O Orivaldo do NewsBit me convidou para falar quais são os 3 softwares que eu uso e considero indispensáveis. É meio difícil fugir do trio Firefox, Thunderbird e Google Talk. Para trabalhar com internet este trio é mais importante do que o próprio sistema operacional! Por isso vou tentar fazer uma listinha um pouco diferenciada do que a maioria dos blogueiros preparou, sem deixar de dar ênfase às qualidades dos softwares citados. Aqui vão meus prediletos:

  1. XMPlay – o XMPlay é um player de áudio, com suporte a uma lista imensa de formatos. Ele chama atenção por ser um player portátil, e que ocupa apenas 3MB de memória RAM. Se você acha que é por ser carente de recursos, saiba que ele possui várias configurações de equalização, amplificação automática e tudo o que um bom player precisa ter. Se não bastasse tudo isso, você ainda pode instalar Plugins e Skins. Para quem passa o dia no MSN, há um plugin que interage com o recurso “o que eu estou ouvindo”. Se isso não for o suficiente para que você abandone o Windows Media Player, existe ainda alguns skins que deixam o XMPlay com a cara dos players mais famosos. Entre eles estão o próprio Windows Media Player, o WinAmp e iTunes. Veja uma screenshot do meu XMPlay com o meu skin predileto:

    ixmplay.jpg

  2. IrfanView – Dos mais simples o melhor! O IrfanView não é só o melhor visualizador de imagens que existe, ele também é um canivete suiço cheio de recursos a serem explorados. É claro que ele também não poderia deixar de ser extremamente leve, e compatível com tantos formatos de imagem, que nunca ouvi falar da maioria. As versões mais recentes também suportam vídeos, e isso agiliza bastante o processo de visualização de pastas. Se você tem um diretório com várias imagens e alguns vídeos, experimente instalar o IrfanView como visualizador padrão. Depois disso, abra a primeira imagem, e vá apertando a tecla -> para ir para a próxima imagem da pasta, e <- para ver a anterior.
  3. K-Lite MegaCodec Pack – Com toda essa onda de formatos de audio e vídeo, este é um pacote de codecs indispensável a se instalar. O K-Lite utiliza como padrão codecs alternativos aos originais, como o Real Alternative, e o Quick Time Alternative. E para fechar a minha lista de softwares (que respeitam sua memória RAM) com chave de ouro, você pode instalar o Media Player Classic, que se trata de um player com a cara de uma das primeiras (e mais leves) versões do Windows Media Player. Ele faz parte do pacote, sendo assim, basta marcar uma checkbox durante a instalação do K-Lite, e ele será instalado e configurado como player padrão.

Para dar continuidade a essa coletânea, quero convidar o Fred Banionis do chmod007, e outros dois blogs muito bons que se apresentaram a mim pelo formulário de contato. São eles: Klaudin do CgBrasil e o Matheus do OnLab.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rose
Mexi Mexiiiii e agora tah td bem!!!!
Rose
consegui instalar agora naum tem som!!! o q to fazendo de errado???
Rose
Ops me enganei é o contrario preciso ativar restauraçao do sistema e dps atualizar o WMP 11, desculpe!!!
Rose
To tentando baixar windows media player 11 e diz q preciso desativar "restauração de sistema" só q vou lah em sistema tah em baixo algo assim c: desativado
Maysa
Nóóó AMO o IrfanView... pra mim é essencial como meu Windows, MSN, Firefox... Maysa
Thiago Mobilon
Excelente Misso!! O Lauchy eu conheci faz uns meses, e viciei em usá-lo. É muito fácil para abrir músicas específicas, ou arquivos diversos.. O Foobar ainda não conheço, mas vou dar uma olhada. Quanto ao Pidgin, eu já inclusive falei sobre ele aqui, dá uma olhada: http://tecnoblog.net/archives/novo-pidgin-21-est-disponvel-para-download.php Um abraço!
Misso
Legais as dicas, só não conhecia o XMplay. Também acho legal: 1. Launchy (http://www.launchy.net/) O programa exige uma pequena janela onde você começa a digitar o nome do programa que vc que acessar, por exemplo e essa "janelinha" começa a dar várias opções sobre o que foi digitado. Ele busca também até um site que está no histórico do Firefox. Achei muito produtivo (http://m1ss0.blogspot.com/2007/03/programas-launchy-esquea-os-atalhos.html). 2. Foobar (http://www.foobar2000.org/) Player de áudio muito leve e que dispensa muitas firulas gráficas. Tem suporte nativo a muitos formatos e que pode ser ampliado através de plugins. Uma das caracteristicas dele que eu acho legal é o fato de tocar as músicas que estão em arquivos compactados(RAR, ZIP,etc). 3.Pidgin(http://www.pidgin.im/) Era o antigo Gaim e teve seu nome alterado devido a sememlhança do nome com o Aim da AOL. Bom ele é um programa de bate-papo multi-protocolo muito leve e que possui plugins para muitos recursos extras. Eu uso pra conectar o ICQ, MSN e Google Talk. Muito bom! =)
Prof.Vaz
Por coincidência, estou gravando agora uma coletânea de programas essenciais para meus alunos, e afortunadamente, só não constava na minha lista o XMplay. Mas gostei da descrição e vou testá-lo nos próximos dias! []s Vaz
Orivaldo - NewsBIT
Dos 3 softs eu já conhecia o IrfanView, realmente merecia estar nesta lista, o K-Lite MegaCodec Pack é mesmo indispensável, para quem vive assistindo os mais diversos formatos de vídeos, já o XMPlay ainda não conheço. Espero um dia ter condições de responder memes rapidamente também, ainda tenho que tocar muita coisa do mundo real.
Thiago Mobilon
Marcio, um software portátil é aquele que não precisa de instalação, ou seja, basta baixá-lo e executá-lo. A vantagem deste tipo de software, é que é possível rodá-lo a partir de um pen drive, e o mesmo não suja o registro do Windows.
Marcio Merlone
Desculpe, mas fiquei curioso e um tanto confuso.... o que é um software "portátil"?