Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Algumas considerações finais sobre o Windows Phone

Produto novo é assim mesmo. Chega devagar, muitas vezes tendo que convencer o consumidor de que vale a pena tentar uma nova marca e uma nova abordagem para a solução de problemas do cotidiano. Não importa em que mercado, aparecem as dúvidas. E cabe a nós trazer à tona os pontos positivos e negativos daquele novo entrante. Foi assim com o iOS, com o Android e mais recentemente com o Windows Phone. Chegou a hora de encerrar o canal especial Abrindo Janelas com algumas rápidas impressões sobre a plataforma da Microsoft.

A gente sabe que tem uma nova versão do Windows para celulares em produção. Algumas novidades virão e correções em problemas apontados pelo Abrindo Janelas também. Postas estas considerações, listo abaixo algumas conclusões que tiro dessa agradável experiência de debater com mais profundidade sobre as características de um produto.

Oito pontos importantes

Aplicativos fazem a diferença. Pode até ser que a Windows Phone Store (esse é o novo nome do Marketplace) tenha ultrapassado a marca dos 100 mil aplicativos. Continuam faltando opções para tarefas banais, como se divertir no Instagram ou verificar os acessos de seu site em tempo real no Analytics. A tendência é que mais apps cheguem à plataforma, mas por enquanto quem a escolhe periga de ficar sem os grandes sucessos do momento. Não que isso seja um problema para o consumidor que foge dessas preocupações da vida geek.

Atualizações a caminho. Algumas diferenças do Windows Phone 7 para a versão seguinte ficam de fora dos aparelhos atuais por falta de compatibilidade de hardware. Fabricantes ficam livres para complementar a experiência do sistema com aplicativos próprios e bem feitos. Por exemplo, o Nokia Dirigir (Nokia Drive em inglês) garante acesso offline a mapas — nos aparelhos da Nokia. Seria bacana ver outros fabricantes abraçando a causa e adotando uma produção mais significativa de apps próprios e exclusivos. Alguns deles servem para tapar o buraco de atualizações oficialmente confirmadas somente no Windows Phone 8.

Belo. O Windows Phone é diferente de tudo o que a gente já viu. É um sistema muito bonito, com animações perfeitas e uma abordagem diferente daquilo que a gente se acostumou a ver nas duas grandes plataformas que dominam o mercado. É muito bom saber que uma companhia do tamanho da Microsoft aposta no diferente e inusitado — o mesmo vale para o Windows 8, por sinal.

Bing. Há uma tecla exclusiva para o buscador Bing da Microsoft na plataforma também da Microsoft. Normal, trata-se de uma relação de privilégio para um produto da mesma empresa. Pena que o Bing para o Brasil ainda seja tão limitado se comparado com a versão da ferramenta para outros países. A MS poderia melhorar a experiência do usuário acrescentando mais recursos.

Compatibilidade. Sim, a Microsoft faz o Windows. Nem por isso descuidou dos proprietários de Mac que porventura se interessam pela plataforma. O Mac Connector sincroniza as fotos do iPhoto e as músicas do iTunes com uma enorme facilidade. Consome muitos recursos da máquina, mas também é importante observar que não deve ser um app para usar todo dia. Ou é? Eu não uso a menos que seja necessário. Entretanto, Microsoft, fique sabendo que você ainda deve a sincronização por Wi-Fi que marca presença no Zune Software.

Funciona muito bem no Mac

Funciona muito bem no Mac

Email. Disse antes e mantenho que no meu Lumia 800 não consegui estabelecer uma relação de confiança com o aplicativo nativo de email. Não quer dizer, porém, que não funcione da maneira apropriada em outros dispositivos ou em outras combinações de hardware e software. Por aqui, mesmo com a mais recente atualização do WinPhone, as mensagens continuam problemáticas. Torço para que seja algo que só acontece comigo.

Office. Levar um celular com Windows Phone para casa significar ter acesso a aplicativos nativos de Word, Excel e PowerPoint. A suíte de produtividade mais usada no mundo — simples assim. A compatibilidade tem importância na vida de executivos e o pessoal que depende da leitura e resolução de problemas apresentados em documentos com o formato da Microsoft.

Social. As redes sociais vêm de fábrica com o Windows Phone. A experiência faz parte do núcleo do sistema. Por exemplo, a parceria da Microsoft com Mark Zuckerberg permite colocar o bate-papo do Facebook diretamente na tela do celular. E é um sistema inteligente: redireciona automaticamente o texto para a rede social ou para o SMS, dependendo da disponibilidade do contato. O WinPhone puxa e confronta as informações dos contatos no Twitter, LinkedIn, MSN Live e monta uma agenda mais completa com todos esses dados.

Chat via Facebook no Windows Phone (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Chat via Facebook no Windows Phone.

Concluindo

O Abrindo Janelas se propunha a desbravar as novidades do Windows Phone. Acredito que a Microsoft e parceiras investiram pesado no marketing para vender a plataforma ao consumidor final. Com isso, coube a nós dar mais destaque a alguns problemas pontuais que incomodam quem depende do celular para a vida.

Alguns leitores apontaram em outros artigos e dirão neste aqui que a mão pesou demais em expor muitos problemas e poucos benefícios da plataforma. Pois bem, para esta parcela dos leitores eu tenho uma resposta: partimos do princípio de que o produto tem que funcionar. Se funciona extraordinariamente bem, terá esta merecida nota. Se funciona aquém do esperado, aí também nos cabe o dever de avisar. Acima estão apenas alguns pontos positivos e outros negativos do balanço que fazemos da plataforma. Não quer dizer que a odiamos ou que não a recomendaríamos para ninguém. Os fatos expostos servem para que o consumidor decida se a compra de um celular com Windows é uma opção ou não.

Qualquer sistema operacional pode ser o melhor ou o pior para determinado consumidor. Tudo depende de suas necessidades. O mesmo vale para uma plataforma móvel. Este Abrindo Janelas serviu para demonstrar e também alertar sobre os recursos do Windows Phone. Agora cabe a você — somente você — decidir qual será o seu próximo smartphone.

Por fim, agradeço a todos pelos comentários, pelos elogios e pelas críticas. Como disse anteriormente, este foi o primeiro canal dedicado exclusivamente a um produto. Nós nunca havíamos feito isso antes. Fica o aprendizado. Até a próxima!

72 Comentários (Deixe o seu!)

  • Ótimo post, Thássius!

    Realmente, faltam muitas aplicações para o Windows Phone, diversos portais, aplicativos chave e títulos importantes precisam chegar a plataforma. Todo dia vejo usuários comentando no Twitter, que não compram um aparelho pelo simples motivo: “Ah, mas não tem o Instagram”.

    A atualização foi outro ponto que espantou usuários novos, pelo simples medo do Android, apesar de não achar que ela foi tão radical, ao menos não agora, ainda mais que o sistema tinha dois anos e ainda receberá o 7.8 com dois anos e meio, mas a culpa, foi da entrega tardia da Nokia.

    O Bing é bom, mas ainda tem muito a melhorar no Brasil, aquele botão de busca já me quebrou o galho em muitas situações no dia a dia. A compatibilidade do Zune também peca, muitos usuários do Linux se desfizeram, por não ter um aplicativo disponível.

    A melhor experiência com o Windows Phone, certamente é a interface, integração com redes sociais, nuvem e na minha opinião, o email. Acho que tem muitos pontos a ser melhorados, não só para mim, mas para o público em geral: aplicativos de peso, melhora nos aplicativos atuais (WhatsApp no Windows Phone é sofrível), usá-lo com pendrive e transferir arquivos via Bluetooth (eu nem ligo, mas o público, fala muito disso), aparelhos com mais desempenho (usuários Android se gabam muito dos seus quadcore, não tão úteis), acredito que o Windows Phone 8 seja um passo adiante e fará o sistema ser competitivo.

    • Rafael Machado
      728c

      eu acho que não ter Instagram pode ser um ponto positivo.
      =P

      • Arthur Amorim
        327c

        EyeEm > Instagram

        • Não para a massa. Não importa se é melhor, faça o que as pessoas querem e assim você terá usuários. Ou crie algo novo que todos querem.

          • microsoft é lixo ,, o windows phone é uma tentativa frustrada de fazer as pessoas usarem so produtos da microsoft !!! felizmente este OS não vendeu nada , e o android que é gratis e livre esta em todos os lugares !!! ai com certeza teremos um mundo melhor onde a Micro$oft não tem mais o monopolio das tecnologias digitais !!!!

            • Não julgo as pessoas aqui pelo OS que usam, mas cara, nada mais fanboy que o seu comentário, você não está aberto a novas ideias, desconhece totalmente o propósito do sistema operacional em questão.

              Você é o típico usuário, que por mais que a Microsoft lance um ótimo produto e toda a comunidade aplauda, só vai falar mal, de tudo e todos, sempre tem um argumento na ponta da língua. Ainda bem que sou aberto a todo o tipo de tecnologia e não fico preso nesse fundamento velho. Eu uso produtos da Microsoft, Samsung, Apple, Google, tanto faz, se adequando ao que eu gosto e achar melhor. Abra a mente, Henrique.

            • Rafael

              Onde está o botão de unlike quando precisamos?

            • Welington Souza
              92c

              Deveria ter um local para negativar certos comentários…

            • YanGM
              1c

              Sua mente é mais fechada que qualquer produto da Microsoft.

            • Kessler
              1723c

              O Windows Phone tem um share muito maior nos smartphones do que o Linux jamais teve nos desktops.

              Só dizendo.

            • Ortiz Vinicius
              28c

              Confesso que sou Apple Fanboy, mas estou adorando o Windows Phone, pra mim os unicos pontos negativos é a questão dos aplicativos e o IE.
              Devemos ter a mente aberta, principalmente na área da tecnologia, tudo bem ter uma filosofia de vida, mas afirmar que “o windows phone é uma tentativa frustrada de fazer as pessoas usarem so produtos da microsoft” é totalmente errado, afinal o mundo mobile é dominado pelo iOS e Android, logo a Microsoft está tentando quebrar o MONOPOLIO, com um produto totalmente diferente de seus antecessores.
              (minha opinião)

        • Acho a proposta do EyeEm bem melhor que a do Instagram.

          Não ter Instagram para Windows Phone é relativo, não é um aplicativo que faz falta nenhuma como faria um Foursquare por ex.

          • Na verdade, o Instagram tem uma boa base de usuários. O sistema do EyeEM é legal, mesmo, mas não tem usuários, até a massa de usuários do Windows Phone, não sabe que esse aplicativo não existe.

            É como falarem que o Orkut é melhor, está cheio de ferramentas novas, nos fóruns, mas os usuários o mataram, é feio usar aquilo para a massa. Agora só vejo cartolas, fakes, nerds, fãs de anime e só, só tem isso por lá, por conta das comunidades, se não aquilo nem usuário teria mais.

            Agora quanto ao Foursquare, acredite, se não tivesse uma versão para Windows Phone, mas tivesse um concorrente no próprio, muitos iam deixar de migrar para o Windows Phone. Aplicativos assim fazem diferença. O Symbian até hoje é mal visto, não só pela sua lerdeza, mas pela demora em acrescentar recursos sociais decentes (e grátis).

      • Allan Cancian
        50c

        Galera, Instagram chegou a pouco tempo no Android. Não querem que do nada ele apareça no WP também, né?

        • Allan, eu não quero, mas como disse nos comentários, as pessoas não compram por esse motivo, sim, querendo ou não, agora no Android, Instagram virou obrigação em qualquer smartphone, ao menos para o pessoal que comenta sobre todo dia e eu recebo muito comentário. Ex: usuário de iPhone, vai comprar um Windows Phone na loja, tem conta no Instagram desde o surgimento (2010) e o usa sempre, acha que essa pessoa, quer trocar? Não, muitas vezes não, é esse público que você deve focar, se quiser roubar usuários.

    • YanGM
      1c

      Disse uma vez e digo de novo: se quad-core fosse tão bom assim o meu dual core não teria sido atualizado antes (Galaxy Nexus).
      Pronto, agora o Forb vai me xingar no Twitter por eu ter falado que tenho um GN

      • Concordo com vc…

        Mas tenho que admitir que o quad-core atualmente não diferencia tanto, porém, acredito que mais pra frente se diferenciará na hora de executar aplicativos mais pesados que necessitam de maior poder de processamento.

        • YanGM
          1c

          Quem sabe quando liberarem o Ubuntu for Android?

          • Se algum dos grandes sistemas atuais tivessem um suporte a multitarefa como a do MeeGo ou Symbian faria muita diferença um processador multi-core, mas com o Android, IOS ou WP não faz diferença, acho que só faz um pouco no Android porque ele é mais pesado, mas colocar um multi-core em um sistema que trava as uma atividades enquanto faz outra pra mim é totalmente desnecessário, quem sabe um Android com um processador de 1 nucleo apenas, mas potente, não seria mais rápido que os atuais hi-end (sei la não entendo muito bem sobre isso).

            Vamos ver o que a MS esta fazendo quanto ao multitafera do WP8, pelo menos o Qualcomm S4 plus que vai equipar a maioria dos proximos aparelhos com o sistema se mostrou melhor que muito quad-core (quad-core eu não uso nem no meu PC de casa que tem 4 anos, isso é ignorância), pra mim é mais mérito fazer um sistema leve como IOS e WP do que desenvolver um ultra-mega-hardware. Melhorem as baterias…

            • Rennan Alves
              425c

              O que multitarefa tem a haver com múltiplos núcleos?? O_o

            • Rennan Alves,

              Enquanto um nucleo processa uma coisa, o outro processa outra…o proposito do multicore não sempre foi esse?

