8 programas grátis que não podem faltar no PC gamer

Aplicativos que não podem ficar de fora do desktop, ou do notebook de qualquer membro da Glorious PC Gamer Master Race

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
emmanuel-PC-gamer-unsplash

Se você é um membro orgulhoso da Glorious PC Gamer Master Race, e possui um desktop da NASA ou notebook parrudo para rodar todos os seus jogos no máximo, alguns aplicativos podem te ajudar a tirar ainda mais proveito de suas máquinas.

8 programas grátis obrigatórios em um PC gamer

Todo PC gamer que se preze precisa de uma série de programas, para permitir a melhor experiência possível no jogo. Listamos aqui alguns dos mais essenciais:

1. Quantos clientes de lojas de games digitais forem necessários

Launchers de lojas digitais de games / pc gamer

Eu poderia dedicar um item para uma, mas sejamos objetivos: os clientes de lojas digitais como o Steam, a Origin, a Epic Games Store, a Uplay, a Blizzard.net, a Bethesda, o GOG e etc. cumprem a função de gerenciar seus jogos instalados, mantendo-os atualizados, e em alguns casos, com rede social, chat de voz, vídeo e texto.

Como regra geral, utilize os clientes das lojas onde você adquiriu seus games favoritos; hoje em dia, é bem provável que você acabe precisando de três deles, no mínimo.

2. Discord

discord / divulgação

O Discord (Windows, macOS, Linux, iPhone e Android), um aplicativo de chat de voz, vídeo e texto é hoje uma das ferramentas mais importantes para gamers para fazer o gerenciamento de grupos e comunidades. Suporta bots, que trazem recursos adicionais, também é como uma loja de games e agrada até quem não joga.

3. OBS

OBS / pc gamer

Quando o assunto é transmitir partidas ao vivo na internet, poucos programas são mais poderosos que o OBS. Por ser um projeto de código aberto, o Open Broadcaster Software  conta com todos os prós e contras de ter uma enorme comunidade do software livre por trás. Possui uma infinidade de recursos, ajustes finos até não poder mais e roda no Windows, no macOS e no Linux. Por outro lado, não é tão simples de ser operado, e não possui um modo de fundo verde, presente no Xsplit.

4. Xsplit

Xsplit / pc gamer

Assim como o OBS, o Xsplit é um programa obrigatório para quem deseja transmitir suas partidas ao vivo na internet. Diferente do OBS, possui uma interface mais amigável e menos complicada, principalmente na versão Gamecaster, voltada para iniciantes; é otimizado para uso com YouTube, Facebook Live, Twitch e outros serviços, podendo ser conectado diretamente a essas redes, e possui simulação de fundo verde. O Xsplit tem uma modalidade gratuita, mas para liberar todos os recursos é preciso pagar.

5. Razer Cortex

Razer Cortex / pc gamer

O Razer Cortex é uma ferramenta de otimização: uma vez instalado, entrará em ação quando você executar um jogo, eliminando processos desnecessários e liberando mais memória RAM, permitindo uma melhor performance. Conta também com uma ferramenta volta a aumentar o número de frames por segundo (fps), essenciais em jogos de tiro.

6. MSI Afterburner

MSI Afterburner / pc gamer

O MSI Afterburner é um programa democrático: diferente do GeForce Experience, exclusivo para placas de vídeo da nVidia, ele trabalha também com GPUs da AMD, oferecendo uma melhor interação entre elas e o restante dos componentes do computador. Tudo para extrair o máximo do poder de vídeo na hora de jogar.

7. CPU-Z

O CPU-Z é uma ferramenta obrigatória para quem precisa ficar de olho na saúde de seu computador. Monitora a frequência do processador e da memória RAM, e até a voltagem. Identifica os fabricantes dos componentes do computador, fornece dados sobre a versão do Windows, e é importante para quem deseja fazer overclock.

8. CCleaner

Piriform / CCleaner / como desinstalar aplicativos nativos do windows 10

Na hora da faxina, o CCleaner é o seu melhor amigo. Ele é capaz de remover facilmente arquivos indesejados, e corrigir erros de registro do Windows, que vão causando problemas de leitura e prejudicando a performance. Também pode desinstalar aplicativos nativos, para quem precisa de espaço em disco para instalar mais jogos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre NASA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados