O que é o protocolo Thread?
Saiba o que é Thread, protocolo de comunicação sem fio do Apple HomePod Mini que concorre com o ZigBee, do Amazon Echo Plus
Saiba o que é Thread, protocolo de comunicação sem fio do Apple HomePod Mini que concorre com o ZigBee, do Amazon Echo Plus
O padrão Thread é um protocolo de comunicação voltado para a Internet das Coisas e foi criado para conectar dispositivos para Casas Inteligentes. Ele concorre com o ZigBee e está ganhando popularidade ao contar com empresas parceiras como Google e Apple. Neste artigo, você vai entender o que é Thread.
O Thread é um padrão de comunicação sem fio desenvolvido especificamente para a Internet das Coisas. O formato usa outro protocolo, o 6lowPAN, abreviação de IPv6 Low-power wireless Personal Area Network, ou em português, Rede Sem Fio IPv6 de Baixa Energia para Área Pessoal.
O padrão é um formato de rede voltado desde o início para automação residencial, ou seja, é uma solução mais simples para comunicação de dispositivos para casas inteligentes.
O Thread foi introduzido em 2014 e conta com várias empresas parceiras, como Google, Samsung, ARM, Qualcomm e OSRAM, entre outras. A Apple só entrou para o consórcio em 2018, e lançou seu primeiro produto compatível, o HomePod mini, em 2020.
O Thread fornece um sistema de conexão livre de custos para fabricantes, com baixo consumo de energia, baseado em IPv6 e topologia de rede mesh, em que todos os gadgets estão conectados entre si.
Por ser desenvolvido para dispositivos domésticos, o padrão oferece acesso à internet simplificado com menos requisições, para diminuir o consumo de energia e banda, o que lhe permite ser escalável. Ele suporta uma rede com centenas de dispositivos. Em 2019, uma atualização permitiu que smartphones se conectem a redes Thread, através do BLE (Bluetooth de Baixa Energia).
Embora não voltado para empresas, a escalabilidade do Thread permite que gadgets compatíveis possam ser usados em escritórios e ambientes corporativos.
Além do HomePod mini da Apple, há alguns aparelhos do Google que usam o protocolo, como o Google Nest Hub Max, o roteador e repetidor Google Nest Wi-Fi, o Google Nest Thermostat, etc. No geral, ainda são poucos.
Além disso, é preciso adquirir um roteador de borda (border router), que é capaz de conectar os dispositivos. Roteadores comuns não suportam Thread.
O padrão ZigBee, que usa protocolos de comunicação de baixa latência, foi desenvolvido para empresas e indústrias, mas também pode ser usado em casas. Ele não foi criado para IoT, diferente do Thread.
Entre os aparelhos compatíveis, destacam-se a caixa inteligente Amazon Echo Plus, as lâmpadas Philips HUE e os interruptores inteligentes Belkin Wemo.
O ZigBee é indicado para empresas, que dependem de aparelhos interconectados, enquanto o Thread, criado para casas inteligentes, é mais voltado para usuários finais.
Com informações: OpenThread, Thread Group.