            • Rennan Alves
              425c

              Com certeza, principalmente na economia de energia, só não entendi no que o polimento na multitarefa se beneficiaria com os múltiplos núcleos.

            • Pelo que eu sei, os atuais grandes sistemas param o processamento dos aplicativos que estão em segundo plano e o processador só toca o que você esta realmente usando. Até saiu uma matéria sobre alguém falando que o Android não aproveita os multiplos nucleos dos aparelhos como poderia.

              Se fosse um aparelho com um real-multitarefa e processador multicore, os nucleos trabalhariam um em cada coisa se dividindo como deveriam, e todas as tarefas seriam realizadas com a mesma velocidade.

            • YanGM
              1c

              Nossa tudo a ver o céu ser azul com a cabeleira do zezé.

  • @mos_axz
    1069c

    Eu gostei muito do Abrindo Janelas porque ele conseguiu demostrar muito bem que apesar do Windows Phone ser muito bom, ele tem muito o que melhorar. Eu tenho um Omnia W e para mim ele só não é perfeito para meu uso porque falta alguns apps importantes, como Tweetdeck/metrotwit e mais jogos. Hoje em dia os aparelhos estão relativamente baratos(um Lumia 710 pode ser encontrado por R$800) e para quem não é um usuário corporativo ou um mobile gamer, ele é uma boa opção a se considerar.

    Gostei muito, e que venha mais projetos como esse no Tecnoblog…

    • Ué, Tweetdeck e Metrotweet, não são exclusivos para desktop? Ou estou enganado? E os problemas dos jogos, devem ser a Marketplace do Brasil, que deve melhorar.

      E quem sabe o Tecnoblog não faça um especial com OS da Mozilla, né? Seria legal! :)

      • Nem dá pra que isso aconteça nem tão cedo, o Firefox OS tá muito feio e não-funcional ainda, até por que nem saiu do Beta ainda, calma lá! ASHDUHUDADAS :D

        Mas o Rafa tirou umas fotos do aparelho do John que vai ser o primeiro com Firefox OS, quem sabe ele não publique por esses dias, né?

      • @mos_axz
        1069c

        O Tweetdeck eu sei que tem pra Android, o Metrotweet é só pra desktop mesmo, mas por utilizar a interface metro, eu tinha a esperança que eles fizessem o port…
        Quanto aos jogos, a Marketplace Americana tem muitos sim, mas a questão de verdade é que falta jogos tipo os de iPhone, que competem com o PS Vita. Um Modern Combat e tal. Mas a tendência é que melhore mesmo…

        • Turdin
          3346c

          Metrotwit existe para WP7 faz tempo…

          Rowi é o nome do campeão =)

          • Entrei na página do desenvolvedor e não fala nada à respeito de uma versão para Windows Phone e acessei a Marketplace e também não vi nada, tem certeza?

            • Turdin
              3346c

              http://hiddenpineapple.com/rowi

              http://www.windowsphone.com/pt-BR/apps/304c9bfd-9b65-e011-81d2-78e7d1fa76f8

              Antigamente tinha referencias de um na página do outro, mas agora tiraram por algum motivo, se não me engano a equipe que desenvolvia era a mesma, devem ter separado.

              De qualquer forma, é um APP estilo Metro, muito bom, funcional e bonito =D

            • Agora entendi o seu comentário. Ele se chamava Metrotwit e mudou o nome para Rowi, no app para smartphone? Tem certeza? haha, sério, porque Rowi existe uma versão para Windows 8 e Metrotwit, outra. Ou seja, acho que o Metrotwit não existe para Windows Phone.

          • Tem Rowi para Windows 8…

    • João

      Um conselho: fuja do marketplace brasileiro. Crie uma conta live americana. Seja feliz. Dá até mais ânimo de usar o aparelho com enorme oferta de apps!

      De qualquer forma, parece que agora apps vendidos digitalmente não precisam mais passar pela burocracia enorme brasileira. Talvez em breve o marketplace se torne satisfatório…

      • Eduardo Gomes

        Mas é preciso um cartão Internacional Americano. Falam nos foruns de WP que cartão internacional brasileiro, não funciona.

        Bem, mas pelo menos os Apps Free deles, ainda compensa a empreitada.

        • Já vi algumas pessoas falando que na Marketplace brasileira cartão apenas nacional funciona, comigo não funcionou, tive que mudar meu cartão para internacional mesmo com a minha conta sendo brasileira.

  • Luigui Delyer

    Parabéns. É de posições assim que precisamos na imprensa quando tratamos de tecnologia. Tenho meu Samsung Omnia W e na moral, não troco por outro smartphone tão cedo. Estou satisfetíssimo com o aparelho. E que venha o Windows Phone 8!

  • Estou utilizando o Windows Phone 7.5 a uns dois meses, o sistema em si é muito bom, até agora não travou é a interação com as redes sociais é uma mão na roda, o Explorer está muito bom com navegação rápida e eficiente … agora estou aguardando a atualização para o 7.8 … até agora não sinto falta do Android e nem o IOS …

  • Vinícius
    1601c

    Parabéns Thassius!! A “edição especial” foi ótima!!
    Apontaram qualidades e defeitos da plataforma como se fosse uma conversa com o leitor! !Gosto de textos assim! Sucesso…

  • Carlos Fonteles

    Gostei do post. Sem puxação de saco nem fanboysmo. Todo produto deve evoluir, é impossível fazer algo e já vir perfeito. Até Deus não conseguiu fazer o mundo perfeito de primeira. São milhões de anos de evolução até chegar onde está, e muito mais tem pra evoluir. Não seria diferente com um “programa de computador”, onde “N’” variáveis e possibilidades existem no caminho da execução do mesmo.
    Tenho um Lumia 710 e não tenho muito do que reclamar. Um detalhe ou outro, mas no geral atende minhas espectativas. Apesar dos “haters” sempre criticarem, acho plausível e corajosa a atitude da MS: Arriscando sua “cabeça”, e fazer um produto com uma proposta nova, uma nova forma de interar com as máquinas, seja ela um computador, um celular, um console. No fim das contas tudo o que nós usuários queremos é a informação, entretenimento, mobilidade, nossas fotos, músicas, jogos, amigos onde formos. Isso é o futuro. E que venha o futuro. Quem venha W8, WP8 …

    • Fabio

      O mundo seria perfeito sem o ser humano aqui… os animais que o diga. :P

  • Po Tassius! Arrebentou no post! Meus parabéns! Que outros editores do TB aprendam a fazer posts assim!

    • @mos_axz
      1069c

      O problema desse tipo de post é que ele é formal demais. Um blog escrito sempre assim fica meio chato de acompanhar. O estilo de escrita que eu mais gosto do Tecnoblog é o do Trevix e o do Rafael, apesar de que TODOS os escritores do Tecnoblog são muito bons.

      Aliás, pela maneira que ele escreve, acho que o Thassius é formado em jornalismo ou algo semelhante…

      • YanGM
        1c

        Se ele é ele traiu o movimento jornalístico, que a pouco tempo atrás vivia zombando dos blogueiros.

        • Oi oi, eu agradeço pelos cumprimentos! Ainda não sou formado em Jornalismo, mas termino neste ano com a entrega do meu TCC. Estou escrevendo o “Manual Jornalístico do Blog” e apresento o trabalho à banca da Cásper Líbero (aqui em São Paulo) em novembro ou dezembro. :)

    • Eu gosto dos posts dos outros editores, as vezes acho que o Thassius abusa do dicionario de sinônimos rsrs mas faz posts muito bem feitos como no geral do TB, pelo menos os principais editores escrevem sempre de forma clara e explicativa, acho que essa que deve ser a proposta de um blog.

  • “Continuam faltando opções para tarefas banais, como se divertir no Instagram ou verificar os acessos de seu site em tempo real no Analytics. ”

    Bem o Instagram demorou para chegar no Android também, não foi da noite para o dia.

    Bem o WP está amadurecendo, com algumas coisas melhores e piores do que o iOS ou Android.

  • Fabio

    O Windows Phone 7.5 ficou muito bom mesmo, mas ainda não sei, a Microsoft topou com uma chuva de meteoros ao enfrentar um mercado tão alagado de dispositivos Androids e iPhones. Nada é impossível, no entanto; a empresa poderia se destacar com seu sistema móvel. De qualquer modo, pelo que se vê a companhia está tentando andar na lama com uma caixa de papelão na mão e cheia de pedra. A quota de mercado do Windows Phone não está nada satisfatória. Eih, vamos acordar, eu e você podemos achar o Windows Phone magnífico e “diferente”, mas o que a maioria dos consumidores pensa? O software móvel já vai completar dois anos e nada de ser o centro das atenções dos desenvolvedores e, o substancialmente, dos usuários. A questão não é criticar os pontos negativos do sistema; vivemos em um mundo onde as pessoas seguem tendências (modas), e para que uma empresa crie uma tendencia em torno de si é necessário um marketing pesado, principalmente o boca-a-boca. Com o Android aconteceu de tudo, de igual modo com o iPhone/iPad (iOS). Sinto muito em dizer, pessoalmente, que o Windows Phone tem que comer muito arroz e feijão para se tornar uma tendência promissora, especialmente nos EUA, onde o SO não sai dos 3.5-3.9% de quota de mercado – contra 51% do Android e 32% do iOS. Ainda no meu ponto de vista, pelo que explorei o Windows Phone 7 e Windows Phone 7.5, não recomendaria a ninguém. Sem contar que a falta de atenção da Microsoft em deixar aparelhos desatualizados, foi como remover um pulmão da empresa no setor móvel. Agora ela se foca mais no Windows Phone 8 para garantir objetivos, os mesmos que tinha antes de lançar o Windows Phone 7 (conquistar usuários), os quais acabaram sendo frustrados no meio do caminho. 24 meses e nada! Se o WP tivesse chegado junto com o Android (ou no início de janeiro de 2009), a briga estava feia no ecossistema móvel, com os combatentes: iOS, Android e Windows Phone. A mãe do Windows pode ter chegado tarde para a festa, e ainda não sobrou bolo.

    • Luandersonn
      1393c

      Sobrou bolo, e até a Canonical vai se lambusar dele… E ela só chega em 2013…

    • Dorio

      De tanto ouvir falar em android acabei me aproximando de um. Após trinta dias de tentativas frustradas, decidi por enquanto ficar com meu velho symbian até que apareçam aplicativos realmente práticos para o android. Não tem nenhum enfeite, mas faz bem tudo que preciso dentro do básico. Espero que os Windows phones consigam dar cabo do mar de aplicativos de terceira qualidade e inúteis existentes no android market, pois quantidade não é sinônimo de qualidade. Não é que o android seja ruim, mas também não é bom. Há muita falácia e marketing em torno dele, todos parecem estar hipnotizados pela ideia, porém já está na hora de se ver a realidade. O grande problema é a integração. Há muito enfeitezinho, marketing, comentários de revistas especializadas provavelmente pagas, mas a praticidade está pouca. Afora a gastronomia do comentário acima, é óbvio que para determinados tipos de usuários interessam mais os enfeitezinhos e efeitos visuais, mas isto são coisas que podem ser trabalhadas em cima de sistemas operacionais que funcionem, porém só enfeitezinhos não dão sobrevida a nada. A tecnologia Apple primou pela integração e concisão, e acertou. A tecnologia Android por enquanto está longe disto, também precisa muita melhora, o que não quer dizer que não seja viável. Aliás acredito que vá melhorar bastante, conforme a concorrência vá aparecendo, mas a concorrência também vai melhorar e aí… quem ganhará seremos nós usuários, pois eles precisam nos agradar. Ganha quem agradar mais. Contudo, longe de estar definida, a verdadeira batalha está apenas começando. Por enquanto o vencedor é de longe o IOS, porquanto companhia individual. Quantas companhias vendem seus aparelhos com Android? O que vende é o apelo do fabricante produtor do aparelho, não importando tanto o SO. Por enquanto está cômodo para elas instalarem este sistema operacional em seus aparelhos, por ser aberto e estar agradando por falta de opção.

  • Meu colega tem um windows phone, é fantástico. Me surpreendeu a qualidade do produto.

    O que o iphone e windows phone estão pecando é na disponibilidade dos aplicativos de sincronização para a plataforma linux. Oficialmente não há aplicativos, o que é uma pena.

    • Rennan Alves
      425c

      E o Ubuntu One? Não existe aplicativo para ele?

  • Parabens Thassius pela habilidade em ponderar prós e contras do WP. O que eu incluiria nesta lista…

    - Uma “Central de Notificações” faz falta. Tá certo que o Hub de contatos já reuni todas as atualizações das redes sociais, mas este não contempla as notificações de sistema e de apps. (CONTRA)
    - Com o WP8, a MS promete a melhor e maior integração do smartphone com o tablet e também o PC (Com Windows 8). Além do suporte nativo a aplicativos importatissimos como o Office, o fato de o Windows 8 compartilhar do mesmo “Kernel” para todas plataformas, possibilitará coisas fantásticas como fazer rodar um App para PC no Tablet com processador ARM e até mesmo no WP8 (que deixará de usar o kernel do WinCE como acontece no WP7). (PRO)
    - O WP7 desperdiça MUITO o espaço da tela! Percebo que poderia caber muito mais informação na tela se não fossem as fontes e os espaçamentos tão grandes, pode ser porque a MS preza a fluidez de uso pra melhorar a empunhadura (o que contribui quando precisa operar o sistema só com uma mão), mesmo assim acho que a informação poderia ficar mais condensada. Aos que não repararam nisso, observe! (CONTRA)

  • @mlhz
    137c

    ta ai um aparelho que eu comprei e vendi. Restrito demais (pior que o IPHONE) e ruim mesmo. Ruim de discar, ruim de bateria, ruim de sinal, péssimo para personalizar. Ruim mesmo. Graças a deus me livrei da bomba.

    • Carlos Fonteles

      Não é o aparelho q é ruim, foi vc que não se adaptou ao sistema. Sua mente ainda está presa à conceitos da década passada.

    • Falou o cara que usa Windows Vista…

  • Guilherme

    Estou testando um Windows Phone (Nokia Lumia 800) para uma possível adoção de plataforma única corporativa e senti falta de funcionalidades corporativas que sem dúvidas a microsoft teria vantagem em desenvolver. Ex.: Integração com o Acitve Directory para autenticar usuários válidos do domínio corporativo; conexão VPN para instalar um cliente CISCO para ramal VOIP, Um cliente de Terminal Service entre outros itens. Não sou fanático Apple, mas tenho que admitir que até para fins corporativos o Iphone consegue mais integração com a plataforma MS que o próprio SO mobile da MS… Enfim, estou apostando muito da plataforma e espero que essas funcionalidades sejam incorporadas…

  • Fiquei curioso de mexer em um aparelho com Windows Phone agora…

    • esse “com Windows Phone” saiu errado, quis dizer aparelho Windows Phone.

      se desse para editar o post facilitaria a vida… =)

      enfim

  • Eduardo Gomes

    “Qualquer sistema operacional pode ser o melhor ou o pior para determinado consumidor. Tudo depende de suas necessidades.”

    A melhor conclusão de todas.
    ___________________________________________________________
    Eu tenho um Wp, e ele atende minhas necessidades plenamente.
    Eu não preciso de “Istragano” para ter um smartphone, tao pouco PassarinhoNervoso.

    Bem, mas isto é um blog de tecnologia, é plausível que aqui tenhamos opniões mais fervorosas sobre sistemas X ou Y que são isso ou aquilo.

  • na última imagem está aparecendo o nome em cima de samsung já trocou de patente a microsoft antes era a nokia!!!

  • O fato é, nenhum sistema vai ficar parado, todos sempre vão receber atualizações melhorando o que já existe dentro de sua filosofia, dentro da sua forma de tratar as coisas. Quero dizer que os problemas que o Thassius descreveu no Abrindo Janelas todos sabem que vão ser solucionados uma hora ou outra (bom, pelo menos comigo tudo sempre funcionou 100% no Lumia 800).

    Decidir por adotar um sistema ou outro também depende muito das parcerias envolvidas em torno dos fabricantes de hardware e do desenvolvedor do sistema operacional, pra mim isso pesa muito, e vi como o casamento perfeito entre Nokia e Microsoft, a empresa que tem mais capacidade de surpreender em novidades no hardware e que sempre fabricou seus produtos primorosamente com a ótima autentica proposta do Windows Phone feito pela empresa fenômeno em software (queira ou não).

  • Ramon Melo
    2410c

    Não acho que a mão pesou demais, foram até bonzinhos com o novato. Até agora não sei como rodar um vídeo MKV 720p (H264/AC3) ou um arquivo de música FLAC, como tirar uma impressão de tela ou como conectar o telefone a um projetor VGA, coisas que os Galaxies fazem com um pé nas costas e os iPhones fazem com uma ajudinha da App Store.

    Mas, enfim, já devolvi o Lumia 800, não faz mais diferença para mim.

    • caRIOca
      178c

      Realmente quer fazer do Lumia de “Mini-Computador”, vai se frustar, tenho um Galaxy Sll e comprei um Lumia 710 para experimentar e estou adorando o sistema da Microsoft. O Windows Phone 8 promete!

      • Ramon Melo
        2410c

        “Mini-computador”? Nada do que eu citei é especial, os Androids, iPhones e até Symbians já fazem desde 2010, são características básicas de um smartphone. A própria Microsoft admitiu o fracasso com o Windows Phone 8, que traz tudo isso e muito mais.

        O WP7 é muito gostoso de usar, mas muito ruim de se ter. É legal para mostrar aos amigos, mas irrita quando você descobre que não pode fazer nele o que já fazia antes no smartphone da sua escolha.

