Monitor gamer Alienware AW2518HF: mundo em 240 Hz

Tela de 24,5 polegadas da Dell é uma das melhores para jogos, mas a alta taxa de atualização se reflete no preço

Jean Prado
Por
• Atualizado há 10 meses

Um monitor gamer precisa atender a necessidades bem específicas, com taxa de atualização e tempo de resposta bem elevados para proporcionar a melhor experiência na hora da jogatina.

São características como essas que a Dell colocou no monitor Alienware AW2518HF. Por R$ 1.909, ele traz uma tela de 24,5 polegadas, tempo de resposta de 1 milissegundo, taxa de atualização de 240 Hz e compatibilidade com a tecnologia Free-Sync, da AMD. Vale a pena gastar tudo isso? Segura que eu te conto.

Em vídeo

Design e conectividade

Uma coisa não dá pra negar: o AW2518HF é bonito. O monitor segue a filosofia de bordas mínimas encontrada em diversos produtos premium da Dell e proporciona uma experiência mais imersiva com grande parte do espaço frontal sendo ocupado pela tela.

Com 24,5 polegadas, o AW2518HF tem um tamanho bom por si só, sem exagerar na espessura. O problema é o apoio que vem com ele: são 20 centímetros de profundidade a mais na sua mesa por causa da estrutura de rotação e das duas pernas enormes que deixam o suporte bem estabilizado. O apoio também é pesado e denso, com 3,22 kg.

Esse susto foi só no começo: no dia a dia, não me incomodei com esse espaço adicional na mesa e fiquei feliz de poder deixar o monitor na altura dos meus olhos, o que dá uma baita diferença na ergonomia. O AW2518HF fica a, no mínimo, 6 centímetros de distância da mesa e pode chegar a 48 cm de altura, uma variação bem satisfatória. Você vai precisar das duas mãos para subir e descer a tela, porém.

O apoio também permite que o AW2518HF vire 25 graus para cada lado e 5 graus para cima. A traseira tem um acabamento de plástico cinza e há uma tampa que cobre os cabos e componentes traseiros (com certa dificuldade, se você tiver muita coisa conectada).

Por sinal, esse monitor tem uma ótima conectividade: são duas portas HDMI 2.0, uma DisplayPort e quatro USB 3.0 tipo A (uma com stream reduzido para carregamento de energia), sendo que duas são ativadas por uma porta USB 3.0 tipo B. O AW2518HF não tem alto-falante, mas há uma saída de 3,5 mm para fones de ouvido.

Imagem

A tela de 24,5 polegadas desse monitor Alienware tem uma resolução de 1920×1080 pixels, totalizando somente 90 ppi, o que é comum para a categoria. No geral, não fiquei decepcionado: a definição é boa e os pixels são visíveis a olho nu com um certo esforço. Ainda assim, não deixo de querer uma tela 2K, apesar de saber que o aumento na resolução se refletiria no preço.

A imagem do AW2518HF é bem nítida (sem exageros), tem brilho forte e o ângulo de visão é satisfatório; alguém sentado do seu lado consegue ver as cores com pouca distorção, mas a diferença começa a ser perceptível a cerca de 60 graus na horizontal. Na vertical fica bem mais fácil perceber alguma distorção.

Também fiquei satisfeito com a iluminação traseira, que é bem uniforme. Em testes mais precisos, percebi que a luz é mais forte na metade de baixo da tela, enquanto na parte de cima a imagem é mais escura (o que fica mais perceptível a milímetros das laterais esquerda e direita).

O escurecimento local do AW2518HF é ótimo; há uma pequena área mais brilhante ao redor de pixels brancos quando contrastados com um fundo preto. A gama de cores é bem aceitável, mas percebi que os degradês poderiam ser mais suaves. Mas, no dia a dia, todos esses detalhes são pouco perceptíveis.

Nos jogos, o AW2518HF passa de satisfatório para excelente. A taxa de atualização de 240 Hz, o tempo de resposta de 1 ms e o recurso AMD Free-Sync deram uma baita diferença na hora da jogatina. Este último é capaz de sincronizar a taxa de atualização do monitor com a do jogo, evitando imagens tremidas ou cortadas. Não há suporte a G-Sync, mas se você prefere Nvidia estará bem servido outros monitores da Dell ou de outras marcas.

Mesmo comparada a uma taxa de 144 Hz, em certas situações era bem clara a melhora na atualização quando o monitor estava em 240 Hz. Em games como Battlefield 1Dishonored 2, a diferença foi pouco perceptível e 144 Hz seria o suficiente. Porém, no Battlefield 4 e no GTA V, a taxa de atualização de 240 Hz melhorou imensamente a experiência de jogo, principalmente em BF4; atirar nos inimigos e se movimentar pelo cenário ficava bem mais preciso.

Recursos adicionais

Além do Free-Sync, o AW2518HF tem algumas configurações interessantes para gamers. Ele consegue mostrar a taxa de atualização em tempo real para ver se você está aproveitando ao máximo os 240 Hz e tem alguns modos pré-definidos de cor específicos para jogos, outros que controlam a temperatura da cor (quente/fria) ou são responsáveis por diminuir o cansaço dos olhos.

Os modos para jogos são divididos em FPS, RTS (estratégia em tempo real) e RPG. O que mais distorceu as cores para mim foi o de FPS, que deixava o branco muito rosa e trazia uma imagem mais lavada. Enquanto isso, o meu preferido foi o de RTS, que trouxe mais saturação que o padrão, mas ainda assim os tons eram bem equilibrados. Também é possível mexer nas configurações de ganho, matiz e saturação para fazer a sua própria configuração.

Outras configurações incluem um estabilizador de cores escuras, mas que mesmo no mínimo produziu sombras estranhas e serrilhados que não estavam lá antes. O monitor tem até um cronômetro embutido nas configurações, caso seja útil em jogos.

Conclusão

E aí, vale pagar quase 2 mil reais no Alienware AW2518HF? Se você joga bastante e vários de seus games funcionam bem em 240 Hz, sim, o AW2518HF traz uma ótima imagem com diversos recursos que contribuem para a sua experiência de jogo (ainda mais se você tem uma placa de vídeo da AMD).

Se você tem uma placa de vídeo da Nvidia, pode ficar melhor servido com outros monitores como o AG251FG da AOC, um pouco mais caro que o da Alienware, mas também tem taxa de atualização de 240 Hz e troca o Free-Sync, da AMD, pelo G-Sync, da Nvidia.

Agora, se você não sente a necessidade de uma taxa de atualização tão alta e prefere ficar nos 144 Hz, existem outros monitores para gamers que entregam características semelhantes por um preço significativamente melhor, como o G2460PF da AOC.

Especificações técnicas

  • Tamanho: 24,5 polegadas;
  • Resolução: 1920×1080 pixels;
  • Taxa de atualização: 240 Hz;
  • Tipo de painel: TN;
  • Brilho: 400 cd/m²;
  • Gama de cores: 82% (CIE 1976 e 72% (CIE 1931);
  • Taxa de contraste estático: 1.000:1;
  • Ângulo de visão: 170 graus horizontal e 160 graus vertical;
  • Tempo de resposta: 1 ms;
  • Consumo de energia: 17,6 watts;
  • Conexões: 2 HDMI, 1 Display Port, 4 USB 3.0;
  • Dimensões da tela: 55,5 x 6,46 x 32,7 cm (sem apoio) e 55,5 x 26,8 x 41,8 cm (com apoio);
  • Peso: 3,38 kg (sem apoio) e 6,6 kg (com apoio).

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados