Ir para o conteúdo.

Início » Google » Google apresenta novo Android Market: é clicar no computador e instalar no telefone

Você sempre quis isso: escolher um aplicativo enquanto está em frente ao computador, e imediatamente o download começar no dispositivo móvel que você carrega. Sem links, sem QR Codes, nada. Agora isso é possível para quem tem um telefone rodando o Android. Sim, o Google passou a perna na concorrência e foi o primeiro a lançar esse recurso.

O anúncio da nova funcionalidade foi feito nessa quarta-feira, no mesmo evento em que as compras in-app foram apresentadas. Para que tudo funcione nos conformes, a empresa reformulou totalmente o Android Market. A versão web da loja de aplicativos do Google finalmente merece o seu acesso.

Captura de tela do novo Android Market Web Store

Android Market de cara nova | Clique para ampliar

Para início de conversa, um novo design. Fazia tempo que o site do Android Market gritava pelo amor de Deus para que alguém lhe desse uma nova roupagem. O novo layout é bem mais agradável, com filtragem rápida por categorias e aplicativos mais baixados (os gratuitos e os pagos). Carrosséis de destaque ainda ajudam a destacar o que de melhor está presente no Market, para quem não sabe o que quer baixar.

Depois de escolher aquele aplicativo que merece ser instalado imediatamente no smartphone, é só clicar no botão Install. Um balão apresenta todos os dispositivos que atualmente estão atrelados à sua Google Account. Depois de escolher um deles, pum!, o aplicativo começa a ser baixado quase instantaneamente no celular.

Captura de tela do Android Market com seleção de dispositivo

Escolha o dispositivo no qual o app será instalado

Eu fiz o teste e estou impressionado. Entrei no Android Market, escolhi o aplicativo Advanced Task Killer e mandei instalá-lo no Motorola Milestone 2. Menos de um minuto depois (30 segundos, se bem contei), lá estava o app sendo baixado e depois instalado no aparelho. Muito fácil.

Se você é dono de um aparelho com Android, seu dever tecnológico é de entrar no Android Market agora mesmo para testar esse novo recurso que é simplesmente fenomenal.

Esse é o Google ouvindo nossos pedidos acerca de uma plataforma tão importante. Não bastasse inventar a instalação remota de aplicativos no Android, a empresa aproveitou para incluir vídeos nas páginas de aplicativos (o que deve facilitar na hora de decidir se quer comprar ou não).

Outra novidade do Market é que os desenvolvedores poderão determinar preços específicos do aplicativo para diferentes moedas. Em breve, um desenvolvedor que cobra 5 dólares por um aplicativo terá como cobrar 5 reais por esse mesmo software para consumidores do Brasil (sabe como é, nosso poder de compra é inferior ao dos americanos). Quem não quiser, terá opção de fazer a conversão automática antes de o usuário pagar pelo aplicativo.

55 Comentários (Deixe o seu!)

  • @brunogdb
    4239c

    Vai ser estilo iTunes?

    • Shimatai
      14c

      O que tem a ver com a iTunes?

      Esse novo esquema de instalação permite que você instale aplicativos sem a necessidade de conectar o aparelho ao computador… instalação sem-fios, estilo AppBrain.

      Nisso o iOS está muito atrás do Android.

      • Realmente não tem nada a ver com a iTunes. O Google não oferece nenhum aplicativo “instalável” no computador que sincronize os dados com o smartphone.

        Com essa novidade do Android Market, podemos dizer que a necessidade de inventar uma iTunes acabou-se de vez. Ou quase, se o Android Market fizesse o backup automático dos aplicativos.

        • Bom, o Market até faz o backup, o problema é que nem sempre instala de automático. Se assim que logar na conta google depois de ter o celular resetado, se não terminar de baixar de novo os apps (o que é automático também) e desligar o celular, já era sua antiga lista de apps…

          • E, caramba! Na versão web do Android Market ele exibe os apps antigos também *—*! Provavelmente apps que eu perdi ao fazer atualizações “por fora” e não deixei o backup acontecer (ou fiz pelo appbrain)…

    • @brunogdb
      4239c

      Nada, eu achei que Podia baixar Pelo computador também.

  • Já existia um app pra isso no Android há cerca de um ano. Chama-se AppBrain, sempre usei.

    • Agora é um recurso nativo. :)

    • Shimatai
      14c

      Eu também uso o AppBrain. Muito bom, por sinal. Agora temos nativamente.

      • Alexandre
        3968c

        No gingerbread tem um recurso (nao se tem nas versoes anteriores) de ativar backup no google que pelo que eu li no xda forum faz um backup de todos os apps… mas nao sei se eh como aquele esquema de sync do itunes ou se eh um backup daqueles que vc soh usa quando a coisa fica tenebrosa…

  • Jorge
    326c

    A MarketPlace do Windows Phone 7 que nasceu agora já faz isso faz tempo e bem mais bonitinho ehehhe

    • Qual é o site da web store do Windows Phone 7? Confesso que eu não conheço.

      • Jorge
        326c

        http://www.bing.com/browse?g=wp7&mkt=en-us

        Conheça, sem falar do próprio zune em que você instala aplicativos mesmo se seu ceular tiver longe por wi-fi, manda e baixa música (zune pass), fotos, vídeos ….

    • Shimatai
      14c

      O AppBrain existe muito antes do Windows Phone 7 pensar em nascer. Todo mundo copiou isso do AppBrain pra Android.

      • luis felipe

        ate eu ja tenho tambem

  • Realmente é impressionante! Seleciono o aplicativo a instalar na versão web e, em 4 segundos, ele começa a ser baixado no aparelho. Muito simples.

    Agora é mais fácil ver quais foram os aplicativos baixados com sua conta (já que o app da Android Market só mostra os instalados). Isso facilita na migração de um aparelhos.

  • Eu acho lindo fazer isso com books no Kindle: comprar no pc e madar entregar no celular ou iPad. Fazer o mesmo com apps deve ser legal tb.

    Mas diz uma coisa: da pra instalar algum jogo legal tipo need for speed hot pursuit ou rage hd? Ou Android continua só com jogo da cobrinha e sudoku? :D

    • A plataforma já possui jogos bem evoluídos como Need For Speed (http://bit.ly/ihqTOC), Raging Thunder 2 (http://bit.ly/eearNw) e outros…

    • A Gameloft está investindo pesado em games para Android. O NOVA, de tiro, é uma opção bem bacana. Mas realmente o iOS continua sendo líder nesse quesito.

      • Jorge
        326c

        O Windows Phone 7 tá caminhando bem rápido, toda quarta feira a Microsfot Lança jogos Xbox Live, como na versão pra console toda quarta com conteúdo novo e de ótima qualidade.

        Claro que todo dia são lançados jogos, mas dia de quarta é o capricho da MS.

        Halo já está em desenvolvimento =P

  • Simplesmente fantástico!
    Acabei de testar no Milestone 2 aqui, não tem delay não… o meu foi na hora o download e instalação.

  • Alexandre
    3968c

    Pude conferir a loja. Achei que faltava mesmo android app na web. Baixei um app pra testar e foi bem rápido, mas tive uns bug que pode ter sido zebra do próprio nexus. Alguns app que estavam no usb pareciam desinstalados , mostrando um ícone do android. Dei um boot e nada. Aí fui no gerenciador de app e os que tavam com zebra estavam com os dados zerados. Bastou uns instantes e voltou ao normal…O nexus s é bem legal mas tem uns bugs ainda, ou no gingerbread ou no hardware. Como só ele tem o android 2.3 estão tendo trabalho para arrumar. Para se ter uma ideia já teve 2 updates e têm uns bug forte ainda….

  • Alex Pinheiro

    Task Kilers fazem mal pro seu Android.

    • Rafael Oliveira
      1c

      O Android não precisa de task killers, pq o sistema já faz todo o gerenciamento de memoria da melhor maneira possivel. E mesmo assim, a partir do Froyo (que é o que está no Milestone 2), todos os tasks killers não funcionam mais. Parece que agora é proibido de um aplicativo fechar outro aplicativo, isso fica a cargo do sistema.

      • Nem sempre.

        No FroYo o que acontece é o app ser encerrado e logo em seguida voltar à memoria.

        E Task Killers, quando bem usados, são SIM úteis. Por exemplo, se um app foi escrito ridiculamente e está dando bugs toscos, resolvendo só reiniciando: Só dar um “kill” e abrir de novo.

        Agora, dar kill só pra liberar memória, pode acabar sendo inútil…

        Eu uso Task Killers quando é preciso, e me é útil, mas não para liberar memória e pensar que assim estou diretamente melhorando a vida da bateria ou outra coisa.

    • Só posso entender que a escolhe do ATK foi puta trollagem….

      Não tem como não ser… está mais do que divulgado que ele não é necessário e na grande maioria das vezes tem o efeito contrário ao que deveria.

  • Quem fala do AppBrain: ele era EXTREMAMENTE anti-intuitivo (e olha que eu não sou nada exigente com curvas de aprendizado). De qualquer maneira, agora está mais prático e rápido, com o Market oficial pela web. Bem melhor que iTunes e DoubleTwist (cópia fuleira do iTunes para dispositivos Android).

  • Funciona como o appBraian!!

  • Caio Furtado
    4524c

    Incrível!

