Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » Twitter e Facebook ganham bênção do papa

O papa Bento 16 “abençoou” os meios de comunicação digital nesta terça-feira durante a apresentação do tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012 — debate promovido pela Igreja Católica a respeito das comunicações de massa.

De acordo com o pontífice, serviços como o Twitter e Facebook podem ajudar fieis a encontrarem respostas para algumas de suas dúvidas mais profundas, desde que intercaladas com períodos de silêncio e reflexão.

“Grande parte da dinâmica actual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas”, afirma o líder religioso.

“Devemos olhar com interesse para as várias formas de sites, aplicações e redes sociais (…) que na sua essencialidade, contém breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo, como na bíblia – que podem exprimir pensamentos profundos”, completa o Papa, para em seguida lembrar aos fiéis que o silêncio também é fundamental para que a humanidade encontre a iluminação.

“Em nossos dias, a rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem se vê bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos”, finaliza.

Essa não é a primeira vez que o Papa Bento XVI se mostra íntimo de novidades tecnológicas. No último Natal, por exemplo, usou um tablet para acender as luzes de uma árvore de Natal que estava a 220 km de sua residência.

Atualizado às 21h15. Com informações: Guardian

38 Comentários (Deixe o seu!)

  • =D Queria ver se fosse antigamente… Mas eles precisam de muita benção mesmo, e tanta lei saindo pra ferrar as redes sociais!

  • Turdin
    3346c

    Nossssssssssssssaaaaaaaaa, agora estou em uma rede abençoada por um velho, isso realmente vai mudar minha vida de tantas formas que eu não consigo nem descrever aqui! #not

  • Acho que tá meio errada a ortografia ae :P

  • José

    não foi ele que disse que o telefona celular era do capeta? (ou alguém/algo assim…)

    • Não existe qualquer ocorrência que Bento XVI ou João Paulo II tenham se manifestado contra telefones celulares uma única vez. Talvez foi algum dia que estivesse reclamando da duração da bateria e alguém interpretou mal.

  • @7leinad

    E quem ainda se importa com o papa?

    • O papa é pop. :P

      • Demorô para sair a piadinha básica do papa. kkkkkk

        • \o/

    • No mínimo, uma parte dos milhões de católicos se importam…

      • Leandro de souza

        A mesma impoortancia o papa tem pra nós catolicos como os pastores tem pros evangélicos..

        • Claudio H.
          541c

          Que direito tem um ser humano falho, de uma instituição corrupta, de abençoar ou santificar o que bem entender? Ele é quem, Deus?

          • Leandro de souza

            Mas quem falou que a ICAR é corrupta?? E outra , se vc estudar um pouquinho de teologia , verá que ela foi fundada por Jesus…

            • J. Neto

              Até onde sei, a Igreja Católica Apostólica Romana foi criada por Constantino, por volta do 3o século.

  • Marcos
    327c

    Agora me sinto bem mais tranquilo.

  • Pedro Maich
    177c

    Aparentemente aqui no Tecnoblog só há duas religiões, iOS e Android.

    • Mentira. Pq toda equipe do Tecnoblog é Macfag fervorosa que odeia a Apple (hein?) e detesta o Android mais que tudo no universo, mas puxa seu saco em todos os posts (como é??).

      • Marcos
        327c

        …Vamos e convenhamos…Muito melhor ser macfag que windowsbitch kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Eu queria instalar Satux no meu celular mas ainda não tem. =/

        • Leandro de souza

          kkkk , thássius , mais facil instala o vista do q o satux de ruim pra ruim é td a msm coisa

  • Agora quando os pais vierem reclamar que as redes sociais são perigosas, os filhos podem dizer:
    - Ela foi abençoada pelo Papa, logo é segura. Todo o mal que possuía foi expurgado pelo gesto do líder católico.

  • Ryo

    O que a igreja não se submete pra tentar arrebanhar novos cordeirinhos.

    Papa, não se preocupe, porque uma pesquisa de 5 minutos no Google consegue esclarecer toda mentira sobre a igreja e seu suposto “deus”.

    • Daqui só falta um grito de “queimem os católicos!” pra completar a intolerância

      • Ryo

        Coitado dos católicos, tenho até dó. São vítimas de intolerância e não o contrário, não é mesmo? Os gays, ateus e seguidores de outras religiões não cristãs que o diga.

        Falando sobre intolerância, vamos falar sobre Santa Inquisição, sobre as Cruzadas e sobre a caça as Bruxas? Melhor não né?

        • Rennan Alves
          425c

          Tem razão.

          Coitados dos ateus que queimam/rasgam livros e agridem físico/oralmente qualquer um que atreva-se a seguir a “Deus”.

          Coitados dos satanistas modernos que realizam sacrifícios humanos (geralmente cristãos) para seus rituais.

          Coitados dos africanos cujas religiões permitem o sacrifício de cachorros e outros animais.

          Coitados dos judeus que levaram o “salvador da humanidade” Jesus Cristo (também judeu) à cruz.

          Vocês precisam parar com essa idéia de que “religião” é a fonte do mal da humanidade. O que existe são pessoas ruins que buscam ou mudam um conceito e/ou crença para justificar suas ações. Seja ele deísta, ateísta, teísta ou agnóstico.

        • O que uma coisa tem a ver com a outra? Pouco importa de alguma vez na história ou agora mesmo alguém de alguma religião está sendo intolerante. Isso não é justificativa pra qualquer pessoa tbm ser com qualquer seguimento da população. Ser intolerante ou fanático pq alguém é é uma completa falta de maturidade.

          • Ryo

            Só queria saber onde fui intolerante. Criticar a igreja e o papa é ser intolerante? Ser intolerante é dizer que odeia católicos, é queima_los vivos ou criar leis que dificultem a vida de tais pessoas, mas não foi o caso.

            O problema de vocês cristãos é que qualquer opinião contrária a de vocês é vista como ofensa e intolerância. Ou seja, querem respeito mas não respeitam.

            Quando eu digo que deus não existe, não estou te ofendendo, só estou dizendo no que acredito.

            • Leandro de souza

              Porém a igreja catolica nao promete os carroes , casões e tudo mais se vc contribuir com o dízimo , nao fica fazendo “espetaculos” de exorcismo , de tirar demonios do corpo de outras pessoas , a igreja catolica qdo erra pede desculpas e formalmente , tbem nao se preocupa cm as ideias das pessoas e tantas outras. Eu sou católico , porém , nao fico fazendo intriguinhas com quem nao cree em Deus..Primeiro tenho q salvar minha alma , depois a dos outros..

            • Rennan Alves
              425c

              “Coitado dos católicos, tenho até dó.”

              “Papa, não se preocupe, porque uma pesquisa de 5 minutos no Google consegue esclarecer toda mentira sobre a igreja e seu suposto “deus””

              Mesmo não sendo cristão, achei estes argumentos bem ofensivos e sarcásticos demais. Desnecessários até.

              “Ser intolerante é dizer que odeia católicos” você praticamente se descreveu, da para perceber muito bem o ódio que você sente pelos cristãos.

              Sinto falta do velho ateísmo, onde apresentavam argumentos filosóficos consistentes e as pessoas respeitavam as crenças alheias. Hoje, as pessoas simplesmente escolhem o ateísmo e até mesmo o teísmo como forma de “armas” para atacarem determinado grupo. Não seja nenhum deles amigo.

            • Ryo

              Dizer que com uma pesquisa básica consegue-se saber algumas verdades é ofensa? Dizer a verdade sobre o fato dos cristãos serem intolerantes durante toda a história da humanidade é ofensa?

              OK, então continuarei sendo um ofensor, porque não aceito mentiras fáceis mesmo. Doa a quem doer.

              Agora, no dia em que me ver dizendo que odeio cristãos, que eles deveriam ser exterminados, agredindo com palavras chulas ou até mesmo fisicamente, como acontece com algumas minorias, vítimas de “cristãos de bem”, posso concordar com você. Mas aguarde deitado, porque esse dia não chegará.

            • Vc não quis dizer verdade alguma ou dar opinião, o que vc fez foi falar num tom ridicularizante. Esse tipo de tom é sim de intolerância, a mesma intolerância de quem tenta ridicularizar alguém por ser ateu ou por ser de outra religião.

            • Ryo

              Usar de sarcasmo e ironia pra fazer uma crítica não é ser intolerante, me desculpe, mas isso é inteligência mesmo.

              Porém já entendi, você se sentiu ofendido por uma opinião contrária, isso é típico de intolerantes. Portanto nada que eu disser vai mudar isso, qualquer crítica, por mais educada que seja, será vista como ofensa, afinal, estou indo contra a fé de vocês.

              Passar bem!

            • Usar sarcasmo, ironia ou qualquer coisa do tipo é ser intolerante, é querer ridicularizar os outros. Chamar de “cordeirinho”, insinuar que as pessoas são tolas por crerem em um ser divino, ou mesmo que são o mal, ou são pessoas igualmente tolas por serem ateus assumidos. Ridicularizar os outros por crença (tanto em acreditar ou não acreditar em divindades) não é nada inteligente, é uma forma de agredir a dignidade de qualquer pessoa.
              Se vc não consegue entender que religião é parte integrante de muitas pessoas, muitas culturas, muitas nações, e que tentar ridicularizar isso é muito ofensivo, vc não vai nunca conseguir entender de ser humano, de princípios básicos de sociedade, de humanidade.

  • Paty

    Sempre tem alguém pra desviar o foco do tópico com intolerância a outras religiões… Mas comentando, achei interessante a benção do papa, rs. Ainda mais nesses tempos em que muitos estão querendo tirar a liberdade da internet.

  • Leonardo
    40c

    What the fuck have I just read?

  • G.Holmes
    18c

    Não tem jeito…qualquer assunto que pelo menos faça menção a algo relacionado com religião sempre vai descambar pra debate religioso. Triste.

    • Infelizmente sempre nesses assuntos aparecem os fanáticos religiosos e anti-religiosos que não tem bom senso algum.

  • Mariana

    Papa Bento 16: o mesmo ser que disse que o casamento gay é uma ameaça para a humanidade. Esse idiota não merece nenhum respeito. Respeito a crença das pessoas, desde que essa crença não descambe em intolerância e preconceito (por exemplo, homofobia). Mas não respeito a instituição da igreja católica, devido a todo seu passado (Santa Inquisição, caça às bruxas, homofobia etc). Isso para não mencionar a desculpa esfarrapada: “não condenamos o pecador, mas só o pecado”. Como se isso não fosse uma atitude preconceituosa e estigmatizadora. Crença é crença, canalhice é canalhice. A afirmação do papa naquela ocasião foi uma canalhice. NÃO foi uma afirmação que expressa uma crença legítima e que deve ser respeitada. Daí o fato de ele “abençoar” (rs) o twitter ser irrelevante, pois ele não tem moral pra tanto – a não ser, claro, para ALGUNS católicos fanáticos e fundamentalistas que apoiam esse ser abominável.

    PS: sempre vale a pena lembrar: Bento 16 militou na Juventude Hitlerista quando jovem. Ponto.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.