Universitária usa Microsoft Power BI para catalogar blocos de rua em SP e Rio
Além de trazer informações como data e horário das folias, o projeto conta com mapas que mostram a localização de mais de 700 blocos de Carnaval
Além de trazer informações como data e horário das folias, o projeto conta com mapas que mostram a localização de mais de 700 blocos de Carnaval
Quem mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro e gosta de uma boa folia, vai conseguir se programar ainda melhor neste ano para as festas de Carnaval. Utilizando o Power BI, da Microsoft, a universitária Wendela Sara, estudante da Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), criou um projeto com informações e a localização de mais de 700 blocos de rua de ambas as cidades.
A iniciativa foi realizada com a ajuda da namorada, amigos e familiares da estudante, que não estuda ou trabalha com codificação, mas tinha curiosidade de explorar o potencial de ferramentas como a da Microsoft.
A jovem, que nasceu em São Paulo, mas mora há oito anos na capital carioca, teve então a ideia de usar utilizar a tecnologia para criar um mapa que facilitasse a consulta dos eventos carnavalescos das capitais.
“O que fiz foi consultar os blocos no Diário Oficial e inserir as informações no Power BI, que compilou os dados e fez a categorização de forma automática. Uma amiga nos ajudou com o layout, mas foi tudo muito fácil e divertido de fazer”, explica.
Os dados inseridos por Wendela e compilados e organizados pela ferramenta possibilitaram então a criação do BI de Carnaval, o “primeiro Power BI do Carnaval 2023”; página disponível online para qualquer um que deseje consultá-la.
Nela, é possível localizar mais de 400 blocos do Rio de Janeiro e 300 de São Paulo, filtrando a busca por data, nome, região da cidade e até mesmo estilo musical. Isso tudo, é claro, além da própria barra de pesquisa, onde é possível fazer uma consulta direita sobre alguma das folias.
Como resultado, a pessoa tem acesso a um mapa interativo que mostra onde estão localizadas as festas selecionadas. E, também, uma tabela que traz resultados como data, dia, horário, nome do bloco, região e concentração dos eventos.
Lançado em 2015 pela Microsoft, uma das maiores empresas de computadores e tecnologia, o Power BI é uma plataforma que organiza e conecta dados fornecidos pelo usuário, criando insights e uma dashboard com ferramentas de inteligência com base nessas informações.
Com ele, por exemplo, é possível gerar relatórios sobre o seu negócio, detectando tendências que o ajudem a tomar melhores decisões comerciais. E tudo isso sem que a pessoa, necessariamente, tenha um conhecimento aprofundado sobre programação, análise ou estatística.
“Queremos que todos possam utilizar as ferramentas da Microsoft para resolver desafios, apenas clicando e arrastando componentes na tela, sem necessidade de código ou conhecimento de programação”, esclarece Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.
Além da versão básica gratuita, o serviço também conta com um plano Pro e uma versão corporativa, e pode ser acessado tanto via web, quanto por dispositivos mobile (iOS e Android).