Início » Segurança » Microsoft corrige falha crítica da área de trabalho remota

Microsoft corrige falha crítica da área de trabalho remota

Por
2 anos atrás

A Patch Tuesday é um evento celebrado pela Microsoft toda a segunda terça-feira do mês, em que os engenheiros de software da empresa comemoram liberam a correção de diversas falhas nos mais diversos programas e sistemas da gigante de Redmond. No Patch Tuesday de ontem, no entanto, um alerta veio acompanhando a chamada CVE 2012-0002, que tapa duas vulnerabilidades consideradas críticas no protocolo da Área de trabalho remota.

Segundo a Microsoft, a vulnerabilidade permite que o protocolo de Área de Trabalho Remota seja usado para executar códigos maliciosos sem a permissão do usuário. A falha afeta todas as versões do Windows desde o XP até o Windows 7. De fato, é uma vulnerabilidade tão séria que a Microsoft disse que “devido à atratividade dessa vulnerabilidade”, existem altas chances de pessoas maliciosas começarem a explorá-la dentro de 30 dias.

A alternativa, para quem não quiser atualizar o Windows agora, é marcar a opção mostrada acima, que ativa a autenticação de nível da rede para permitir a conexão desse tipo. Ela não resolve, mas adiciona uma camada a mais de segurança que pode inibir uma parte da tentativa de ataque.

Se a Microsoft especificamente citou (algo que a gigante de Redmond raramente faz) que existe um grande perigo de ameaças apareçam explorando essa falha, eu ficaria preocupado. Felizmente, a funcionalidade de Área de trabalho remota vem desativada no sistema. Mas se você é uma das pessoas que usam-na com frequência, fica o alerta para você ter um carinho a mais pelo Windows Update dessa semana.

Com informações: Naked Security.

  • https://twitter.com/#!/gildenilson Gildenison

    Vai fazer mais de 4 horas que meu Windows baixou as atualizações e ele fica pedindo toda hora pra reiniciar, só que eu tou com preguiça de esperar reiniciar…

    • http://www.fatsmemories.wordpress.com @mos_axz

      Não tem como olhar praquela telinha no canto e não sentir algum descaso…

  • Ernest

    Desabilitar resolve?

    • http://www.facebook.com/bitstorm1978 Bitstorm

      Não resolve. Atualize LOGO (ou migre para um SO de verdade).

      • Fer

        Piadas… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA XP

        • http://www.facebook.com/bitstorm1978 Bitstorm

          Infelizmente não é piada… se reparar bem, eu não sou hater(acesso de Android/iOS a Windows 7/8, passando aí por Debian/Slackware/OpenSuSe…), mas o histórico de falhas catastróficas do sisteminha de Redmond não é nada animador… =(

          • Leandro de souza

            Mas nao vamos nos esquescer que ele é o mais usado…eu uso os dois sistemas , mas nao dá , o windows parece q te da mais diversao , mais facilidade no dia-a-dia..o linux é mto bom , mas ainda precisa melhorar mto pro usuario final

            • bawlaw

              “Mas nao vamos nos esquescer que ele é o mais usado”
              hoje descobri que o OS X também não é um SO de verdade.. 0.o
              afinal o windows é muito mais utilizado..;D

              zuando ;D mas essa argumentação de número de usuários não cola, como ja vi varias pessoas dizendo.. “ahh esse sistema nao deve ser muito bom.. afinal todo mundo usa o outro”

            • http://www.facebook.com/bitstorm1978 Bitstorm

              Bem, eu uso Debian/Ubuntu para trabalhar(sou Consultor em TI) e o Win7Pro para jogar WoW/Skyrim… o resto é curiosidade mesmo(slackware/Hackintosh/Win8)!

        • bawlaw

          OHH.. Voce troll….. Denovo?!?!

  • http://twitter.com/LBKatan @LBKatan

    Vamos nós, aceitar atualizações e deixar pra reiniciar quando for embora. =D

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha