Início » Gadgets » Carnaval do Rio será filmado em 8K pela NHK e Globo

Carnaval do Rio será filmado em 8K pela NHK e Globo

Imagem terá resolução de 7680x4320 pixels e áudio será em 22,2 canais. Transmissão em 8K deve começar em 2016 no Japão.

Por
4 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

As TVs com resolução 4K ainda estão muito longe de serem populares, mas a NHK vem ao Brasil para captar imagens do Carnaval do Rio de Janeiro no padrão 8K, também conhecido como UHDTV (Ultra High Definition Television) e Super Hi-Vision. O trabalho será feito em conjunto com a Globo, que possui parceria com a emissora japonesa.

Os números são impressionantes. Cada quadro do vídeo terá uma resolução de 7680×4320 pixels, ou 33 megapixels. É exatamente 16 vezes mais pixels que a sua TV com resolução 1080p. O áudio não será em estéreo e nem em Surround 5.1: os equipamentos usados para gravar o som da Mangueira entrando serão de 22,2 canais.

streetview-marques-sapucai

Para registrar a Marquês de Sapucaí com tanta qualidade de imagem e som, 17 engenheiros e seis toneladas de aparelhos serão trazidos pela NHK (incluindo duas câmeras e alguns equipamentos de som). A emissora do governo japonês também vai capturar imagens do Rio de Janeiro em 8K para usá-las como demonstração em eventos de tecnologia.

Como nós ainda não temos infraestrutura e nem equipamentos para assistir ao Carnaval em 8K, as imagens serão transmitidas apenas num protótipo de TV de 85 polegadas que estará disponível na central técnica da Globo. Segundo o G1, eles fizeram uma gambiarra usando 16 cabos HD para reproduzir as imagens na tela.

No Japão, a NHK planeja iniciar suas transmissões em 4K em 2014 e em 8K a partir de 2016, por meio de satélites.

Com informações: G1.

Mais sobre: , , , , , , ,
  • Andros Maldaner

    Nem a transmissao em FULL HD engatou no BR…..assim como o 3G, ainda estamos muito aquem do resto do mundo. Nao adianta dar passos maiores que as pernas.
    A globo so quer aparecer com essa noticia.

    • Acredito que a notícia merece nota por decidirem testar uma tecnologia muito avançada em relação ao que temos hoje. É assim mesmo. Alguém tem que ir lá na frente desbravando as tecnologias que serão o normal em alguns anos.

      • TaylerPadilha

        Concordo plenamente.

        ABRAM OS OLHOS! Isso é tecnologia que estará em pleno uso daqui 10 anos. Nós “simplesmente” estamos vendo o futuro sendo criado. Pensando assim, é mesmo maravilhoso. (*.*)’

      • Sim, afinal de contas, acho que nem os japoneses vão assistir a essa transmissão em 8K.

  • Caiusto

    Pra quem disse que o Japão tinha morrido tecnologicamente, tá aí…

    • Gabriel Cabral

      Bem verdade, amigo!

    • rafalight rafa

      Meu amigo , imagine por um momento , o brasil , sendo totalmente habitado e governado por japoneses . Sabe o que aconteceria ? tenta responder . Dica Pais maravilhoso fisicamente + povo trabalhador ,honesto , disciplinado , culto ,etc etc .

  • viniciusghietti

    Não gosto do carnaval… Gosto do feriado dele ;D

    • Rafael Machado de Souza

      o negocio é desligar a TV ou preparar uma maratona de filmes.

  • TaylerPadilha

    Passar o “Carnival” (Carnaval, em inglês) do Rio de Janeiro em 8k, todas as emissoras querem.

    Já, fazer a gravação da passagem da Chama Crioula durante a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, em fullHD, nenhuma grava. :'(

    • Vitor

      O que é “Chama Crioula durante a Semana Farroupilha”. A única coisa que eu sei do Rio Grande do Sul é da Revolta Farropilha e da boate KISS…

    • Vitor

      O que é “Chama Crioula durante a Semana Farroupilha”? A única coisa que eu sei do Rio Grande do Sul é da Revolta Farropilha e da boate KISS :\

    • Investem naquilo que dá mais audiência.

  • Leonardo Caldas

    Essas tecnologias já estão ficando tão “ultra” que acho que já estão acabando os superlativos para serem usados nas siglas.

    Fico imaginando o próximo como sendo um USHMTPDTV (Ultra Super Hyper Mega Trunk Punk Definition Television). 😉

    • Charles Buss

      cade o botão de Like… haha penso a mesma coisa..

  • Gabriel Ayres

    ALO GALERA DAS ESCOLAR DE SAMBA, tá na hora de deixar os remendos na fantasia menos evidentes, vai dar pra ver…

  • Antes disso poderia transmitir em HD, né? Porque muita coisa que a Globo diz ser HD, pela forma como a imagem é borrada, parece ser no máximo 480p.

  • O bom do carnaval: aliguns dias de sono e inércia na cama.
    Pra mim não faz diferença, já que estou nesse estado há alguns meses ‘.’

  • Danilo Boros

    Essa tecnologia vem sendo desenvolvida pela NHK a alguns anos, e já houveram alguns testes. Mas no Brasil, é o primeiro teste com o novo sistema, e fico feliz que eles também testem o sistema de áudio 22.2, que é basicamente um 7.1 com 3 camadas(superior, inferior e meio). Quanto ao fato do teste ser feito com apenas 2 cameras, é porque existem apenas 2 no mundo para esse sistema e se alguém pesquisou, são duas geringonças, feias e com um monte de cabos, se eu não me engano 1 foi produzida pela Hitachi e outra pela Ikegami, ambas em parceria com a NHK.

    Vale lembrar também que em 1999 ou 2000(se não me engano), a mesma NHK fazia testes com o então moderno 1080i(que é atualmente usado nas nossas transmissões digitais).

    Abraços.

  • EFG

    Minha camera digital não tira fotos nesta resolução (alias, nem perto dela!) e o japão já pode FILMAR nela? WOW

    Queria ver quando essa tecnologia chegará ao Brasil, da TV analógica para a TV digital a mudança foi imensa. Esse salto do fullHD pro 8K deve ser ainda mais épico… 😛

    (Mas eu já ficaria bem feliz com um monitor 4k de 22″)

  • Sara Martines

    EU COMENTO O QUE BEM ENTENDO , POIS CAIU AQUI NO MEU LINK, E NÃO ASSISTO MESMO, TO DIZENDO A VERDADE, EM NADA VAI MUDAR MINHA VIDA, CERTO??