Início » Computador » AMD anuncia segunda geração de APUs A-Series para desktops

AMD anuncia segunda geração de APUs A-Series para desktops

APUs Trinity chegam com preço acessível e Radeon HD 7000.

Por
7 anos atrás

A AMD anunciou hoje a segunda geração de APUs A-Series para desktops, de codinome Trinity. O ponto forte dos processadores está nos gráficos: eles combinam CPUs dual-core ou quad-core com GPUs da série Radeon HD 7000. Nos benchmarks, as APUs deram um show de desempenho em relação a Intel HD 4000 e conseguiram performance comparável a placas de vídeo intermediárias.

AMD A10-5800K: um processador com uma Radeon HD 7660D integrada

Os Trinity para desktop funcionarão em placas mãe com socket FM2 de 904 pinos. A AMD garantiu que a próxima geração de APUs também será compatível com esse socket. Os processadores possuem controlador de memória DDR3 dual-channel integrado de até 1.866 MHz.

Os clocks estão mais altos em relação aos Llano: o Trinity mais poderoso é o A10-5800K, um processador quad-core de 3,8 GHz que chega a 4,2 GHz com o modo turbo e possui GPU Radeon HD 7660D. Por possuir a letra K no nome, ele também possui multiplicador destravado, para alegria dos overclockers. A lista completa de modelos é a seguinte:

Todos os modelos das APUs Trinity para desktops | Clique para ampliar

Infelizmente, a AMD permitiu que os sites fizessem apenas benchmarks comparando o desempenho gráfico da APUs — ninguém comentou sobre a performance dos processadores. Mas GPU é uma coisa que a fabricante de Sunnyvale sabe fazer muito bem: nos testes do AnandTech, a Radeon HD 7660D foi muito superior a Intel HD 4000, presente nos processadores topo de linha da Intel.

Em Crysis: Warhead na qualidade mainstream com resolução de 1366×768 pixels, a Radeon HD 7660D alcançou 48,2 frames por segundo, bem mais que os 31,9 fps da Intel HD 4000 do Core i7-3770K. Em Civilization V na mesma resolução e com os gráficos no médio, a GPU integrada da AMD conseguiu um desempenho próximo a dedicada GeForce GT 640.

APUs da AMD: excelente desempenho em jogos | Clique para ampliar

Considerando que o topo de linha A10-5800K com a Radeon HD 7660D deve chegar na semana que vem por pouco mais de US$ 130 nos EUA, a AMD parece ter lançado ótimos produtos para quem não quer gastar dinheiro com uma placa de vídeo dedicada — a Intel simplesmente não tem opções nessa faixa de preço, já que os processadores básicos e intermediários possuem apenas a lenta Intel HD 2500.

Com informações: AnandTech, TechSpot.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.