Como verificar uma página no Facebook [ou perfil de pessoa pública]

Veja como verificar um perfil de pessoa pública ou página no Facebook, seja com o selo cinza ou azul

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Quer saber como verificar um perfil ou página no Facebook, seja uma pessoa pública ou uma empresa reconhecida? Pouca gente sabe, mas é possível pedir essa verificação ao Facebook, tanto do selo azul quanto do selo cinza de verificação. Abaixo, explicamos qual a diferença entre o selo azul e o cinza no Facebook como verificar um perfil ou página com qualquer um dos selos, dependendo o que for apropriado para a sua conta.

Qual a diferença entre o selo azul e o selo cinza?

A diferença entre o selo azul e o selo cinza de verificação no Facebook é que o selo azul confirma que o perfil ou página é de uma figura pública, empresa de mídia ou marca, enquanto o selo cinza confirma que a página pertence mesmo àquela empresa e organização.

Normalmente, o selo azul está associado a grandes marcas, celebridades e figuras públicas, como jornalistas ou políticos. Seu processo de verificação é mais restrito, pois é analisado minuciosamente pelo Facebook. Enquanto isso, o selo cinza pode ser feito com qualquer página e mostra que a página é oficial de uma certa empresa ou organização.

Como verificar um perfil ou página no Facebook (selo azul)

Antes de verificar um perfil ou página no Facebook com o selo azul, você precisa seguir os requisitos obrigatórios abaixo:

  • Uma página verificada deve ser de uma marca ou organização de interesse público;
  • Um perfil verificado deve ser de uma figura pública, como uma celebridade, jornalista, político, jogadores de futebol, entre outros. Ele também deve ter a configuração de Seguir habilitada para que as pessoas consigam seguir a conta sem adicionar como amigo;
  • Ambos devem ter uma foto de capa, foto de perfil, um nome que siga as diretrizes do Facebook, além de conteúdo publicado na conta;
  • Você deve ter uma foto ou arquivo do seu RG, CNH ou passaporte em mãos para comprovar a sua conta para o Facebook. Se você for verificar uma página, precisa ser o administrador.

Além dos requisitos obrigatórios, outros fatores podem te ajudar a ter um perfil ou página verificado, como preencher o máximo de informações sobre você no perfil ou página, incluindo colocar o link do site da marca ou organização que você faz parte, ter um bom número de seguidores, uma conta no Facebook Ads com um cartão de crédito válido e com o mesmo nome do dono da página ou conta, entre outros.

Vale lembrar, esses últimos requisitos não obrigatórios, mas podem fazer toda a diferença no processo. Agora sim, veja como verificar um perfil ou página com o selo azul:

  1. Entre neste formulário de verificação do Facebook;
  2. Selecione o tipo de verificação, página ou perfil;
  3. Selecione a página para verificar (você precisa ser administrador) ou coloque o link para o perfil;
  4. Se você estiver verificando um perfil ou uma página que representa uma pessoa, anexe a foto ou arquivo do seu RG, CNH ou passaporte em “Please attach a photo of your ID”;
  5. Se a página que você verificar representar algo que não seja uma pessoa, você precisará anexar um documento oficial da sua marca ou organização, como a conta de água, luz ou telefone, um certificado de formação, incorporação ou uma certidão da Receita Federal;
  6. Se quiser, você pode anexar mais de um documento, basta clicar no botão novamente;
  7. Em Informações adicionais, escreva por que sua conta ser verificada;
  8. Quando terminar, clique em Enviar.

Como verificar uma página no Facebook (selo cinza)

Felizmente, verificar uma página no Facebook com o selo cinza é bem mais fácil (para perfis esta verificação não existe). Os únicos requisitos são que você seja o administrador da página, ela seja publicada e tenha posts, foto de perfil e foto de capa. Para verificá-la, siga os passos abaixo:

  1. Entre no endereço da página e clique em Configurações no canto superior direito;
  2. Em Geral, clique em Verificação da página;
  3. Clique em Verificar esta página;
  4. Coloque o número de telefone da sua empresa ou organização;
  5. Clique em Ligar para mim agora para que o Facebook verifique seu telefone;
  6. Na ligação, anote o código de quatro dígitos e insira no campo informado;
  7. Também dá para clicar em Verificar esta página com documentos e usar uma conta de água, luz ou telefone, ou qualquer documento oficial que mostre o nome e o endereço da sua empresa;
  8. Pronto! O Facebook vai analisar os documentos e verificar a sua página se for elegível.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados