O estúdio de games carioca Critical anunciou oficialmente nesta tarde que vai mesmo fechar as portas no dia 7. Eles ficaram conhecidos por Dungeonland, um hack and slash co-op que foi distribuído pela Paradox e lançado em janeiro deste ano e recebeu críticas extremamente positivas da mídia especializada internacional.

Em um comunicado no site, o estúdio fala sobre os motivos que levaram à decisão de encerrar as atividades. Depois do sucesso de Dungeonland, dois novos projetos acabaram sendo cancelados e um terceiro, ainda mais ambicioso que o game que tornou o estúdio conhecido, encontrou muitos obstáculos para ser produzido, ainda mais com a dificuldade de conseguir incentivo financeiro no Brasil – o modelo a seguir, segundo o texto, seria procurar uma publisher, como ocorreu com Dungeonland.

Apesar do fim do estúdio, fica a promessa de que os trabalhos continuam: “em grupo ou individualmente, vamos continuar criando, empreendendo e ousando”.

Aproveitando a publicação, eles também anunciaram que estão organizando o Super BR Jam, um evento “de despedida” em parceria com a Nuuvem, Unity e Paradox Interactive, que deve acontecer em novembro e reunir vários estúdios brasileiros para criar games novos em 48 horas. E olha que legal: toda a grana obtida com a venda desses jogos vai para a uma escola voltada a crianças de comunidades carentes do Rio de Janeiro chamada Solar Meninos de Luz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Esse é o Brasil moderno, aonde pequenas empresas que geram grandes trabalhos fecham por falta de incentivo.
Carlos Alex
Sad, but, sad.
Max Denvir
Difícil conseguir verba no Brasil quando o projeto não garante 500% de lucro para o financiador :T
Marcoscs
não é fácil ser empreendedor no Brasil em qualquer área.
Raul Theo
Pq eles não vão pra São Paulo? "Também serão apoiados projetos de inovação de linguagem, documentários, animação. Há ainda uma abertura inédita para projetos de games." http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=13299
gokernel
"vibrando de alegria" ;) Merda de android que fica auto completando ;)
gokernel
Não fico contente com essa notícia. Se a notícia fosse o fechamento da TIM ficaria cobrando de alegria... e lógica sentiria somente pela parte dos funcionários ;)
Douglas Marques
=/
Edmilson Junior
É o custo Brasil fazendo mais uma vítima.
Klederson Bueno
Nunca tinha ouvido falar, achei o video animal e o jogo parece muito bom! É uma pena!
Uriel Dos Santos Souza
Triste isso!
Andre Luis
Espero que eles tentem novamente, criem novos projetos e continuem empreendendo. Certamente eles tiveram um aprendizado fantástico com esse estúdio, ganharam muitos pontos de XP. Empreender é assim mesmo, o importante aprender com o que deu errado para não cair nas mesmas armadilhas na próxima vez. Never give up!
Guilherme Paula Campos
=/
Guilherme Macedo
Parabéns por tentarem remar contra a maré. Não é fácil ser empreendedor na área de games no Brasil.
Charles Junior
=(
Exibir mais comentários