Início » Celular » Atualização para o Windows Phone 7.8 chega em 2013

Atualização para o Windows Phone 7.8 chega em 2013

Novidades são poucas em relação ao Windows Phone 7.5.

Paulo Higa Por

Agora é oficial: quem comprou um smartphone com Windows Phone 7 começará a receber a atualização para o Windows Phone 7.8 no início de 2013. A atualização traz, entre outras pequenas novidades, a tela inicial que permite redimensionar blocos dinâmicos, além de novos esquemas de cores para personalizar a aparência do sistema.

O anúncio foi publicado ontem no blog oficial do Windows Phone, pouco mais de um mês após a Microsoft promover um evento para lançar o Windows Phone 8 — versão que, infelizmente, não será disponibilizada aos atuais usuários. Os aplicativos desenvolvidos para Windows Phone 8 não rodarão no 7.8, o que é um grande problema para uma plataforma que ainda não tem uma oferta de aplicativos tão boa quanto a dos concorrentes.

Além da nova tela inicial e dos novos esquemas de cores, a Microsoft também anunciou que o Windows Phone 7.8 ganhará melhorias na tela de bloqueio, que poderá baixar e exibir automaticamente a imagem do dia do Bing como plano de fundo. Também será possível usar uma senha com números e letras para evitar problemas em aparelhos conectados com o Exchange.

E os recursos legais do Windows Phone 8, como a forte integração com o Skype, o Internet Explorer 10 com motor mais rápido e filtro anti-phishing, o multitarefa com aplicativos de VoIP e as melhorias na câmera? A Microsoft não citou nada sobre esses recursos, e é muito provável que eles fiquem de fora.

O Windows Phone 7 continuará sendo desenvolvido pela Microsoft e será importante para tornar a plataforma competitiva no mercado de baixo custo, atualmente dominada pelo Android, que não fornece uma boa experiência em hardwares baratos. Já o Windows Phone 8 será o sistema que revelará aparelhos mais interessantes, como o Nokia Lumia 920 com câmera PureView, que deve chegar em 2013 com suporte ao 4G brasileiro.

No geral, a reação dos usuários no post da Microsoft foi bem negativa. Há muitos comentários de pessoas que, com razão, reclamam do pouquíssimo número de novidades e da demora da empresa em comentar sobre a atualização — em seis meses, a Microsoft praticamente não tocou no assunto. Pessoalmente, depois de comprar um Omnia W e ler as primeiras informações oficiais sobre o Windows Phone 8, me senti pagando para ser um beta tester.

A atualização já está sendo testada pelos fabricantes e pelas operadoras para garantir que os usuários não transformem seu aparelho em um tijolo tecnológico. O Windows Phone 7.8 será liberado para “o maior número de dispositivos possível” no início de 2013. É muito provável que o seu aparelho receba a novidade, mas a divisão polonesa da LG afirmou que o Optimus 7, um dos primeiros Windows Phones, não será atualizado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ray Silva
Adolfo, compartilho da sua opinião também! Tenho um Nokia Lumia 800 e me atende em todas as minhas necessidades. É claro que o sistema operacional pode (e deve) sempre melhorar, mas as pessoas levam as tecnologias como guerra e não como benefício.
Thiago Leite
Vão liberar para todos os WP... e sinceramente, bluetooth?
Adolfo Brás Sunderhus Filho
Acho uma grande frescura ficar se estressando pq os atuais WP não serão atualizados para o WP 8 ou que a atualização para o 7.8 ainda vai demorar... Tenho um Omnia W com WP 7.5 e ele me atende perfeitamente em tudo que necessito e não tenho planos de trocar o aparelho tão cedo.
Mateus Garcia
Sei como se sente, também concordo em relação ao Lumia 800, mas pelo menos nós, com cels da Nokia, temos uma garantia da própria que continuaremos a receber melhorias e exclusividades, como a liberação do Bluetooth e apps como o Cinegraph (não lembro como se escreve), já vocês com Omnias provavelmente dependerão da própria M$, já que a Samsung não deve levantar um dedo para ajudá-los hehehe
Mateus Garcia
A Nokia confirmou que liberará o Bluetooth de seus aparelhos, então espero que o seu seja um Lumia hehe
João Neto
O Windows Phone ainda tá muito pobre em relação à apps! Pois se você gosta de fotos e quer publicar eles no Instagram, não tem como (por enquanto eu acho). Mas eu aceito o seu Omnia (brincadeira, mas se quiser).
Vinícius
Gosto muito do meu Omnia. Mas ano que vem vou comprar um iPhone .
Gabriel
Pelo menos, lançarão mais smartphones com essa versão do Windows Phone. Além das limitações do sistema, alguns aplicativos como WhatsApp são irritantemente bugados...espero que a sobre-vida do SO melhore essa questão.
trovalds
Comentário extremamente útil vindo de um leigo que não faz a mínima ideia do que uma plataforma fragmentada como o Android é capaz de causar em uma equipe de desenvolvimento de aplicativos. Ou seu "Angry Birds" roda em todos os aparelhos com Android sem exceção, sem problemas, sem lentidão nenhuma? Tá certo que a MS fez pouco caso com os early adopters do WP 7 e 7.5 e que não vai trazer o "supra-sumo" do Windows 8 pro Windows 7.8. MAS pelo menos ela está sendo clara em dizer: WP 7.x != WP 8. OU você desenvolve pra primeira ou pra segunda plataforma, a compatibilidade vai ser pequena. Enquanto no Windows o foco é PLATAFORMA (como no iOS), no Android o foco é APARELHO. Duvida? Então por que Sony, HTC, Intel e outros fabricantes tem APIs complementares? E porque é necessário homologação desse ou daquele aparelho pra rodar esse ou aquele aplicativo? Não sou fã de plataforma móvel nenhuma, mas me irrita comentários sem nexo e sem sentido como esse.
Carlos Frederico Lima
"Pessoalmente, depois de comprar um Omnia W e ler as primeiras informações oficiais sobre o Windows Phone 8, me senti pagando para ser um beta tester." Faço minhas as palavras. Apesar de ser um bom smartphone, o Omnia W é bastante limitado com um ecossistema fraco (pouquíssimos aplicativos são bons), um browser sofrível (principalmente porque o IE9 não é baseado no webkit, padrão nos browsers mobile) e ainda tem uns bugs irritantes. Uma tela bonitinha customizável, mais cores e papeis paredes do Bing não vai melhorar em quase pra quem usa o WP7. Nem mesmo screenshots parece que vai ser incluso nessa atualização. Se não tem competência pra fazer pelo menos um browser decente, pelo menos liberassem para a Google, Mozilla ou Opera fazê-lo.
Willian Tetsuo Shiratori
Espero que não tenha mais problemas de fragmentação. Se não me engano, mudaram um negócio importante do sistema e tal, né? Esqueci exatamente o que é. Se for isso, nem devem mudar, aí evita a fragmentação gigantesca, como a do Android. :s
Jorge Henrique
A LG sempre ficando de fora... Realmente que comprou o WP7 serviu de beta tester, infelizmente. Mas não temos como falar que é um sistema ruim, só carece, principalmente, de mais apps e do Bluetooth.
Andre Souza
É... fatos são indefensáveis.
@mos_axz
O pior é que eu comprei um Omnia W, fui roubado. E por não ter nenhuma opção melhor pelo preço, comprei um Lumia 800...
YanGM
Falem sobre a fragmentação do Android agora.