A gente já falou que o Facebook está perdendo usuários, especialmente os adolescentes. Agora, um estudo feito por dois pesquisadores da Universidade de Princeton aponta que, até 2017, 80% dos usuários será perdido. O peculiar do estudo é que ele utiliza padrões de epidemias para fazer essa previsão.

Segundo a pesquisa feita pelos pesquisadores Joshua Spechler e John Cannarella, as redes sociais seguem padrões semelhantes aos de epidemias para se espalharem pela internet e para saírem da moda (e serem “erradicadas”).

Essa teoria foi adaptada e aplicada ao caso do MySpace, que teve seu auge em 2008 e, em 2011, já era ignorada pelos ex-usuários. Então, utilizando dados públicos de popularidade do Google, eles notaram que o auge do Facebook foi no ano de 2012 e que, nos próximos anos, uma decadência é iminente.

Zuckerberg está boladíssimo e quer que parem de prever o fim da rede social dele

A alarmante pesquisa não parece preocupar o Facebook: um porta-voz da rede social afirmou que se trata de uma “bobagem”. Quando saiu a pesquisa da grande perda de adolescentes para outras redes sociais menos invasivas, a resposta para acionistas foi semelhante, de que não há motivo para pânico já que a amostragem do relatório financeiro não era suficiente para comprovar nada.

Os números também indicam que está tudo bem: ao menos 1,2 bilhão de pessoas acessa a rede social pelo menos uma vez por mês e suas ações atingiram o pico de US$ 58,51 recentemente. A renda obtida por anúncios também vai bem; é esperado que o Facebook consiga 2 bilhões de dólares relativos ao último trimestre de 2013 (os resultados devem sair na semana que vem).

Quanto ao estudo de Spechler e Cannarella, ele aguarda a revisão e validação por outros pesquisadores antes de ser “oficializado”. Os pesquisadores se recusaram a comentar o estudo antes disso.

Com informações: The Wall Street Journal

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GuitarDreamer
Como rede social eu não sei, mas como veículo publicitário tá um lixo. Fanpages são abomináveis e até pagantes não desfrutam de um retorno de alcance condizente com as curtidas. Até que algumas semanas atrás vi que novas medidas iriam tornar as curtidas useless, foi aí que desanimei de vez. . O que o Facebook tem de bom é o lance de você deixar uma mensagem enquanto a outra pessoa está OFF. Não que o WhatsApp e os E-mails não façam a mesma coisa, mas no FB você pode se comunicar com pessoas fora do seu círculo de intimidade sem fornecer dados que não quer.
Diego Bruno
eu uso wathsapp mais de um ano e é bem facil resolver o problema da cobrança de 1 dolar, é so desistalar o app e depois instalar novamente, faça isso e depois veja na informação da conta e comparar o facebook com a wathsapp é loucura, mas levando em conta que a maioria das pessoas preferem ficar de bate papo o wathsapp é mais viavel e nao consome tantos dados quanto o app do facebook. estou com mais 2 meses sem usar o facebook é muita baboseira é muita falta de noção dos conteudos publicados. minha conta do facebook esta que nem a do g+ so tenho por ter.
Robert Lourenço de Araujo
AVISO IMPORTANTE SOBRE #WHATSAPP! Todo usuário a partir de 1 ano de utilização terá que pagar 1 Dólar por ano, para que possa continuar usufruindo da facilidade do Aplicativo! Ai você diz: Mas 1 Dólar para usar por 1 ANO está barato de mais! Não vejo problemas . Mais ai tem a triste verdade. Está cobrança será feita pela loja principal de cada sistema, e como eu acredito que deva ser do conhecimento de todos, as atuais lojas "Google Play, Play Store e Store Windows Phone" Só aceitam pagamentos por cartão de credito INTERNACIONAL! Concluindo assim que muita gente vai ser obrigada a deixar de usar o #aplicativo. Outras opções como #Wechat, #Line e #Kik #Skype e #Facebook, todos eles tem o mesmo proposito e alguns tem até mais recursos do #Whatsapp, basta escolher um. Caso tenha alguma duvida você pode acessar o site oficial ou procurar por esta informações em sites de busca como #Bing e #Google. Se puder compartilhe essa informação. http://blog.whatsapp.com/index.php/2012/06/por-que-razao-nao-vendemos-anuncios/?lang=pt-pt&set=yes
Matheus Paes
Depois de um ano de uso de Whatsapp vai fica negativando o aplicativo na Playstore falando que ele não aceita os créditos do celular, só cartão internacional.. É triste.. mas é verdade..
Renan Brait
Uia agora temos fanboys do facebook?? sahshusahiuashiuas
Luiz Felipe F. Mai
Hmmm.. Concordo com essa analogia do declínio das redes sociais (até porque foi assim com as mais famosas até agora [MSN e Orkut]), mas discordo na parte do "em breve": acho que o Facebook tem uma força enorme espalhada pelo mundo e os usuários são mais adeptos a ele do que os usuário do Orkut, por exemplo, era... Na minha opinião, a gente vai ter que aturar o Zuckerberg por um bom tempo...
Tales Cembraneli Dantas
Robert Lourenço de Araujo, vc acabou de matar a charada, não há mais motivos para ele, eu7 e outras milhões de pessoas terem mais uma conta no facebook, ;)
Felipe Mário
Eu chego a concordar com essa pesquisa, eu sai do Facebook pelo simples fato da mesma não ser útil para mim e que o G+ está desempenhando um ótimo trabalho de substituição.
Robert Lourenço de Araujo
Fernando Garcia minha opinião foi voltada para Redes Sociais e não para mensageiros. Logo sua opinião é sem nexo.
Robert Lourenço de Araujo
Willian Michell De fato então acho que não tem motivos para você ter uma conta no Facebook já que a única função que você utiliza é o chat.
Willian Michell
unica função boa do facebook e o chat.. e sim, whatsapp ja ta fazendo isso melhor que ele..
Rafael Luik
Parece legítimo.
Fernando Garcia
Robert Lourenço de Araujo Cara, você me xingou e ofendeu totalmente de graça. Só pq eu fui contrário a sua opinião. Lamentável. Boa sorte xingando todos que são contrários a sua opinião na web.
Robert Lourenço de Araujo
Fernando Garcia Querido eu sei que inútil te responde isso, só de ver amaneira como retrata a rede. WhatsApp mensageiro e não uma rede social. Só pelo que você disse "Whatsapp faz isso muito melhor que o Facebosta" Já deu para notar que suas refeições são no banheiro e não a uma mesa com ou outras pessoas que possuem um celebro e que o utilizam para dar opinião com base em conhecimento e não pela primeira merda que sai da boca. Mas em fim. A modinha do whatsapp é transferência de vídeos, musica e imagens com mensagens, isso sem contar as intermináveis correntes. Mas você não tem a mínima noção de mercado para esse ramo e fica perdendo querendo se achar um babaca hiperativo o suficiente para fazer esse comentário tão sem nexo referente a minha opinião. Fazer o que no mundo sem pessoas como você não me daria motivos para me orgulhar do que faço e estudo. Abraços.
Gabriel Maciel
O G+ só está aguardando o Facebook cair, para mostrar suas garras.
Exibir mais comentários