Início » Ciência » Google trabalha em lentes de contato inteligentes que medem glicose de diabéticos

Google trabalha em lentes de contato inteligentes que medem glicose de diabéticos

Por
6 anos atrás

O Google anunciou nesta quinta-feira (16) que está trabalhando em lentes de contato inteligentes com chips, sensores e antenas. Não é um Google Glass que você pode colocar no seu olho, mas é bem interessante: as lentes ajudarão pessoas com diabetes a monitorarem regularmente o nível de glicose.

lentes-contato-google-diabetes

Pessoas com diabetes devem verificar constantemente o nível de glicose no sangue para evitar complicações futuras, como insuficiência renal, ataque cardíaco ou problemas na visão, por exemplo. Para fazer isso, elas precisam espetar o dedo com uma agulha várias vezes ao dia. Não é a coisa mais agradável do mundo, então muitos fazem a verificação com menos frequência do que deveriam.

Então, o Google revelou que está testando lentes de contato com um minúsculo sensor de glicose e um chip wireless, localizados entre as duas camadas da lente, que fazem o monitoramento uma vez por segundo com base nas lágrimas. Sem dor! Além disso, o Google está querendo melhorar o protótipo ao adicionar LEDs que acendem automaticamente quando o nível de glicose ficar muito baixo ou muito alto, alertando a pessoa imediatamente.

As lentes de contato vêm do Google X, o laboratório misterioso do Google que já revelou um carro autônomo, os óculos inteligentes e um projeto para prover acesso à internet por balões. Mas talvez você já tenha lido algo sobre elas há algum tempo: é que os cofundadores do projeto, Babak Parviz e Brian Otis, haviam apresentado as lentes para a Microsoft no final de 2011. Este era o vídeo divulgado na época:

Não sabemos quando as lentes de contato inteligentes chegarão ao mercado, mas o Google diz que já está conversando com órgãos governamentais de saúde e procurando por parceiros que possam ajudá-los a transformar o protótipo em um produto final. É bem legal ver o Google trabalhando em um projeto como esse, e será mais legal ainda se as lentes de contato evoluírem e ganharem novas funções no futuro.