Início » Internet » Terceira maior rede de spam do mundo sai do ar

Terceira maior rede de spam do mundo sai do ar

Cerca de 120 mil computadores enviavam mensagens indesejadas todos os dias.

Por
7 anos atrás

O número de spams que chega ao seu email deve diminuir nos próximos dias. A terceira maior rede de spam do mundo, responsável por 18% do volume de lixos eletrônicos, saiu do ar nesta semana após uma operação internacional envolvendo provedores e administradores de domínios.

A rede de spam Grum era formada por cerca de 120 mil computadores zumbis espalhados pelo mundo. As máquinas infectadas eram controladas por um pequeno grupo de servidores localizados no Panamá, na Rússia, na Holanda e na Ucrânia. Esses servidores disparavam comandos para que as máquinas dos usuários desavisados enviassem spam. Como as mensagens indesejadas eram enviadas pelas conexões das vítimas, não dos servidores do Grum, era mais difícil descobrir os IPs de origem.

A FireEye Malware Intelligence Lab conseguiu, após uma operação de três dias, tirar do ar servidores holandeses e panamenhos na madrugada da última terça-feira (17). Depois foram caindo as máquinas ucranianas até que, na tarde de quarta-feira (18), o Grum finalmente saiu do ar. O número de IPs que enviavam spam diariamente caiu de 120 mil para 21 mil. A FireEye acredita que esse número continue caindo com o tempo.

Aos spammers, a empresa mandou uma mensagem bastante amigável: “Pare de nos enviar spam. Nós não precisamos do seu Viagra barato ou Rolex falso. Faça outra coisa, trabalhe no Subway ou McDonald’s, ou venda hot dogs, mas não nos envie spam”. Amém.

Com informações: Gizmodo.

Mais sobre: , ,