O que é spam de calendário? Saiba como se proteger
Sim, o spam de eventos no calendário já existe. Saiba como se proteger para não ficar com a agenda (e a cabeça) cheia
Sim, o spam de eventos no calendário já existe. Saiba como se proteger para não ficar com a agenda (e a cabeça) cheia
Não bastasse no e-mail, agora temos que ficar alertas ao spam que pode chegar no nosso calendário, golpes determinados a roubar informações pessoais como cartão de crédito. Por isso, saiba como se proteger e evitar de receber spam pelo calendário do Google, Apple e Microsoft.
O spam no calendário é um convite para um evento falso contendo um link em algum dos campos de informação. Esse link pode levar o usuário para uma página que tentará roubar as informações pessoais dele, em troca de um prêmio inexistente.
A fraude é semelhante ao phishing e spoofing que chega por e-mail, mas que ao invés de ir para o spam, vai para a caixa de entrada, ganhando atenção do usuário e, com sorte, uma nova vítima.
No spam de calendário, o e-mail bem elaborado com um link malicioso é trocado por um convite na agenda do usuário, que pode até enviar alertas para a pessoa, como por exemplo a data final para resgate do prêmio.
As configurações padrões do Google Calendar, do calendário da Apple e do Outlook podem permitir que os convites apareçam automaticamente no calendário, mesmo que estejam pendentes. Veja como mudar isso.
Ainda não. A melhor opção para quem usa o calendário da Apple é ir até o iCloud e reportar o evento malicioso como spam.
Atenção: não clique em nenhuma opção de “Aceitar”, “Recusar” ou “Talvez”, pois isso sinalizará ao fraudador que o endereço de e-mail pertence a alguém real e está ativo.
Com informações: The Next Web.