Quem criou o Free Fire? Saiba quem está por trás do jogo
O Free Fire foi criado pela 111dots Studio, mas a história da criação envolve mais empresas como Garena, Sea Limited e Tencent; conheça quem está por trás do jogo
O Free Fire foi criado pela 111dots Studio, mas a história da criação envolve mais empresas como Garena, Sea Limited e Tencent; conheça quem está por trás do jogo
O Free Fire é um jogo do gênero battle royale desenvolvido pela 111dots Studio. Disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), o game online coloca até 50 jogadores em uma ilha para lutarem até restar o último sobrevivente.
Somando os números do Google Play Store e da App Store, o Free Fire já ultrapassou a marca de 1,3 bilhões de downloads e tem mais de 187 milhões de usuários ativos. Além disso, o jogo mobile detém uma receita estimada em US$ 4 bilhões.
Grande parte do sucesso do Free Fire se deve ao fato de ser um jogo extremamente acessível. Diferente dos rivais PUBG Mobile e Fortnite, o game é capaz de rodar em celulares de entrada ou intermediários, com especificações técnicas mais fracas.
A seguir, conheça a história por trás do Free Fire e outras curiosidades sobre o popular game.
O Free Fire foi criado pela pequena desenvolvedora vietnamita 111dots Studio. Fundado em 2009, o estúdio se especializou no desenvolvimento de jogos Massive Multiplayer Online (MMO).
A desenvolvedora foi adquirida pela publisher singapurense Garena em setembro de 2017, pouco depois da estreia do primeiro beta do Free Fire no Vietnã. Assim, o game pode ter um lançamento global e o estúdio se tornou uma subsidiária da distribuidora de jogos online.
Há poucas informações sobre os membros do time de desenvolvedores da 111dots Studio. No entanto, a equipe de desenvolvimento, artistas e designers se manteve a mesma após o enorme sucesso de Free Fire.
O Free Fire foi criado pela equipe da 111dots Studio para competir com outros games battle royale para celulares, como o PUBG Mobile. No entanto, o jogo nunca teve um desenvolvedor creditado publicamente como “criador”.
A aquisição do estúdio pela Garena ajudou o game a obter um sucesso em escala global. Por esse motivo, o CEO da publisher Forrest Li é frequentemente chamado de “Pai do Free Fire” por seu papel ao impulsionar o lançamento do jogo.
O Free Fire foi desenvolvido pela 111dots Studio ao longo do ano de 2017. Assim, a primeira versão beta do jogo foi lançada em 28 de setembro do mesmo ano no Vietnã.
A 111dots Studio criou e lançou o Free Fire exclusivamente no Vietnã em setembro de 2017. Após a desenvolvedora ser adquirida pela Garena, o game teve o lançamento global em dezembro do mesmo ano.
O Free Fire Max também foi desenvolvido pela 111dots Studio. Lançado em setembro de 2021, o game é uma versão aprimorada do Free Fire com gráficos em alta definição e melhores efeitos sonoros.
Diferente do game original, o Free Fire Max exige dispositivos com especificações mais robustas para rodar o jogo. Entretanto, o sistema FireLink permite que usuários das duas versões possam jogar juntos.
Outro diferencial é o modo exclusivo Craftland, permitindo que os jogadores criem os próprios mapas de batalha. Além disso, é possível convidar outras pessoas para jogar nos cenários personalizados.
O Free Fire Max está disponível na Google Play Store (Android) e App Store (iPhone) do Brasil para dispositivos selecionados.
Não, a marca Free Fire pertence à publisher singapurense Garena. Após a aquisição em 2017, a desenvolvedora vietnamita 111dots Studio se tornou uma subsidiária da distribuidora de jogos online gratuitos e cedeu os direitos do game.
A Garena faz parte da divisão de entretenimento da Sea Limited, um conglomerado de tecnologia de Singapura. A companhia, cujos donos são a empresa chinesa de tecnologia Tencent e o bilionário singapurense Forrest Li, também é a holding do e-commerce Shopee e do serviço de pagamentos digitais SeaMoney.