Início » Jogos » Microsoft contrata ex-Steam para cuidar de sua plataforma de games para PC

Microsoft contrata ex-Steam para cuidar de sua plataforma de games para PC

Avatar Por

O foco da Microsoft para games atualmente (e nos últimos anos) é o Xbox, mas a empresa parece estar interessada em aumentar seu portfolio nessa área. Para essa tarefa, foi contratado Jason Holtman, que trabalhou na Valve por oito anos até sair da empresa em fevereiro deste ano.

Holtman era o chefe do Steam quando estava na Valve e foi um dos responsáveis pela ascensão da plataforma de vendas e sua consolidação. Ele era a pessoa que tinha contato com os desenvolvedores para que seus jogos fossem parar na loja e lhe é creditado o convencimento de empresas como Activison e EA a fazer isso, além de trazer empresas menores. Ou seja, é um dos cernes principais das mudanças que o Steam trouxe para o mundo dos games e da distribuição digital. E, além do bom relacionamento com devs, Holtman tem bastante tato com o público; isso é algo em que a Microsoft deve estar especialmente interessada.

Jason Holtman, ex-Steam, deve transformar o Windows no novo queridinho dos PC gamers

Jason Holtman, ex-Steam, deve transformar o Windows no novo preferido dos PC gamers

Agora, Holtman tem a tarefa de promover mudanças na forma que o Windows se relaciona com jogos e torná-lo "uma plataforma excelente de games e entretenimento interativo", como disse ao GamesIndustry International. "Acho que há muita oportunidade para a Microsoft entergar os jogos e o entretenimento que os clientes querem e trabalhar com os desenvolvedores para que isso ocorra", conclui.

Ou seja, aparentemente ele vai fazer o mesmo trabalho que desempenhou na Valve por oito anos para a Microsoft. É possível que o Games For Windows Live, que hoje é mais uma imposição chata em alguns jogos do que algo realmente útil (não conheço uma única pessoa no mundo que tenha cadastro lá porque quer), acabe se tornando um forte concorrente do Steam no futuro? Creio que sim.

Mas também é possível que seu know-how seja aproveitado no Xbox One, já que a distribuição digital deve ser uma das marcas da oitava geração. E não deixa de ser curioso que a Microsoft esteja pensando em expandir sua abrangência de jogos justamente alguns meses antes do lançamento do console.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Matos
Steam>All
Guilherme Pupe da Rocha
Israel... o nerd que não manja de todas as paradas nerds. Rsrs
Lucas Rodrigues Koehler
Israel Novo
Marcelo Wieczorek
Melhor plataforma que tem para jogo é a Steam, não adianta. Uplay bloqueia jogos multiplayer pra tais e tais países (Splinter Cell Conviction é bloqueado no Brasil o modo multi), Origin é extremamente cara e limitada, fora que para conectarmultiplayer também não é nada interessante, Games for Windows Live é deveras bugada e irritante, só sobra a Steam, ao meu ver.
Alberth Andrade Silva
Ta doido? A graça que tem neste mundo e concorrência e você quer que haja apenas integração? Discordo completamente, quanto mais concorrência melhor. Só espero que depois desta contratação a Games for Windows Live se torne uma Xbox Live de PC.
flipmorsch
Tá f*da cada produtora fazendo sua própria plataforma de jogos. Origin, UPlay, etc... Estas deveriam ter ao menos alguma integração com a Steam.
Kelner M. Silva
Se ele quem fez a steam ser o que é hj, a EA que tinha que chamar ele pra dar um jeito na origin...