  • Comprei um Omnia 7 em dezembro de 2010, vou fechar 2 anos e meio de updates,
    Toh felizão…

    Na mesma época um colega comprou um android 2.3 da motorola, q continua nessa ate hoje…

  • Carlos Eduardo

    Eu achei um bom sistema para celular. Eu ja usei IOS e hj uso o Android ICS. O WPhone 7 n ganha desses dois, na minha opinião pessoal, mas tem suas peculiaridades que pra mim está acima dos primeiros androids e dos demais sistemas nao citados.
    Tenho um Xperia S com android… nao peguei o Lumia 800 pois é fraco perto do que eu tenho. Mas vejamos futuramente os proximos aparelhos com o WPhone 8.

  • Eu já detesto a Microsoft, este post do próprio blog só vem a confirmar que, a famosa da “janelinha” ñ oferece uma sincronização tão perfeita com a concorrência. Ao contrário da Maçã que tem sincronismo perfeito na concorrência. Tsc, tsc…

    http://tecnoblog.net/98572/windows-phone-mac/

  • Gabriel

    Pessoal, sobre APP’s de fotos pra WP, prefiro mais o Lomogram que o EyeEm. tem mais filtros, corta fotos em várias medidas e tem molduras, além de upload nas redes sociais como o EyeEm.

  • Marcelo
    1c

    Sincronizar.

    Comprei o Lumia 710 pensando na facilidade em sincronizar a agenda do outlook com o telefone.
    Porém descobri que tem que ter uma conta para sincronizar no live xxxxxxx@hotmail.com e daí então sincronizar no telefone.

    Porém nisso ja tive erro de fuso horario (todos os meus compromissos se perdiam com diferenças de 3 horas pra mais ou pra menos).

    E o mais importante, a agenda do outlook que nao sincroniza com o telefone.

    Penso que muitas pessoas que compram o Windows phone optam justamente por pensar na compatibilidade de sistemas de comunicação relacionados ao windows/hotmail… Mas a microsoft deixa esses furos…

  • Estou pensando seriamente em pegar um wp, mas serio, faço uso intenso de bluetooth, e entendo o bloqueio. Tive um 3GS e me desfiz do mesmo por causa dessa limitação. Nem todos meus amigos possuem smartphone entao como compartilhar uma foto ali naquele momento? Mas bem isso tambem nao é um impedimento para se mudar os costumes… Hoje estou no android, mas é meio chato isso de se lançar duas versoes por ano, pois nenhuma fabricante já lança o telefone com a versao mais recente (nexus nao conta) e ficam nessa emblematica luta por atualização. No IOS ao menos 1 vez por ano se tem atualização, no WP pelo que tenho lido, aparentemente 1 a 2 atualizações por ano, mas as pequenas individuais do fabricante… Outra coisa que pega um pouco é a capacidade de usar somente memoria interna, agora no novo wp colocarão o SDcard que é muito bem vindo…

  • cellomagalhaes
    1c

    É terrivel o fato da Microsoft nao se agilizar criando uma solução eficiente pra sincronizar
    Windowsphone>Outlook.com>Microsoft Outlook

    Pois pelo que sei até o Iphone e Android tem soluções melhores pra sincronizar com o MS Outlook.

    Consegui fazer o seguinte: Sincronizar o calendário do MS Outlook com o Outlook.com.
    Porém as tarefas ainda continuam esquecidas pela Microsoft.

    O Outlook.com ta sincronizando tudo com o Windows phone.

    O problema:
    O calendario e tarefas do MS Outlook não sincroniza com o Outlook.com, e quem trabalha o dia todo com o MS Outlook sabe o quanto isso facilitaria.

    Tem que criar um novo calendário: (exemplo calendario2)
    Necessário ter uma conta do Hotmail (outlook.com) cadastrada no Ms Outlook e o Outlook hotmail connector instalado.
    No MS Outlook (2007, 2010 ou 2013)

    Ir em Calendário> clicar com o botão direito em cima do calendário e criar um> Novo calendário, que chamo de Calendario2, Ele vai pedir pra selecionar > onde colocar a pasta, aí > selecionar a pasta calendario da sua conta hotmail, e não na pasta calendario do outlook.

    Aí está criado o Calendario2 que deve aparecer em calendarios como “calendário2 endereço@hotmail.com”

    OK. Nesse endereço voce coloca seus compromissos e ira sincronizar com o outlook.com. Porém as tarefas ficam esquecidas.

    Mas se quiser que os eventos desse calendario2 apareçam na janema de tarefas pendentes do Outlook (aquela barra na direita do email), tera que ir em

    Arquivo> Configurações de contas> Arquivos de dados > E definir a conta do Hotmail como a padrão.

    Medida paliativa, incompleta, mas desconheço outra.
    Ta me quebrando o galho enquanto a Microsoft nao se agiliza em criar uma solução aos usuários do Microsoft Outlook 2007, 2010 e 2013.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.