Aplicativo oficial do TSE mostra informações dos candidatos (e peca pela simplicidade)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O primeiro turno das eleições acontece no dia 5 de outubro, daqui a menos de três meses. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo para (tentar) ajudar você a escolher seu candidato. O Candidaturas, disponível para Android e iOS, mostra as principais informações sobre os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, bem como seus vices e suplentes.

Os dados exibidos no Candidaturas também estão disponíveis no DivulgaCand, sistema do TSE atualizado todos os dias. No Candidaturas, você pode encontrar todos os políticos que estão concorrendo a determinado cargo no seu estado, juntamente com o partido, coligação, número, foto, site e… é só isso mesmo — o que não faz muito sentido, porque essas informações já estarão nos milhares de papeis jogados nas ruas no dia das eleições.

candidaturas-iphone

Em compensação, no DivulgaCand é possível acessar informações bem mais interessantes, como o limite de gastos para a campanha eleitoral de cada candidato, certidões criminais, bens declarados e, o que é mais importante, as propostas de governo — boa parte dos candidatos já enviou documentos detalhando o que se propõem a fazer em seus mandatos caso sejam eleitos.

Como o Candidaturas ainda está apenas em sua primeira versão, é possível que o TSE inclua informações adicionais no futuro. Caso contrário, outros desenvolvedores poderão fazer esse trabalho: o Transparência, ótimo aplicativo lançado em 2012 para iOS e Windows Phone, deve ganhar uma versão com os candidatos de 2014 em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados