O Popcorn Time teve pouco tempo de vida, nem chegou a sair da fase beta. Comprometido em fazer gratuitamente o streaming de torrents, pulando, assim, uma etapa para o usuário ele anunciou nesta tarde que está encerrando suas atividades – antes mesmo de iniciá-las oficialmente.

No comunicado que anuncia o fim, o Popcorn Time é mostrado como, antes de mais nada, um desafio para seus criadores e algo que eles se orgulham de ter conquistado.

O app de streaming era similar ao Netflix, mas gratuito e com uma biblioteca mais completa: filmes que concorreram ao Oscar deste ano estavam no catálogo, como 12 Anos de Escravidão, Gravidade e Trapaça. E era o mesmo catálogo para o mundo todo, já que ele não hospedava os filmes, somente intermediava o torrent e a reprodução.

Screen Shot 2014-03-07 at 20.17.27

Por isso, o Popcorn Time não era ilegal, e seus criadores afirmam ter checado quatro vezes – logo, não foi esse o motivo do fim. E eles também não dizem qual foi, mas, para bom entendedor, a crítica feita à indústria de filmes basta. Em um trecho do comunicado, é dito que “como vocês devem saber, isso [o app ser legal] raramente é o bastante. (…) Aprendemos muito, especialmente que se impor contra uma indústria velha tem seus custos. Custos que ninguém deveria ter de pagar, de qualquer maneira”. Pesado, né?

Ele segue criticando o formato velho da indústria do entretenimento, que prefere barrar novas formas de distribuição a abraçá-las. Isso é demonstrado pelo alcance do Popcorn Time em seu pouco tempo no ar: o aplicativo foi traduzido para 32 idiomas por meio de crowdsourcing e chegou a ser instalado em todos os países do globo, inclusive dois que nem têm acesso à internet – muito mais do que qualquer filme distribuído tradicionalmente.

Oficialmente, o motivo para o fim do Popcorn Time é “não porque ficamos sem energia, comprometimento, foco ou aliados. Mas porque precisamos seguir com nossas vidas”.

É uma pena que métodos mais inovadores de distribuição de produtos de entretenimento (não apenas filmes, mas músicas, livros, etc.) sejam freados por uma indústria tão tradicional que se recusa a abraçar novos modos de consumo de seus clientes, o público. Mas o sucesso do Popcorn Time deixa claro que a demanda existe – caso alguém duvidasse – e é até apoiada pela lei. Só falta a indústria do entretenimento aceitar isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Borges Heat
Muito obrigado!! Consegui resolver o problema. Forte Abraço!!!
André Pereira
muito obrigado, salvou minha noite um forte abraço
Jesuel Prudencio
Tive um problema apos uma atualização do Win... Erro: O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado. Talvez você não tenha a permissão apropriada para acessar o item. Procurei o arquivo e renomeei, tudo ok... Ex mudei de nw.exe pra nw1.exe
Daniel Coradini
Tá maluca, não foi desativado não.
Flllexa
Mas já voltou http://www.tecmundo.com.br/torrent/52411-popcorn-time-o-netflix-gratuito-renasce-outra-vez.htm
RamonGonz
fazer o bem para a humanidade neste caso nao pagou as contas deles, infelizmente foi isso que aconteceu...
Daniel Lobo
Se a licença do aplicativo for OpenSource, podem esperar no futuro muitos 'forks' rodando por ai. Pode ser ilegal, mas temos que parabenizar a equipe responsável que teve uma idéia genial e bem executada.
Pérsio E Deise Flexa
Só fui conhecer ele agora o/, já baixei aqui, agora que vou começar a usar, se funcionar.
Eduardo Schultz
É a mesma coisa que torrent, pq não usam torrents?
Fabricio Augusto
Marcelo Buer o oficial foi deletado, o pessoal do YiFi vai manter um https://github.com/Yify/popcorn-app
Marcelo Buer
kd o link ?
Higor Soares
Por este link está funcionando aqui também, agora só não sei se continuarão a atualizar a biblioteca.
Daniel Cingano
Gustavo Faria não modifiquei nada, só uso o que eu baixei não do site oficial. O instalador upei pro dropbox. É esse aqui https://www.dropbox.com/s/7xta1iny31zbj76/Install%20Popcorn%20Time.exe
Jardel Cavalcante
engraçado li esta notícia em 3 locais deferentes e o texto quase não mudou parece mas um control c control v
Tiago Celestino
Hum... isso tem outro nome, mas fico claro que é possível fazer algo de forma open-source.
Exibir mais comentários