Início » Gadgets » Microsoft muda discurso sobre armazenamento do Surface

Microsoft muda discurso sobre armazenamento do Surface

Modelo com 32 GB deixa somente 16 GB para uso – mais 7 GB do SkyDrive

Avatar Por

Aquele tablet que todo geek quer pegar nas mãos para ver como é – e que não estava no lançamento do Windows 8 em São Paulo – inicialmente teria 20 GB de armazenamento livre para o consumidor colocar o que quisesse. Exceto pelo fato de que a MS revisou essa informação e “diminuiu” a capacidade de armazenamento do Surface.

Eles tinham dito que o modelo com 32 GB ficaria com 20 GB livres depois que o Windows 8 RT, o Office (também para arquitetura ARM) e alguns apps em Metro UI fossem instalados. Agora, num documento compilado pela Microsoft, consta informação diferente: o mesmo modelo com 32 GB terá somente 16 GB livres.

Sim, metade do espaço em memória flash.

Aceitam-se drives USB e cartões de memória

Aceitam-se drives USB e cartões de memória

A gente sabe que a capacidade de armazenamento de um dispositivo nunca é exatamente aquela anuncia. Sempre sobra menos por conta do método de formatação e da instalação do sistema (veja só, sem ele nada é possível). No Surface de 32 GB o sistema binário do Windows reconhece 29 GB, dos quais 5 ficam reservados para ferramentas de recuperação e outros 8 GB são do Windows RT, Office e apps nativos.

Resumo da ópera: o espaço livre reportado pelo File Explorer fica em 16 GB para o modelo de 32 GB e em 46 GB para o modelo de 64 GB.

Pelas nossas contas, um iPad (terceira geração) de 32 GB deixa 28 GB livres após o sistema iOS instalado – e sem apps. Não temos nenhum tablet com Android para realizar o teste.

Quem compra um Surface provavelmente associará o tablet a uma conta Microsoft que dá direito a 7 GB de graça na nuvem do SkyDrive. Estes consumidores podem usar o espaço a mais para salvar os arquivos e poupar o uso do armazenamento interno. O Office 2013 por padrão salva os documentos na nuvem.

Além da nuvem nativa da MS, há as opções de cartão de memória ou drive USB para ampliar o armazenamento do Surface. Da mesma forma que já acontece em alguns tablets rodando Android. O iPad não admite cartão de memória ou pendrive/drive USB.

Particularmente, tenho usado muito a Dropbox para manter arquivos na nuvem. (Sim, eu inclui este parágrafo somente para garantir alguns MB a mais caso algum leitor comece a usar o serviço)

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pguilhermemoreira
Eu tenho um Acer Iconia w510, que é uma pequena maravilha, apesar de algumas críticas agoirentas. Tem um SSD de 32 Gb, com mais de 17Gb ocupados pelo w8 integral (não é o RT), mais 2gb para a paginação (que todos os computadores precisam). Ficavam portanto cerca de 13 gb disponíveis. Eu coloquei um microSD de 32Gb, ondo coloco todos os meus documentos, mas, surpresa, o Dropbox não aceita ser associado a pastas do cartão SD. Coloquei o Dropbox no C: (o SSD), que ficou com 3 a 4 Gb disponíveis, apenas. Limpo o disco todos os dias com o CC Cleaner e o Glary Utilities. Vigio ficheiros pesados, desisntalei software Acer, etc. Mas o problema é que as Apps Metro UI instalam todas no C:, sem deixar opção. Isso limita muito. Claro que, se conseguissse transferir o Dropbox para o microSD tudo era diferente, mas assim fico muito limitado. Eu tenho direito a 17,5gb gratuitos Dropbox, mas uso apenas 5Gb, mas apenas porque acredito que devemos rever periodicamente os nossos documentos fundamentais e emagrecer o mais possível a dependência de gigas. Neste momento, e por causa desta máquina, criei três níveis de arquivo: fundamental, secundário e tudo o resto (que fica em disco externo). Todas as dicas são boas, mas não vejo muito mais a fazer.
paulomarcelo
Concordo com o que disseram. Deveriam abandonar de vez a interface desktop no Windows RT. Mas acredito que isso deva ser o proximo passo. No proximo Windows. Mas nao acho isso um impedimento significativo para a compra ou nao do produto.
Kessler
na verdade eu acho que a interface desktop deveria sumir de vez do Windows RT. Ela claramente não funciona bem com a tela touch. A Microsoft está certa em não incentivar o uso dessa interface para os desenvolvedores, pois estes, por preguiça, iriam simplesmente portar os aplicativos de x86 e o ecossistema viraria uma zona.
Gabriel
Sim, como quase tudo no mundo, mas estamos em um blog de tecnologia porque gostamos de discutir sobre produtos. A minha questão é porque o Surface não libera instalação de outros aplicativos na interface antiga, já que a justificativa para ocupar tanto espaço é o SO ser mais completo. Eu tenho o mínimo de interesse no Surface por causa do teclado e a promessa de produtividade da Microsoft que a Apple não oferece, então eles poderiam melhorar esse lado dado que o Windows RT é só o Windows recompilado pelo jeito.
Gabriel
A presença de um aplicativo não altera o desempenho dos outros, eles simplesmente ocupam espaço no disco. Um Photoshop portado sem otimizações do x86 não teria um desempenho acetiável no Windows RT, mas softwares mais simples como Notepad++ poderiam ser utilizados normalmente em uma interface adequada que a "Modern" sem a necessidade de comprar um Surface Pro.
Gabriel
Softwares não carregam mais rápido porque há outros instalados. Eles simplesmente ocupam espaço no disco. Um Photoshop portado sem otimizações do x86 não teria um desempenho acetiável, mas softwares mais simples como Notepad++ poderiam ser utilizados normalmente em uma interface adequada.
Jorge Henrique
Compra quem quer rapaz. Você tem a chance de comprar um iPad de 16 GB ( que fica com 12GB) pelo mesmo preço, sem a possibilidade de micro sd, pendrive, hd externo etc.
Kessler
Usar base decimal não é mostrar o "tamanho real" do arquivo. Tradicionalmente se usou sempre a base 2 mesmo.
Caiusto
Ok, vamos lá. O Sistema só reconhece 29Gb (Lá se foram 3), e 8Gb do Windows+Office+Aplicativos... O Sistema não é tão gigante quanto parece, o que deveria ter era a opção de desativar a recuperação do sistema.
Edmilson
Um SO e programas que carregam rápido não são vantagens suficientes?
Marco Frasson
O problema que existe uma população gigante de consumidores, eles não podem se adequar ao gosto de cada um. Por isso o Windows é um SO mais usado, pela sua "capacidade" de personalização. Ficar reclamando de que acha tal coisa, com relação aos programas instalados, não vai mudar em nada.
Marco Frasson
Concordo.
Marco Frasson
"No Surface de 32 GB o sistema binário do Windows reconhece 29 GB, dos quais 5 ficam reservados para ferramentas de recuperação e outros 8 GB são do Windows RT, Office e apps nativos." Se um equipe grandiosa da MS não conseguiu reduzir o tamanho, como você pode falar que é simplesmente anormal? 16GB de no máximo 32GB é algo meio gritante mesmo, mas acho absolutamente normal. Não tenho certeza, mas o win7 consome muito HD também, só que a diferença é para os 500GB ou 1TB de hoje em dia.
@leossoliveira
Não entendi cara...
Gabriel
Eu entendo a questão técnica para isso, aparentemente compilaram para ARM o Windows 8 e chamaram de RT. A questão é por que não liberam a interface tradicional para novos softwares e não só os pré-instalados? Armazenamento SD não é rápido como memória interna e, fora isso, eu já paguei por aquela memória cara que o Windows está consumindo sem (na minha opinião) trazer vantagens suficientes para isso.
Exibir mais comentários