  • Eu não tive tanta sorte assim! com migo esta dando erro, consegui efetuar o login e Talzs… vejo os app estalado em meu telefone.. mas não consigo estalar nada remotamente! :-(

  • Marcelo

    Puts…que maravilha…agora só falta a versão do meu market no flipout atualizar…que até agora nada ¬¬

    Flw…!!! :f

  • Tenho que configurar ou melhor dizendo onde eu atrelo meu celular a minha conta do google?

    • Rardgi
      1c

      Se você possui uma conta de Gmail, é só escolher o software no Market e, ao clicar em “instalar”, será solicitado que você faça o “login”. Pronto, é muito mais rápido e melhor, nativo \o/

      • comigo isso não aconteceu.
        tenho gmail e android, faço login e….. não há androids atrelado a minha conta.

        help, algm?

        vleo

  • Simplesmente mais um feito excepcional do Google, é impressionante como a instalação é instantânea.

    De fato o AppBrain já faz algo parecido a muito tempo e acho muito bom, mais só faltava um detalhe instalar pela direto da web pelo menos eu nunca vi.

    E pode escrever que vem mais por ai!

    abrs

    • Tinha um app do AppBrain chamado “Fast Web Installer”, que fazia isso. O problema é que em uma das atualizações do Market essa função foi bloqueada… Agora descobrimos talvez o verdadeiro motivo do bloqueio…

  • @brunogdb
    4239c

    Sensacional, agora, será que as empresas irão copiar isso?

  • Ramon Melo
    1033c

    “Outra novidade do Market é que os desenvolvedores poderão determinar preços específicos do aplicativo para diferentes moedas. Em breve, um desenvolvedor que cobra 5 dólares por um aplicativo terá como cobrar 5 reais por esse mesmo software para consumidores do Brasil (sabe como é, nosso poder de compra é inferior ao dos americanos). Quem não quiser, terá opção de fazer a conversão automática antes de o usuário pagar pelo aplicativo.”

    É que nem na Nokia Ovi Store, que os apps de 2 dólares custam 10 reais?

    • Nossa, :O.
      Mas na Ovi são os desenvolvedores mesmo que escolhem o valor para outra moeda? Ou é tipo uma “taxa” que vai pra Nokia BR ou coisa parecida?

      De 2 ir pra 10 reais é quase 2,5x o preço! @__@”

  • Luciano Vieira
    304c

    Eu gosto de organizar os app’s pelo computador, no iTunes. Acho mais prático.
    Isso é possível com o Android Market?

  • Err, ele acha que estou com zilhões de apps instalados que eu nem lembrava que ainda existiam! :/
    Tinha que ter uma forma de o market do telefone sincronizar com a web os apps instalados, assim como no tão falado appbrain…

    • Rardgi
      1c

      Calma! Ele começou agora… Melhorias com toda certeza, virão! Pode apostar… Se tem uma empresa rápida em fazer updates em seu aplicativos/sistemas, essa empresa é a Google. Os caras são fod#@s!

  • EDI LOPES
    940c

    essas coisas que me deixam tentado a ter um smartphone android, mas eu vou lutar ate o ultimo segundo para continuar com meu celular que tem como acessorio uma lanterninha. kkkkkk
    Serio nao quero ta nessa vida de ficar 24 horas ON e sei que o dia que uter um smartphone ai ja era

  • Não vou precisar abrir a porcaria do Kies? *-* Obrigado, Google.

  • O recurso de download é realmente fantástico, funcionou e é muito rápido! Valeu, Google!

  • Rardgi
    1c

    E isso é só o começo. Google em muito breve será > All rs

  • Perfeito esse sistema! Google só cresce!

  • Não tem meu aparelho e quando clico no help dá ‘page not found’.

  • Rardgi
    1c

    O mais legal, é que fica bem mais fácil de garimpar apps ou jogos. Só hoje já achei uns 4 joguinhos muito legais e de grátis =)

  • E alguma notícia sobre atualização de Android pra Motorola i1 (nextel) ? Tenso fica com essa versão 1.5.

    • Hernani
      1c

      Meu irmão tem ele, não vi nenhuma noticia a respeito

  • Hernani
    1c

    Demorou mas apareceu, agora só falta disponibiliarem as atualizações do próprio Android no site

  • caiolsantana@gmail.com

    Sou novo com o Android e queria saber como eu faço para configurar os meus aparelhos na minha conta google.

  • Cara, eu tenho a conta associada e tal, MAS
    ele nao me mostra na aba o modelo do meu celular (Galaxy 5)
    e diz que foi instalado com sucesso, MAS não instala bolufas nenhuma
    no celular ;/
    Que que eu devo fazer ?

  • Waldemar Olbertz

    Quando tento baixar um aplicativo do Market.Android, diz que não tenho telefone associadoa à conta do Gmail. Meu celular é um Hiphone clonado (Chinês). Como faço para atrelar o meu Hiphone á conta? Agradeço se me enviarem ajuda por email também. Waldemaar.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.