal, por exemplo, diferente dos e-mails marketing, mandados sem regularidade.

Utilizada em estratégias de marketing digital, a newsletter permite uma comunicação mais próxima com o leitor, já que os e-mail são personalizados com o nome da pessoa, o que dá uma sensação mais pessoal . Por essa razão, a escrita também tende a ser mais simples e também pessoal. Além disso, a regularidade de envio intensifica essa aproximação e faz com que o leitor sempre se lembre da marca.

Eu que já trabalhei com o formato posso confirmar isso. Semanalmente os assinantes esperavam pela newsletter que era enviada e interagiam constantemente por se sentirem bem próximos de mim. 🥰

Exemplos de newsletter no dia a dia

Que a newsletter é focada no compartilhamento de informações cativantes e relevantes, isso nós já sabemos. Mas é interessante destacar aqui alguns modelos de boletim que podem ser observados em nossa caixa de entrada do e-mail:

1. Curadoria de conteúdo/notícias 🧐

Algumas newsletters fazem curadoria e enviam aos seus assinantes resumos de conteúdos e notícias. Nesse modelo, é comum o envio ser diário, principalmente para compartilhar com os leitores as informações que se destacaram no dia anterior. Como exemplos temos: the news, B9 e The Verge.

screenshot newsletter the news
Newsletters de curadoria tendem a ser enviadas diariamente. (Imagem: Reprodução / the news)

2. Resumo de blog 📝

Nesse caso, o formato de newsletter é muito utilizado por empresas que possuem blog. Assim, essas empresas enviam para a sua base de leads (pessoas que possuem interesses nos produtos ou serviços), de forma periódica, um resumo dos conteúdos publicados no blog, para manter essa base informada e também interagir com ela.

3. Temáticas 💃

Outra forma que uma newsletter pode ser usada é para o compartilhamento de conteúdo completo, no corpo do e-mail, seguindo uma temática.

Vamos imaginar que você tem uma empresa de videogames, então, para se comunicar com os seus clientes, você envia, semanalmente uma newsletter com análises e informações sobre determinado tema específico inserido nesse universo. Veja que é um conteúdo completo construído no boletim, com começo, meio e fim, e não fragmentos de várias notícias. Funciona como se fosse um conteúdo de blog enviado por e-mail.

Um bom exemplo desse formato é a newsletter da Bits to Brands que aborda tendências de tecnologia e comportamento para marcas. Toda quinta-feira é enviada uma newsletter com uma análise sobre determinado assunto que envolve o universo esse de tecnologia e marcas.

A Bits to Brands aborda tendências de tecnologia e comportamento para marcas. (Imagem: Reprodução / Bits to Brands)

Vale destacar que esse modelo de boletim também pode conter resumo de outros conteúdos e notícias, mesmo não sendo o foco.

4. História de clientes 📚

Mais uma maneira de usar o formato de conteúdo é enviando histórias de clientes. Seguir por esse caminho é interessante porque permite compartilhar conhecimento, experiências e resultados de maneira diferente e também envolvente, destacando aqueles que já estão conectados com a empresa.

5. Conteúdo interno 🤜🤛

Por último, temos o formato de newsletter para compartilhamento de conteúdo interno. Muito utilizado por grandes empresas, esse modelo de boletim corresponde ao envio de notícias, avisos, conquistas e histórias entre todos os próprios colaboradores, que podem acompanhar tudo o que acontece na instituição de maneira próxima e amigável.

Você gosta de consumir newsletter? Conta aqui nos comentários!

Com informações: Brafton.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre newsletter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados