Início » Computador » AMD anuncia segunda geração de APUs A-Series para desktops

AMD anuncia segunda geração de APUs A-Series para desktops

APUs Trinity chegam com preço acessível e Radeon HD 7000.

Paulo Higa Por

A AMD anunciou hoje a segunda geração de APUs A-Series para desktops, de codinome Trinity. O ponto forte dos processadores está nos gráficos: eles combinam CPUs dual-core ou quad-core com GPUs da série Radeon HD 7000. Nos benchmarks, as APUs deram um show de desempenho em relação a Intel HD 4000 e conseguiram performance comparável a placas de vídeo intermediárias.

AMD A10-5800K: um processador com uma Radeon HD 7660D integrada

Os Trinity para desktop funcionarão em placas mãe com socket FM2 de 904 pinos. A AMD garantiu que a próxima geração de APUs também será compatível com esse socket. Os processadores possuem controlador de memória DDR3 dual-channel integrado de até 1.866 MHz.

Os clocks estão mais altos em relação aos Llano: o Trinity mais poderoso é o A10-5800K, um processador quad-core de 3,8 GHz que chega a 4,2 GHz com o modo turbo e possui GPU Radeon HD 7660D. Por possuir a letra K no nome, ele também possui multiplicador destravado, para alegria dos overclockers. A lista completa de modelos é a seguinte:

Todos os modelos das APUs Trinity para desktops | Clique para ampliar

Infelizmente, a AMD permitiu que os sites fizessem apenas benchmarks comparando o desempenho gráfico da APUs — ninguém comentou sobre a performance dos processadores. Mas GPU é uma coisa que a fabricante de Sunnyvale sabe fazer muito bem: nos testes do AnandTech, a Radeon HD 7660D foi muito superior a Intel HD 4000, presente nos processadores topo de linha da Intel.

Em Crysis: Warhead na qualidade mainstream com resolução de 1366×768 pixels, a Radeon HD 7660D alcançou 48,2 frames por segundo, bem mais que os 31,9 fps da Intel HD 4000 do Core i7-3770K. Em Civilization V na mesma resolução e com os gráficos no médio, a GPU integrada da AMD conseguiu um desempenho próximo a dedicada GeForce GT 640.

APUs da AMD: excelente desempenho em jogos | Clique para ampliar

Considerando que o topo de linha A10-5800K com a Radeon HD 7660D deve chegar na semana que vem por pouco mais de US$ 130 nos EUA, a AMD parece ter lançado ótimos produtos para quem não quer gastar dinheiro com uma placa de vídeo dedicada — a Intel simplesmente não tem opções nessa faixa de preço, já que os processadores básicos e intermediários possuem apenas a lenta Intel HD 2500.

Com informações: AnandTech, TechSpot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Otoni
não cara, sua 5770 continua sendo melhor que essa APU, ali ta 5570 não 5770... (:
jacques
Para essa linha o desempenho do cpu não é o principal recurso, mas seria bom um teste para ver que rumo a AMD está levando e se está conseguindo melhorar o desempenho das CPUs, que na parte das GPUs ela mostrou que sabe o que está fazendo e faz bonito.
jacques
Na real não ficou pra trás, a 5770 é bem melhor que rodas que estão ai, a 6750/5750 é superior a GT640, então a 5770/6770 possui uma boa vantagem ainda.
Denis Belo
Tem esse detalhe também, os de notebooks tem especificações diferentes e o consumo é muito baixo.
Denis Belo
Pensei em algo mais ou menos assim, porque as series HD X770 costumam ser mid-end melhores e que seria difícil uma placa embutida superar assim tão fácil, fora que rodo praticamente todos os jogos com configuração bem alta ainda, só um jogo ou outro mais pesado que exige diminuir a configuração...
Edmilson
Revolta do meu Note atual não ter a qualidade de vídeo onboard que tinha nos meus AMD dual core com Nvidia 6100. tristeza não poder jogar nem os need for speed mais antigos.
Tiago Luz
Acho q fica mais ou menos assim: HD 5770 GTX 650 HD 6750 HD 5750 GT 640 HD 7660D (A10-5800K)
Ramon Melo
O que eu não entendo é: por que não fazem um console com essas APUs? Uma espécie de Mac mini, só que com Windows (óbvio)? O preço e a qualidade dos jogos provavelmente seria semelhante, mas ao menos seria um console com navegador decente, grandes capacidades multimídia e, o melhor de tudo, jogos baratos.
Ramon Melo
Esses processadores são para desktop.
Denis Belo
Não acredito que o teste de CPU seja tão relevante atualmente, já que nem todo mundo usa todo o poder dos processadores, o foco atual é GPU mesmo...
Denis Belo
Acho que não cara, pelo que tinha visto da geração anterior, eles eram bem econômicos em notebooks. É só manter ou melhorar o consumo dos atuais...
Denis Belo
Cara, tenho uma HD 5770, mas nem ela e nem a HD 6550 dedicada aparecem nessa imagem... Será que superou mesmo essas duas dedicadas??
@AntonioVeras
Os notebooks deixarão de serem portáteis.
TaylerPadilha
Ainda não bateu a minha HD6870. NEXT!!!
hpcarlos
Isso é bom para as maquinas do povo, que vão ter no minimo uma placa de vídeo aceitável para ver videos e alguns joguinhos legais, inclusive online.
Exibir mais comentários