O que é o protocolo Thread?

Saiba o que é Thread, protocolo de comunicação sem fio do Apple HomePod Mini que concorre com o ZigBee, do Amazon Echo Plus

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Casa Inteligente (Imagem: mohamed_hassan/Pixabay)
Casa Inteligente (Imagem: mohamed_hassan/Pixabay)

O padrão Thread é um protocolo de comunicação voltado para a Internet das Coisas e foi criado para conectar dispositivos para Casas Inteligentes. Ele concorre com o ZigBee e está ganhando popularidade ao contar com empresas parceiras como Google e Apple. Neste artigo, você vai entender o que é Thread.

O que é Thread?

O Thread é um padrão de comunicação sem fio desenvolvido especificamente para a Internet das Coisas. O formato usa outro protocolo, o 6lowPAN, abreviação de IPv6 Low-power wireless Personal Area Network, ou em português, Rede Sem Fio IPv6 de Baixa Energia para Área Pessoal.

O padrão é um formato de rede voltado desde o início para automação residencial, ou seja, é uma solução mais simples para comunicação de dispositivos para casas inteligentes.

O Thread foi introduzido em 2014 e conta com várias empresas parceiras, como Google, Samsung, ARM, Qualcomm e OSRAM, entre outras. A Apple só entrou para o consórcio em 2018, e lançou seu primeiro produto compatível, o HomePod mini, em 2020.

Apple HomePod mini (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple HomePod mini (Imagem: Divulgação/Apple)

Como o protocolo funciona

O Thread fornece um sistema de conexão livre de custos para fabricantes, com baixo consumo de energia, baseado em IPv6 e topologia de rede mesh, em que todos os gadgets estão conectados entre si.

Por ser desenvolvido para dispositivos domésticos, o padrão oferece acesso à internet simplificado com menos requisições, para diminuir o consumo de energia e banda, o que lhe permite ser escalável. Ele suporta uma rede com centenas de dispositivos. Em 2019, uma atualização permitiu que smartphones se conectem a redes Thread, através do BLE (Bluetooth de Baixa Energia).

Embora não voltado para empresas, a escalabilidade do Thread permite que gadgets compatíveis possam ser usados em escritórios e ambientes corporativos.

Estrutura de uma rede Thread (Imagem: Thread Group)
Estrutura de uma rede Thread (Imagem: Thread Group)

Dispositivos compatíveis

Além do HomePod mini da Apple, há alguns aparelhos do Google que usam o protocolo, como o Google Nest Hub Max, o roteador e repetidor Google Nest Wi-Fi, o Google Nest Thermostat, etc. No geral, ainda são poucos.

Além disso, é preciso adquirir um roteador de borda (border router), que é capaz de conectar os dispositivos. Roteadores comuns não suportam Thread.

Thread e ZigBee, qual a diferença?

O padrão ZigBee, que usa protocolos de comunicação de baixa latência, foi desenvolvido para empresas e indústrias, mas também pode ser usado em casas. Ele não foi criado para IoT, diferente do Thread.

Entre os aparelhos compatíveis, destacam-se a caixa inteligente Amazon Echo Plus, as lâmpadas Philips HUE e os interruptores inteligentes Belkin Wemo.

Amazon Echo Plus usa protocolo ZigBee (Imagem: Divulgação/Amazon) / o que é thread
Amazon Echo Plus usa protocolo ZigBee (Imagem: Divulgação/Amazon)

O ZigBee é indicado para empresas, que dependem de aparelhos interconectados, enquanto o Thread, criado para casas inteligentes, é mais voltado para usuários finais.

Com informações: OpenThread, Thread Group.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Thread na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados