Início » Internet » Terceira maior rede de spam do mundo sai do ar

Terceira maior rede de spam do mundo sai do ar

Cerca de 120 mil computadores enviavam mensagens indesejadas todos os dias.

Paulo Higa Por

O número de spams que chega ao seu email deve diminuir nos próximos dias. A terceira maior rede de spam do mundo, responsável por 18% do volume de lixos eletrônicos, saiu do ar nesta semana após uma operação internacional envolvendo provedores e administradores de domínios.

A rede de spam Grum era formada por cerca de 120 mil computadores zumbis espalhados pelo mundo. As máquinas infectadas eram controladas por um pequeno grupo de servidores localizados no Panamá, na Rússia, na Holanda e na Ucrânia. Esses servidores disparavam comandos para que as máquinas dos usuários desavisados enviassem spam. Como as mensagens indesejadas eram enviadas pelas conexões das vítimas, não dos servidores do Grum, era mais difícil descobrir os IPs de origem.

A FireEye Malware Intelligence Lab conseguiu, após uma operação de três dias, tirar do ar servidores holandeses e panamenhos na madrugada da última terça-feira (17). Depois foram caindo as máquinas ucranianas até que, na tarde de quarta-feira (18), o Grum finalmente saiu do ar. O número de IPs que enviavam spam diariamente caiu de 120 mil para 21 mil. A FireEye acredita que esse número continue caindo com o tempo.

Aos spammers, a empresa mandou uma mensagem bastante amigável: "Pare de nos enviar spam. Nós não precisamos do seu Viagra barato ou Rolex falso. Faça outra coisa, trabalhe no Subway ou McDonald's, ou venda hot dogs, mas não nos envie spam". Amém.

Com informações: Gizmodo.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@daniloficial
obrigado pela informação mais o meu não foi afetado!
Marcio Gomes
Imagem da página inicial. My fault.
Ronaldo Gogoni
"Spam spam spam spam spam spam spam spam Lovely spam! Wonderful spam!"
@AntonioVeras
Peraí, deixa eu ir ali abrir o meu e-mail do Bol.
@nelson_integra
A maioria dos usuários nem suspeitam que suas contas sejam usadas para envio de SPAM. Os usuários deveriam receber algum relatório dos e-mails enviados para esse controle.
@nelson_integra
Puxa, a FireEye resolveu em 3 dias. Precisavam ter contratado essa empresa antes.
Turdin
Ahhhhh sim, achei que era imagem da notícias mesmo =]
@luisdpaula
Ele devia estar se referindo a essa imagem, conforme demonstrada pelas setas indicativas (gosto de setas): http://img827.imageshack.us/img827/926/imagemggg.png
@renoirfaria
Má oeee agora estáaa kkkkk - brinks
Turdin
Só aqui que não teve nenhuma imagem? O.o
Álvaro Rutz
Sou um dos privilegiados que recebe centenas de emails e nenhum spam, é muito raro mesmo, coisa de um ou dois por mês, não sei qual é o processo para cair em um robô chato desse, mas espero não passar por isso. Os spam's da caixa de entrada do Tecnoblog devem reduzir agora! :P
Marcio Gomes
Só eu que sempre fico com fome toda vez que vejo essa imagem?
Gaba
Mensagem perfeita.
@JBMedeiros
-18% de SPAM até que os responsáveis coloquem no ar novos servidores para reutilizar os zumbis e reestabelecer o "serviço".
Kessler
Trágico.