Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?

O Homem-Morcego da DC; qual a ordem cronológica dos filmes do Batman para os fãs conhecerem tudo do cavaleiro das trevas

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Deny Freeman/Flickr)
Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Deny Freeman/Flickr)

Tudo começou nos anos 60, estéticas diferentes e marcantes, personalidades tranquilas ou sombrias. Acompanhe no artigo, qual a ordem cronológica dos filmes do Batman a evolução da personagem. Desde a inspiração na série cômica, com Adam West, até as interpretações sombrias de Christian Bale na trilogia Cavaleiro das Trevas. O conteúdo vai atender os curiosos e os apaixonados pelo Homem-Morcego.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman?

É interessante, ver os filmes do Batman em ordem cronológica para ter contato com a evolução da personalidade do herói. O início na série infantil até o comportamento mais adulto e sombrio. 

O Batman é um personagem que vive no limite entre justiça e vingança, a maturidade em suas atitudes era um desejo dos fãs, para aproximar-se mais das características dos quadrinhos.

1. Batman: O Filme (1966)

A primeira produção em longa metragem com o herói da DC. O longa de 1966 segue os mesmos parâmetros da série que ficou famosa na década de 60. Batman luta ao lado do seu companheiro Robin, contra os mais famosos vilões: Mulher-gato, Pinguim, Charada e Coringa, de Cesar Romero, o galã que pintava o rosto por cima de seu bigode.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Shed on the Moon/Flickr)
O primeiro longa metragem foi nos anos 60 (Imagem: Shed on the Moon/Flickr)

2. Batman (1989)

O Batman tem seu retorno mais moderno, não tão infantil quanto o primeiro filme, mas ainda longe das trevas dos filmes de Christopher Nolan. 

O herói é interpretado por Michael Keaton nesta versão dirigida por Tim Burton. O longa ganhou um Oscar, além de mostrar a transformação do Coringa em um super criminoso, brilhantemente interpretado por Jack Nicholson.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
Primeiro filme dirigido por Tim Burton (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

3. Batman: O retorno (1992)

Batman: O Retorno, é lançado para finalizar a série de filmes dirigidos por Tim Burton e interpretado por Michael Keaton, iniciada em 1989. Nesta trama, é dada a sequência do filme anterior.

Na primeira experiência de obscurecer o roteiro do Batman, o herói enfrenta o Pinguim, interpretado por Danny Devito. Batman ainda precisa lidar com as maldades da Mulher-Gato, interpretada por Michelle Pfeiffer. Batman: O retorno, é considerado o melhor filme do Batman na era clássica, até o fim dos anos 90.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
Deny Devito interpretou o Pinguim no segundo filme de Tim Burton (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

4. Batman Eternamente (1995)

Com o término da dobradinha entre Tim Burton e Michael Keaton, mudanças drásticas foram feitas neste filme de 1995. Para a direção, assumiu Joel Schumacher e o papel de Batman ficou para Val Kilmer, conhecido por sua participação em Top Gun. 

O destaque deste longa é a inserção e explicação da origem de Dick Grayson, o Robin. Também são apresentados os vilões Charada e Duas-Caras, para o público mais jovem e afastado dos quadrinhos.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
A apresentação do Charada e o Duas-Caras no cinema (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

5. Batman e Robin (1997)

Nova substituição de protagonista, agora, com a entrada de George Cloney no papel de Batman. A direção continuou com Joel Schumacher, após o lançamento e as duras críticas, o projeto foi engavetado pela Warner Bros. 

Na história, além de Batman e Robin, contamos com a entrada de Batgirl. O trio se une para enfrentar Senhor Frio (Mr.Freeze), Hera Venenosa e Bane. A participação de Arnold Schwarzenegger como vilão não ajudou, neste que é considerado o pior filme do Batman na era clássica.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
Figurinos exagerados marcaram a suspensão do projeto (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

6. Batman Begins (2005)

Agora, começa a trilogia que elevou os filmes do Batman para outro patamar. Com direção de Christopher Nolan e a interpretação do herói com Christian Bale, a série é aclamada pela crítica e fãs. 

Como um recomeço, a trama volta a infância do herói, a morte dos seus pais e o treinamento que recebeu para entrar na Liga das Sombras, controlada por seu futuro inimigo Ra’s al Ghul.

O vilão a ser batido no filme de 2005 é o Espantalho, que utiliza um gás psicótico, gerando alucinações assombrosas em suas vítimas. O vilão tem uma abordagem mais política, indo além do clichê de dominação mundial.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
A estreia de Christian Bale como Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

7. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Dando continuidade ao trabalho da dupla Christopher Nolan e Christian Bale, somos apresentados a esse que é considerado o melhor filme do Homem-Morcego em todos os tempos. 

O adversário é o Coringa, interpretado por Heath Ledger, que inclusive ganhou um Oscar póstumo pela sua interpretação. Além do sádico e violento “chefe” do crime de Gotham, temos a apresentação e transformação do promotor Harvey Dent, que ao fim da trama vira o Duas-Caras.

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
Heath Ledger fez a melhor interpretação do Coringa (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

8. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Finalizando a trilogia de sucesso da dupla de direção e interpretação, vemos o Homem-Morcego após um período de 8 anos de isolamento, assumindo a culpa pela violência sofrida pelo promotor Harvey Dent.

Retomamos o conflito entre Batman e a Liga das Sombras, do seu tutor e agora inimigo Ra’s al Ghul. Bane, ex-membro da Liga das Sombras, vai para Gotham a fim de colocar os planos de Ra’s al Ghul em prática, destruindo toda a cidade. 

Qual a ordem cronológica dos filmes do Batman (Imagem: Warner Bros./Divulgação)
O reencontro entre Batman e seu inimigo Bane (Imagem: Warner Bros./Divulgação)

Aparições do Batman em outros filmes

O herói participou de outros longas de forma mais direta ou indireta. Os filmes são reuniões ou spin-off de outros super heróis e vilões.

1. Batman vs Superman: A origem da Justiça (2016)

Filme que aborda o conflito mortal entre os dois super heróis da DC. Manipulado por Lex Luthor ‒ inimigo do homem de aço ‒ Batman passa a ver o Superman como uma ameaça à vida na Terra.

2. Esquadrão Suicída (2016)

Filme focado no grupo de supervilões que foi reunido para enfrentar ameaças e missões com grande risco de morte. O universo deste longa é o mesmo de Batman, que faz uma aparição simples, pegando arquivos de meta humanos registrados pelo Governo, das mãos de Amanda Waller.

3. Liga da Justiça – Joss Whedon (2017)

A trama acompanha o Batman e a Mulher-Maravilha reunindo a equipe de heróis, para enfrentar o Lobo da Estepe, que planejava usar as Caixas Mães para destruir a Terra. 

Em um período de dois anos após a morte do Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue se unem para salvar o planeta.   

Para os curiosos ou fãs do Homem-Morcego, é muito interessante ver todos os filmes para acompanhar a evolução da personagem ao longo do tempo. Bons filmes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Batman na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados