O marco zero da AGI (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
O marco zero da AGI (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Em meio às idas e vindas de Sam Altman na OpenAI, rumores sobre uma nova inteligência artificial da empresa começaram a circular. O sistema conseguiria realizar cálculos matemáticos simples, mas que não constavam em seus dados de treinamento. Ou seja: teriam sido aprendidos autonomamente. Para alguns, essa é uma característica da AGI (artificial general intelligence), etapa em que a inteligência artificial se aproxima — e vai além — da inteligência humana.

Será que atingimos o marco zero da AGI? É sobre isso que conversamos no Tecnocast de hoje. Se uma inteligência artificial capaz de aprender de modo autônomo já existe hoje, quanto tempo até ela absorver todo o conhecimento humano? E quais seriam as consequências disso? Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Citado no episódio

Mande seu recado

Grupos da Caixa Postal do Tecnocast:

Você pode mandar comentários (inclusive em áudio, vai que você aparece no Tecnocast?), dúvidas, críticas e sugestões. Participe!

Se preferir, você também pode se comunicar conosco pela Comunidade e através do e-mail tecnocast@tecnoblog.net.

Entre também no nosso canal no WhatsApp.

Créditos

Assine o Tecnocast

Relacionados

Escrito por

Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Temas populares