Início / TB Responde / Jogos /

Quem criou o GTA 5?

Muitas pessoas perguntam quem criou GTA 5. Veja quem foi responsável pela criação deste grande sucesso da Rockstar Games

André Leonardo

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

GTA 5 é um dos títulos de maior longevidade na história dos games. O jogo lançado em 2013, para a sétima geração de consoles, recebeu versões para Xbox 360, PlayStation 3 e posteriormente PC. O título vendeu mais de 140 milhões de cópias e vai chegar à nona geração. Apesar de todo o sucesso, muitas pessoas costumam perguntar: “Quem criou GTA 5?” Isso que vamos responder aqui.

Quem criou GTA 5

Quem criou GTA 5 (Imagem: Reprodução/ Rockstar Games)

A franquia Grand Theft Auto foi criada pelo estúdio britânico DMA Design, que produziu o primeiro game da série em 1997 para PC e o primeiro PlayStation. A empresa também foi responsável por Grand Theft Auto 2 e Grand Theft Auto III.

Após o sucesso do primeiro game, a companhia foi adquirida pela Gremlim Interactive, que acabou comprada pela Infogrames e posteriormente vendida à Take-Two Interactive. Após o lançamento e o enorme sucesso de GTA III, o estúdio foi rebatizado como Rockstar North e mantém o nome até os dias atuais.

O controle criativo da maior parte dos títulos da série Grand Theft Auto, incluindo GTA 5, esteve sob o controle dos irmãos Sam e Dan Houser. Sam Houser atuou como produtor executivo em todos os games da série, enquanto Dan trabalhou como roteirista em diversos títulos, sendo produtor executivo e roteirista em GTA V.

Embora os irmãos Houser sejam figuras importantes na série, GTA 5 também contou com Leslie Benzies como diretor e game designer, além de uma equipe enorme de funcionários das mais diversas áreas para produzir um game tão grande e com um modo online tão ambicioso.

Grand Theft Auto 5, começou a ser produzido em 2008, após o lançamento de GTA IV. O jogo recebeu diversas influências de outros títulos da Rockstar Games, como Red Dead Redemption, Max Payne 3, Manhunt, entre outros..

A longevidade do game se deve não apenas à qualidade de sua campanha dividida entre três protagonistas, mas também à versatilidade e criatividade que envolvem seu modo online, conhecido como GTA Online.

O mundo online de GTA permite a criação de diversos conteúdos diferentes, como competições de tiro, luta e até corridas, que algumas vezes podem ter pistas tão bem trabalhadas, quanto alguns jogos do gênero.

Mesmo após muitos anos de seu lançamento, GTA Online continua recebendo suporte e atualizações constantes que envolvem conteúdo como missões, veículos e armas.

GTA 5 no PlayStation 5 e Xbox Series X|S

É possível jogar GTA V no PlayStation 5 e Xbox Series X|S através da retrocompatibilidade das versões para PlayStation 4 e Xbox One. Contudo, a Rockstar Games planeja lançar uma versão de GTA V com novidades para a nona geração de consoles durante o segundo semestre de 2021.

Com informações: Kotaku, Gamespot, TechRadar