Como criar uma página no Facebook

Criar uma página no Facebook é um passo importante para fazer bons negócios na internet, mas fazê-la requer cuidados especiais

Ronaldo Gogoni Janaína Dantas
Por e

O Facebook é uma das principais redes sociais e se você possui uma marca, um estabelecimento ou é uma pessoa pública, saber usar a plataforma para vender o seu peixe é essencial. A Página é uma das ferramentas que o site oferece aos usuários para ajudá-los com isso. Com ela, fica mais fácil interagir com seu público. Continue comigo e veja como criar uma.

Logotipo do Facebook
Facebook (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tempo necessário: 3 minutos.

Para começar, acesse o Facebook com a conta que você deseja vincular à sua página como administrador — se não deseja associá-la ao seu perfil pessoal, faça um novo antes de continuar.

  1. Acesse o menu de ferramentas do Facebook

    Clique no ícone de menu, no canto superior direito;Menu de opções do Facebook ao lado das mensagens

  2. Vá em “Página”

    Toque em “Página” na guia “Criar”, no canto direito da tela;Como iniciar a criação da sua página no Facebook

  3. Crie a página

    Preencha as informações de nome, categoria e descrição — é possível alterar a pré-visualização entre desktop e mobile, clicando nas opções do lado direito. Quando estiver tudo pronto, selecione “Criar página”.Como criar uma página no Facebook

A partir daí, você já terá uma página no Facebook, mas o ideal é preencher outros campos para que ela chame mais atenção e suas informações sejam facilmente encontradas.

O que saber antes de nomear sua página

Pensar no nome da sua página é importante para sua identidade e também para não fazer nada ilegal. Veja o que está permitido pelo Facebook:

  • Usar um nome que represente com fidelidade do que a página trata;
  • Usar um nome igual ao da sua empresa, marca ou organização.

Na contramão disso, não pode: 

  • Enganar as pessoas representando uma pessoa, empresa ou organização;
  • Incluir qualquer variação da palavra “Facebook”;
  • Usar termos ou frases que possam ser abusivos ou violem os direitos de alguém.

Meu @nomedeusuário

Quando estiver na página inicial (que pode ser acessada clicando em “Páginas e perfis”), o Facebook convidará você a criar um @nomedeusuário. Isso também facilita a procura da página e define uma URL (link) único para sua página. O processo é bem simples:

  1. Clique em “Criar @nomedeusuário”Como alterar o nome de usuário no Facebook
  2. Digite como deseja seu nome de usuário e selecione “Criar nome de usuário”.Como salvar seu nome de usuário na página do Facebook

É importante manter o nome de usuário padrão ao nome da página, assim a URL ficará como facebook.com/nomedeusuário.

Defina fotos de perfil e capa que identifique seu negócio

A rede social pedirá para que você defina as fotos de perfil e de capa de sua página e é importante nesse passo seguir algumas regrinhas: se você pretende manter um negócio, é sábio escolher um nome e uma marca que o identifiquem facilmente, para que você não seja confundido e possa se destacar. Ao mesmo tempo, se você mantém perfis em outras redes sociais a marca deve ser consistente.

Com isso em mente, busque fazer imagens criativas na capa e perfil. Pensar nesses detalhes te fará se destacar entre os concorrentes.

Depois disso, sua página está criada como um perfil comercial.

Informações adicionais sobre a página

Não obrigatório no processo inicial de criação de uma página, é importante inserir dados complementares para que as pessoas interessadas possam localizar ou entrar em contato com você. 

Ao acessar a opção de “Editar informações da página”, há mais campos como “contato”, “localização”, “área de atendimento”, “horário de funcionamento” e “faixa de preço” que podem despertar o interesse dos visitantes.

Como incluir informações complementares na página do Facebook
Inclua dados importantes na sua página do Facebook. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Como alcançar o seu público no Facebook?

Página criada, é preciso fazer com que as pessoas consumam seu conteúdo. Se você possui um site de notícias, é importante vinculá-lo à página do Facebook e publicar suas postagens com links nela, ao mesmo tempo em que deve incentivar o leitor a participar da comunidade na rede social. Uma boa pedida é criar enquetes, eventos e promoções para manter a página movimentada com muitos comentários e reações.

Se estiver disposto a gastar dinheiro para aumentar o alcance de suas publicações, o Gerenciador de Anúncios oferece uma série de ferramentas para a criação de campanhas, que podem ser direcionadas por gênero, idade e assuntos de interesse; alimente a sua página com o seu catálogo e criar canais de comunicação direta com os seus clientes potenciais. Utilize o Instagram como um complemento, e se aproveite de seu caráter mais pessoal para engajar e atrair os seguidores para a página no Facebook.

Página do Facebook (Imagem: Tim Bennet/Unsplash)
Aumente o alcance do seu Facebook. (Imagem: Tim Bennet/Unsplash)

Publicar posts do seu blog, vídeos e tutoriais é igualmente importante para sempre manter seu leitor ou cliente interessado — mesmo que seja uma página de vendas de produtos, de uma banda ou de eventos e comunidades criativas —, e evitar que sua página fique às moscas. Como sempre, criatividade e dedicação são requisitos importantes para quem procura movimentar pessoas e fazer negócios online ou offline.

A propósito, conheça a página do Tecnoblog (você nos segue, não é?).

Com essas dicas básicas, você poderá começar a sua página de fãs e engajar os clientes.

É possível mudar o nome de uma página no Facebook?

Sim. O processo para alterar o nome de uma página é simples e também pode ser feita na área “Editar informações da Página”.

Posso criar uma página a partir de um perfil?

Não. O Facebook já permitiu esse processo, mas hoje só é possível criar uma página a partir da Ferramenta de criação de páginas do Facebook.

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados