TB Responde Cultura

Top Gun: entenda a cronologia e saiba como assistir no streaming

Descubra quantos anos separam uma trama da outra e o que é necessário saber sobre Top Gun - Ases Indomáveis antes de ver Top Gun: Maverick

Paula Alves
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Lançado em 2022, Top Gun: Maverick chegou aos cinemas batendo recordes de bilheteria e tornando o personagem Pete “Maverick” conhecido por uma nova geração. Sequência de Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, o filme, no entanto, confundiu parte do público, que ficou sem entender o tempo transcorrido entre as histórias e até mesmo alguns fatos mencionados na trama. Para esclarecer essas informações, caso você não tenha visto o longa original, explicamos abaixo a cronologia da franquia.

Top Gun: entenda a cronologia e saiba como assistir no streaming / Paramount Pictures / Divulgação
Top Gun – Ases Indomáveis (Imagem: Divulgação / Paramount Pictures)

Atenção: esse texto contém spoilers sobre Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986.

Se na vida real Top Gun Maverick foi lançado 36 anos após Ases Indomáveis, bom, saiba que na trama da franquia, a distância entre as duas histórias também é praticamente a mesma: Top Gun: Maverick acontece mais de 30 anos após os eventos de Top Gun – Ases Indomáveis, trazendo uma continuação para a história de Pete Mitchell (Tom Cruise), um aviador da Marinha dos EUA, muito tempo após os eventos do filme original.

Além de Pete, apelidado entre seus colegas de Maverick, Tom Kazanski (Val Kilmer) também reaparece nessa sequência. No filme original, ele é o grande rival de Maverick na academia Top Gun, sempre em uma disputa direta com o colega para se provar ser o melhor piloto. No final da história, no entanto, ambos se acertam e acabam levando essa amizade para o resto da vida, uma relação que podemos ver na sequência de 2022.

O que você precisa saber sobre o primeiro filme

Se você é uma das pessoas que não assistiu ao título original, fique tranquilo, porque Top Gun: Maverick se sustenta perfeitamente como um filme solo. No entanto, ter assistido ou ao menos conhecer alguns pontos da história dos anos 80 é importante para contextualizar as relações de alguns personagens e entender suas motivações no filme atual.

Ambientado na escola de elite da marinha americana, onde apenas os melhores pilotos são treinados, o filme acompanha a história de amadurecimento do caça Maverick quando chega à escola Top Gun, ao lado de seu melhor amigo Nick “Goose” Bradshaw (Anthony Edwards). Rebelde e adepto de manobras arriscadas no céu, ele vive em uma rixa com Kazanski, conhecido também como Iceman, enquanto pilota ao lado de Goose e vive um romance com Charlie, instrutora na academia.

Um excelente piloto, Maverick é famoso por ser inconsequente e destemido na profissão, mas se vê completamente perdido quando, durante um treinamento em que estavam juntos, um incidente leva à morte de Goose. Se sentindo culpado pelo amigo, e pela esposa e filho pequeno que o jovem deixou para trás (ainda que comprovadamente ele não tenha culpa no acidente), o piloto quase desiste de sua vocação, mas com ajuda de Iceman, Charlie e Viper (Tom Skerritt), seu instrutor, acaba se reerguendo.

cronologia e saiba como assistir no streaming / Paramount Pictures / Divulgação
Top Gun: Maverick (Imagem: Divulgação / Paramount Pictures)

Transcorridas três décadas, o filme atual foca, portanto, em sua história com o filho de Goose, que agora um adulto e também piloto na academia Top Gun, precisa rever Maverick, de quem guarda uma tremenda mágoa, por motivos revelados ao longo da história.

Além disso, apesar da namorada original de protagonista não retornar para a trama, agora acompanhamos os desdobramentos de outro antigo interesse amoroso de Maverick: Penny Benjamin (Jennifer Connelly), a filha de um almirante, citada em Ases Indomáveis, com quem o piloto viveu uma relação antes de conhecer Charlie.

Por que Top Gun: Maverick não estreou direto no streaming?

Desde 2020, quando Top Gun:Maverick já estava finalizado e, devido à pandemia do novo coronavírus, sua estreia nos cinemas era protelada (na época, os estabelecimentos ainda estavam fechados como medida de segurança), muito se questionou sobre por que o título não estreava diretamente em alguma plataforma de streaming.

Segundo a Variety, durante um discurso no Festival de Cannes, Tom Cruise revelou ser o motivo por trás da decisão. Segundo o ator “Isso nunca vai ocorrer. […] Eu passei muito tempo com donos de cinemas. As pessoas que servem a pipoca, as que fazem isso [acontecer]”, relatou o artista.

Ainda segundo o ator, ele faz filmes pensando não em serviços de streaming, mas no seu potencial nas telas de cinema. Tanto que, disfarçado, ele mesmo gosta de assistir sessões para conferir as produções na tela grande.

Como assistir o Top Gun original no streaming

Apesar de ainda não termos uma data definida sobre quandoTop Gun: Maverick estará disponível em uma plataforma de streaming, Ases Indomáveis faz parte do catálogo de alguns serviços!

Se você deseja assistir ao longa original da franquia é possível fazer isso através do Star+, do Telecine e do Claro TV+.

Esse conteúdo foi útil?

Paula Alves

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque