Início » Gadgets » Carnaval do Rio será filmado em 8K pela NHK e Globo

Carnaval do Rio será filmado em 8K pela NHK e Globo

Imagem terá resolução de 7680x4320 pixels e áudio será em 22,2 canais. Transmissão em 8K deve começar em 2016 no Japão.

Paulo Higa Por

As TVs com resolução 4K ainda estão muito longe de serem populares, mas a NHK vem ao Brasil para captar imagens do Carnaval do Rio de Janeiro no padrão 8K, também conhecido como UHDTV (Ultra High Definition Television) e Super Hi-Vision. O trabalho será feito em conjunto com a Globo, que possui parceria com a emissora japonesa.

Os números são impressionantes. Cada quadro do vídeo terá uma resolução de 7680×4320 pixels, ou 33 megapixels. É exatamente 16 vezes mais pixels que a sua TV com resolução 1080p. O áudio não será em estéreo e nem em Surround 5.1: os equipamentos usados para gravar o som da Mangueira entrando serão de 22,2 canais.

streetview-marques-sapucai

Para registrar a Marquês de Sapucaí com tanta qualidade de imagem e som, 17 engenheiros e seis toneladas de aparelhos serão trazidos pela NHK (incluindo duas câmeras e alguns equipamentos de som). A emissora do governo japonês também vai capturar imagens do Rio de Janeiro em 8K para usá-las como demonstração em eventos de tecnologia.

Como nós ainda não temos infraestrutura e nem equipamentos para assistir ao Carnaval em 8K, as imagens serão transmitidas apenas num protótipo de TV de 85 polegadas que estará disponível na central técnica da Globo. Segundo o G1, eles fizeram uma gambiarra usando 16 cabos HD para reproduzir as imagens na tela.

No Japão, a NHK planeja iniciar suas transmissões em 4K em 2014 e em 8K a partir de 2016, por meio de satélites.

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafalight rafa
Meu amigo , imagine por um momento , o brasil , sendo totalmente habitado e governado por japoneses . Sabe o que aconteceria ? tenta responder . Dica Pais maravilhoso fisicamente + povo trabalhador ,honesto , disciplinado , culto ,etc etc .
Sara Martines
EU COMENTO O QUE BEM ENTENDO , POIS CAIU AQUI NO MEU LINK, E NÃO ASSISTO MESMO, TO DIZENDO A VERDADE, EM NADA VAI MUDAR MINHA VIDA, CERTO??
EFG
Minha camera digital não tira fotos nesta resolução (alias, nem perto dela!) e o japão já pode FILMAR nela? WOW Queria ver quando essa tecnologia chegará ao Brasil, da TV analógica para a TV digital a mudança foi imensa. Esse salto do fullHD pro 8K deve ser ainda mais épico... :P (Mas eu já ficaria bem feliz com um monitor 4k de 22")
Thássius Veloso
Investem naquilo que dá mais audiência.
othon
Sim, afinal de contas, acho que nem os japoneses vão assistir a essa transmissão em 8K.
Danilo Boros
Essa tecnologia vem sendo desenvolvida pela NHK a alguns anos, e já houveram alguns testes. Mas no Brasil, é o primeiro teste com o novo sistema, e fico feliz que eles também testem o sistema de áudio 22.2, que é basicamente um 7.1 com 3 camadas(superior, inferior e meio). Quanto ao fato do teste ser feito com apenas 2 cameras, é porque existem apenas 2 no mundo para esse sistema e se alguém pesquisou, são duas geringonças, feias e com um monte de cabos, se eu não me engano 1 foi produzida pela Hitachi e outra pela Ikegami, ambas em parceria com a NHK. Vale lembrar também que em 1999 ou 2000(se não me engano), a mesma NHK fazia testes com o então moderno 1080i(que é atualmente usado nas nossas transmissões digitais). Abraços.
Vinícius
O bom do carnaval: aliguns dias de sono e inércia na cama. Pra mim não faz diferença, já que estou nesse estado há alguns meses '.'
Diego Piza
Antes disso poderia transmitir em HD, né? Porque muita coisa que a Globo diz ser HD, pela forma como a imagem é borrada, parece ser no máximo 480p.
Vitor
O que é "Chama Crioula durante a Semana Farroupilha"? A única coisa que eu sei do Rio Grande do Sul é da Revolta Farropilha e da boate KISS :\
Vitor
O que é "Chama Crioula durante a Semana Farroupilha". A única coisa que eu sei do Rio Grande do Sul é da Revolta Farropilha e da boate KISS...
Gabriel Ayres
ALO GALERA DAS ESCOLAR DE SAMBA, tá na hora de deixar os remendos na fantasia menos evidentes, vai dar pra ver...
Charles Buss
cade o botão de Like... haha penso a mesma coisa..
Rafael Machado de Souza
o negocio é desligar a TV ou preparar uma maratona de filmes.
TaylerPadilha
Concordo plenamente. ABRAM OS OLHOS! Isso é tecnologia que estará em pleno uso daqui 10 anos. Nós "simplesmente" estamos vendo o futuro sendo criado. Pensando assim, é mesmo maravilhoso. (*.*)'
Leonardo Caldas
Essas tecnologias já estão ficando tão "ultra" que acho que já estão acabando os superlativos para serem usados nas siglas. Fico imaginando o próximo como sendo um USHMTPDTV (Ultra Super Hyper Mega Trunk Punk Definition Television). ;)
Exibir mais comentários