Um problema frequente enfrentado por donos de smartphones é a duração da bateria, que nunca parece suficiente, não importa a capacidade dela. Mas, se esse projeto desenvolvido na Universidade do Texas vingar, pode ser uma boa alternativa aos carregadores portáteis e baterias extras, além de sustentável.

O projeto é um micro moinho de vento, que mede apenas 1,8 milímetro em seu ponto mais largo, que aproveita o vento para gerar energia. Ele é tão pequeno que dá para enfileirar 10 deles em um único grão de arroz.

windmill_1

Eles foram feitos com técnicas de origami e fixados em estruturas móveis. A durabilidade é garantida pelo material, uma liga de níquel flexível e resistente que o torna apto a enfrentar rajadas fortes de vento – imagina-se que, para uma estrutura tão pequena, não seja difícil encontrar rajadas fortes.

E como eles funcionariam num smartphone? Simples: enfileirados em uma capinha, às centenas. Então, os aparelhos poderiam ser “acenados” ou deixados em uma janela recebendo uma corrente de ar para fazer as pequenas hélices se moverem e gerarem energia.

Seguindo essa lógica, a própria criadora dos moinhos, Smitha Rao, afirma que eles poderiam ser usados em outras situações, como na construção civil: uma parede externa em prédios repleta deles poderia prover energia para diversos fins, como iluminação e comunicação.

Os micro moinhos foram encomendados por uma empresa de Taiwan, que se interessou pelo trabalho da pesquisadora em micro-robótica e ficará a cargo da implantação comercial deles, enquanto a universidade detém os direitos.  Mas não se empolgue ainda: não há uma previsão de quando poderemos ver as pequenas hélices se movendo nos smartphones.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sander Manzoli
Cansei de ver cara reclamando da bateria do fone que acaba no fim da tarde... e ele passou pelo menos 5 horas sentado na frente do computador trabalhando... Custava espetar o celular na USB por meia horinha??
Orley Lima
Blow it!
epsouza
E se não tiver vento? Liga na frente do ventilador! batumdsss
Alyne Nazareth
Queria saber uma previsão de quanto de energia cada um ou um conjunto conseguiria gerar. Sou sempre cética com essas coisas muito "sustentáveis-du-futuru"
Mailton Dias
A velha soprada em fitas para que elas voltassem a vida agora terá outro fim. - Cara, a bateria do meu celular tá acabando, o que faço? - Sopra que resolve!
Mailton Dias
A velha soprada em fitas para que elas voltassem a vida agora terá outro fim. - Cara, a bateria do meu celular tá acabando, o que faço? - Sopra que resolve!