Zenfone 2: o que há de bom no novo smartphone topo de linha da Asus

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês
zenfone-2-abre

Direto de Barcelona — O Zenfone 2 foi apresentado durante a CES 2015 e também deu as caras na Mobile World Congress. Com processador quad-core Intel Atom de 64 bits e versões com até 4 GB de RAM, o smartphone é uma grande atualização em relação ao atual Zenfone 5 e tem previsão para chegar ao Brasil na segunda metade do ano. Fui dar uma olhada de perto nele.

A ZenUI, interface personalizada da Asus, continua presente. Na época do KitKat, ela já acompanhava as tendências de design do Android e trazia boa parte das características visuais que veríamos futuramente, no Lollipop. Mesmo assim, a Asus decidiu renovar sua interface, que provavelmente continuará não agradando aos que preferem o Android puro, mas traz recursos que realmente são úteis e não comprometem o desempenho — o que seria bem difícil em um hardware desse porte.

É possível notar alguns caprichos que normalmente passam despercebidos pelos usuários, como os ícones dinâmicos dos aplicativos de tempo, gerenciamento de energia ou calendário, que mostram a temperatura atual, porcentagem de bateria ou data. Além disso, os aplicativos da Asus têm funções adicionais: o player de música e o gerenciador de arquivos, por exemplo, possuem integração com Dropbox, OneDrive e Google Drive para você gerenciar seus arquivos na nuvem.

O aplicativo da câmera também está bem completo. No modo manual, você pode fazer os ajustes mais finos possíveis. Além de configurar a velocidade do obturador, o ISO e o balanço de branco, o software permite que você altere configurações intimamente ligadas ao algoritmo de processamento de imagem, como a nitidez da foto. O Zenfone 2, aliás, ganhou um modo de “super resolução“, que tenta capturar a imagem mais nítida possível — há um intervalo de dois ou três segundos para a foto ficar pronta, mas o resultado pode compensar se você estiver fotografando uma cena mais detalhada.

zenfone-2-capinha
zenfone-2-topo
zenfone-2-previsao
zenfone-2-traseira

O Zenfone 2 possui tela de 5,5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, bateria de 3.000 mAh (com suporte a carregamento rápido) e câmera de 13 megapixels com lente de grande abertura (f/2,0). Ele tem previsão para ser lançado no Brasil no segundo semestre de 2015, nas versões de 2 GB e 4 GB de RAM — seu irmão Zenfone Zoom, com zoom óptico de 3x, deve chegar no mesmo período. Os preços ainda não foram revelados oficialmente.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Asus.

Receba mais sobre Zenfone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados